Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
X-Over Domination 2023
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Nissan Ariya e companhia: Eletrificados na neve

ccc
Crónica à 6ª

Crónica – Redução de 10 km/h na autoestrada por causa de guerra

2019.07.11
1
Sabia Que?

Lexus UX 300e: como se transforma um híbrido num elétrico

digital-1920x1080-3
1
Estive LáVídeos

Kia EV6 elétrico foi inspirado no Lancia Stratos

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Primeiro Teste – BYD Tang: A 1ª venda em Portugal
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – BYD Tang: A 1ª venda em Portugal

Francisco Mota
Última atualização: 9 de Maio, 2023 16:03
Por Francisco Mota 11 Min leitura
PARTILHAR

A marca chinesa de automóveis elétricos BYD foi lançada em Portugal. Vem pela mão do Grupo Salvador Caetano e tem no Atto 3 de 41 990 euros o seu modelo de proa. Mas a primeira venda em Portugal foi do Tang, um SUV de sete lugares e tração às quatro rodas. Primeiro Teste TARGA 67, para o que o primeiro cliente português da BYD levou para casa.

Conteúdos
Entrada nos automóveisJá estão em PortugalPrimeiro cliente escolheu TangEstilo fácil de gostarAWD e 517 cvPrimeiro TesteDetalhes de ergonomiaEspaço suficientePotência está lá…Jantes de 22 polegadasConclusão

 

Já aqui contei no blog TARGA 67 a história da BYD, na altura em que testei dois dos três modelos (ver link mais abaixo) com que vai entrar em Portugal, o C-SUV Atto 3, um rival do VW ID.3 e o Han, um rival do Tesla Model S. Mas vale a pena fazer um resumo muito breve.

BYD quer dizer Build Your Dreams

A BYD (Build Your Dreams) nasceu em 1995 para fabricar baterias recarregáveis para telemóveis e eletrónica de consumo. Uma curiosidade: foi fornecedor dos telemóveis Nokia, que muitos de nós usámos nessa altura. A BYD Auto nasceu em 2003, produzindo camiões, autocarros e até empilhadores.

Entrada nos automóveis

O primeiro automóvel, só para o mercado chinês, surgiu dois anos depois e o primeiro PHEV em 2008. Mais dois anos e o grupo lançou o seu primeiro automóvel elétrico. Em 2022 deixou de fazer automóveis equipados só com motores térmicos. Há dez anos que são líderes nos automóveis EV + PHEV no mercado chinês.

Este é o Atto 3, rival do VW ID.3

Decididamente, não são uma “start-up”. Em 2022 venderam mais EV e PHEV somados (1,857 milhões) que a Tesla, registando um crescimento de 56% ao ano. Em 2023 apontam para os três milhões. São o segundo maior fornecedor de baterias do mundo e vendem baterias para a Tesla e Toyota.

Já estão em Portugal

Chegam agora a Portugal, Lisboa e Porto, com três modelos, de que foram já revelados os preços: Atto 3 (41 990 euros), Han (72 570 euros) e Tang (72 570 euros). Em Setembro, chegam o Dolphin, um B-SUV que deverá custar entre 30 000 e 38 000 euros, dependendo das versões, e o Seal, um rival do Model 3 da Tesla que ainda não tem preço revelado.

BYD Han EV

De todos os cinco modelos que a BYD vai ter à venda em Portugal durante este ano, só faltava testar o SUV de sete lugares Tang. O nome, tal como o do Han, vem de dinastias chinesas.

Primeiro cliente escolheu Tang

Apesar de o Atto 3 ser o modelo que mais vai vender, a verdade é que (mais uma curiosidade…) o primeiro cliente português da BYD escolheu um Tang. Para descobrir que tipo de carro levou para casa, tive a oportunidade de fazer um Primeiro Teste a este SUV elétrico de sete lugares e tração às quatro rodas.

Tang partilha plataforma com berlina Han

O Tang é um SUV de 4,87 metros de comprimento, rival do Tesla Model X. A plataforma é partilhada com a berlina Han e foi feita para receber motorizações 100% elétricas e PHEV.

Foi inicialmente lançado na China em 2018 e recebeu um restyling em 2020, antes de desembarcar agora na Europa, apenas em versão 100% elétrica.

Estilo fácil de gostar

O desenho foi dirigido por Wolfgang Egger, um designer com obra feita em Itália e na Alemanha, que diz ter-se inspirado no símbolo do dragão chinês.

Felizmente, o aspeto do Tang é muito menos monstruoso que o do animal mítico, apresentando linhas suaves e bem proporcionadas. Não será o SUV mais original do mundo, mas é fácil gostar do estilo.

Potência máxima de 517 cv e tração integral

Em termos técnicos, o Tang usa uma bateria LFP de 86,4 kWh sem Cobalto, fabricada pela BYD segundo uma tecnologia própria em que as células cilíndricas são substituídas por lâminas, a bem da densidade energética.

AWD e 517 cv

Tem dois motores, um à frente (180 kW, 245 cv) e outro atrás (200 kW, 272 cv) perfazendo um total de 380 kW, ou 517 cv e 680 Nm de binário máximo.

Em condução normal, apenas o motor da frente é usado, para reduzir os atritos mecânicos e o consumo. Quando as condições de aderência ou o pé pesado do condutor o exigem, entra o motor traseiro em ação.

