Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
PEUGEOT_E2008_E-LIONTESTDRIVE_2306TC0050
Crónica à 6ª

Crónica – Um país onde se vendem mais Mercedes que Dacia

1
Estive Lá

Primeiro Teste – Alfa Junior Elettrica Veloce: tinha que ser

03_Opel_526354
Estive Lá

Primeiro Teste – Opel Grandland: Elétrico e não só

IMG_20200604_100605
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot e208: assim até já gosto de elétricos!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Primeiro Teste – Peugeot 308: mais elétrico e mais confortável
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Peugeot 308: mais elétrico e mais confortável

Francisco Mota
Última atualização: 22 de Junho, 2021 9:48
Por Francisco Mota
PARTILHAR

A nova geração do 308 está cada vez mais premium e agora nem lhe faltam duas novas versões “plug-in”. Já guiei os primeiros protótipos, para descobrir as evoluções.

Conteúdos
Interior muito diferenteAinda em protótipoEm estrada com vários motoresMais confortávelDinâmica a confirmarAinda detalhes a afinarConclusão

 

O novo 308 surge oito anos após a anterior geração, numa altura em que introduzir a eletrificação já não podia esperar. Para isso, foi criada a terceira evolução da plataforma EMP2. Duas versões híbridas “plug-in” estão disponíveis e mais tarde vem um 100% elétrico, cobrindo assim todas as frentes, pois os motores a gasolina e gasóleo vão continuar.

No estilo, o novo 308 é uma evolução do anterior com diferenças, as mais evidentes nos novos faróis e grelha de grandes proporções, em linha com o 208, incluindo as luzes de dia verticais. O novo escudo da marca estreia-se no 308, na grelha e também nos flancos, um pouco “à la” Ferrari.

O para-brisas foi recuado, deixando o capót mais longo e a vista traseira foi “mexida”, com luzes de LED muito mais estreitas. A distância entre-eixos aumentou em 55 mm, o que melhorou o espaço para as pernas nos lugares de trás.

Interior muito diferente

Por dentro, o 308 também mudou. É mantido o painel de instrumentos alto, para ser visto por cima do volante de raio pequeno, que é novo. O painel é digital, tem efeito 3D e é configurável.

A maior diferença está na consola central: um novo ecrã tátil de dez polegadas, com atalhos também táteis de grandes dimensões em rodapé. O sistema de infotainment é mais rápido, melhor organizado, tem um botão “home” e muito melhor definição que no passado.

A Peugeot preferiu colocar as saídas de ar por cima deste novo ecrã, para otimizar a climatização, indo contra a moda dos ecrãs destacados no topo.

Ainda em protótipo

Nas versões com caixa automática, o comando da caixa é uma mini-alavanca “enterrada” na consola, de utilização pouco prática em manobras. Mas tem o mérito de libertar espaço para vários porta-objetos, que a versão com caixa manual não tem.

Apesar de alguns materiais do interior parecerem melhores que no modelo anterior, os exemplares ao dispõr para este primeiro teste ainda eram protótipos, por isso será preciso esperar por unidades finais.

Em estrada com vários motores

Para testar em estrada, tinha disponíveis o PHEV de 225 cv (haverá outro PHEV de 180 cv), o 1.2 PureTech de 130 cv (haverá uma versão de 110 cv) e ainda o 1.5 BlueHDI de 130 cv.

Esta EMP2 V3, junta pela primeira vez o sistema PHEV de 225 cv com uma suspensão traseira de eixo de torção, para limitar os custos.

O percurso, perto da fábrica de Mulhouse onde o 308 já começou a ser feito, incluía autoestrada, estrada nacional e uma pequena parte de estrada de montanha.

Mais confortável

A primeira impressão vem da posição de condução, que beneficia de novos bancos, mais anatómicos. Para alguns condutores, o topo do volante vai continuar a tapar a base do painel de instrumentos, mas o problema foi minorado com os gráficos colocados mais acima.

O tato da suspensão mostrou-se mais confortável que no passado. Mesmo em pisos de má qualidade, o aumento da rigidez faz o novo 308 ser menos sensível ao tamanho das jantes. Tanto com jantes de 17” como de 18”, o conforto é realmente melhor.

A direção está muito assistida, o que, com o volante de raio pequeno obriga a habituação, mas no modo Sport, isso fica parcialmente resolvido.

Dinâmica a confirmar

A duração do teste não deixou ficar com uma ideia completa da dinâmica, a não ser que a prioridade parece ter sido o conforto. Nas poucas curvas feitas mais depressa, pareceu ter um pouco menos de precisão e rapidez na entrada em trajetória. Algo a confirmar em Setembro, aquando dos primeiros testes com as versões finais, um mês antes da introdução no mercado nacional.

Quanto aos motores, o 1.2 Puretech de 130 cv, com caixa automática ou com caixa manual, não mudou. A segunda transmissão pareceu tirar melhor partido da sua suavidade e facilidade de subida de regime. A Peugeot garante que, para motorizações iguais, o peso do 308 não subiu.

Ainda detalhes a afinar

O PHEV de 225 cv, mesmo com a bateria de 12,4 kWh já com pouca carga (carrega em 1h55 numa wallbox de 7,4 kW), consegue levar o 308 a outro nível de performance, desde logo com uma resposta a baixos regimes mais imediata e convincente.

O pedal de travão pareceu precisar ainda de alguma afinação, para ficar mais progressivo. A transmissão automática é quase sempre rápida e suave.

O motor 1.5 BlueHDI Diesel de 130 cv com caixa automática continua perfeitamente atual, tanto em disponibilidade de binário a baixos regimes, como de contenção de ruído e vibração.

Conclusão

A Peugeot fez um bom trabalho de evolução do 308, melhorando todas as áreas em que isso era necessário para subir a competitividade do seu representante no segmento “C”, o mais vendido na Europa. A chegada do PHEV é fundamental e a fábrica de Mulhouse está preparada para mudar a produção para as motorizações mais procuradas a cada momento.

Francisco Mota

(fotos: AIFA/Jorge Cunha)

Ler também seguindo o LINK:

Novo Peugeot 308: gasolina, Diesel, “plug-in”, elétrico, tudo menos GTI

TAGGED:featuredPeugeotPeugeot 308Peugeot HDIPHEVPlug InPSAStellantis
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

electric-car-charging-installation-EV-Charging
1
Crónica à 6ª

20 previsões para 2020: o ano de todos os perigos

Por Francisco Mota 28 de Dezembro, 2019
IMG_20201011_115446
1
Hoje Guiei Um...

Teste – 220d Gran Coupé: a BMW fez o seu CLA

Por Francisco Mota 18 de Fevereiro, 2021
2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Q4 e-tron Sportback: Um Audi que por acaso… é elétrico!

Por Francisco Mota 28 de Março, 2022
Peugeot_3008_01
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Peugeot 3008 Hybrid 48V: Mais que um “mild hybrid”

Por Francisco Mota 28 de Junho, 2023
7cf145e2473c53a3d3a0c80e9cdd3d7f6d0cd67e - Cópia
1
Sabia Que?

Porsche 911 SC/RS Grupo B de Toivonen está à venda

Por Francisco Mota 30 de Novembro, 2022
2348670_taycan_factory_stuttgart_zuffenhausen_2019_porsche_ag
1
Estive Lá

Por dentro da fábrica do Taycan: como se faz o anti-Tesla

Por Francisco Mota 17 de Outubro, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?