Estilo elegante e fácil de gostar

Como é hábito nos fabricantes de carros elétricos, também a BYD anuncia a aceleração 0-100 km/h com tanto destaque como a autonomia. São 4,6 segundos, para a primeira e 400 km, em ciclo misto, para a segunda.

Em cidade chega aos 528 km, tudo segundo as normas WLTP. A bateria pode ser carregada em DC até 110 kW, demorando 30 minutos para ir dos 30 aos 80%.

Primeiro Teste

Neste Primeiro Teste, feito em estradas perto de Amesterdão, onde está localizada a sede da BYD Auto Europe, tive oportunidade de ficar a conhecer o Tang em cidade e estrada, durante um pequeno período de tempo.

Mas foi o suficiente para apreciar o esforço posto pela marca no ambiente do habitáculo. Os materiais e os acabamentos são claramente premium, mas numa interpretação relativamente clássica e acolhedora, nada a ver com o minimalismo da Tesla.

Qualidade em muito bom plano, típica de um premium

Há muitas superfícies forradas a pele com costuras em losango que lhe dão um ar luxuoso. Há também outras aplicações metálicas e luz ambiente com 31 cores disponíveis.

O tejadilho de vidro é um dos maiores da indústria, sendo repartido para poder ser aberto. Os bancos da frente têm aquecimento e ventilação, oferecendo conforto.

Detalhes de ergonomia

A posição de condução é alta, mas bem enquadrada com o volante, que só precisava de maior amplitude nas regulações. A alavanca da transmissão automática de uma relação é demasiado baixa.

Os botões de seleção dos modos de condução (Eco/Normal/Sport) e dos dois níveis de regeneração são muito pequenos e colocados muito recuados na consola.

Alavanca da caixa é baixa e botões dos modos de condução e regeneração pequenos

Mas o protagonista é mesmo o ecrã tátil central rotativo de 12,8”. Carrega-se num botão e passa da posição horizontal para a vertical. O que pode ter a sua utilidade, consoante o que se quer ver.

Espaço suficiente

A segunda fila de bancos acolhe dois adultos com conforto e espaço e uma criança ao meio, rebatendo 40/60 tanto para aproveitar melhor a mala como para dar acesso à terceira fila.

Segunda fila de bancos acolhe dois adultos com muito espaço

Ainda assim, o acesso ao sexto e sétimo lugares, não é fácil e o espaço disponível é curto. Falta comprimento para as pernas e pés de um adulto, como é normal neste tipo de modelos. A BYD anuncia uma capacidade de 940 litros para a mala, com cinco lugares em uso e medindo do piso até ao tejadilho.

Potência está lá…

A aceleração anunciada pareceu perfeitamente realista, quando encontrei um caminho deserto e fiz um arranque a fundo. A posição de condução alta talvez faça tudo parecer ainda mais rápido.

Em condução normal, em cidade, usando apenas o motor da frente, a entrega de potência é suave fácil de dosear. O pedal de travão também não é nenhum problema, tanto mais que os travões são fornecidos pela Brembo, mas os níveis de regeneração são pouco intensos.

BYD Tang

Há algumas oscilações longitudinais sobre piso ondulado, típicas dos SUV, apesar deste ter a bateria sob o piso, o que lhe faz baixar o Centro de Gravidade. Mas nada de muito exagerado.

Jantes de 22 polegadas

As jantes de 22” com pneus 265/40 R22 claro que provocam alguns safanões aos ocupantes, quando o piso não é perfeito, mas fazem parte da definição do estilo do Tang.

Em contrapartida, proporcionam mudanças de direção rápidas e precisas, com a direção a ter um tato quase desportivo.

BYD Tang é um SUV elétrico de sete lugares

Não tive ocasião para testar a dinâmica em estradas sinuosas, mas a impressão que ficou foi a de um bom controlo de movimentos, pouca inclinação lateral e boa tração. A verificação dos consumos reais e das autonomias também terá que ficar para o teste a fazer já em estradas portuguesas.

Conclusão

A BYD não espera grandes números de vendas deste SUV Tang, mas tem um produto competente, com algumas originalidades e um habitáculo que será o ponto alto, face à concorrência. O preço anunciado é de 72 570 euros. Para referência, o Tesla Model X de 670 cv custa 118 490 euros.

Francisco Mota

Ler também, seguindo os links:

Primeiro Teste – BYD Atto 3: Elétrico chinês está à altura?

Primeiro Teste – BYD Han: O verdadeiro anti-Model S

 

TAGGED:BEVBYDBYD Atto 3BYD HanBYD TangEVfeaturedTeslaVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

BYD HAN (6)
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – BYD Han: O verdadeiro anti-Model S

Por Francisco Mota 28 de Fevereiro, 2023
2348670_taycan_factory_stuttgart_zuffenhausen_2019_porsche_ag
1
Estive Lá

Por dentro da fábrica do Taycan: como se faz o anti-Tesla

Por Francisco Mota 17 de Outubro, 2019
DB2019AL00777_full
1
Crónica à 6ª

Crónica – Fim dos motores a combustão gera desemprego. Que solução?

Por Francisco Mota 15 de Maio, 2021
IMG_20171216_104753
1
Hoje Guiei Um...

Kia Stinger GT 3.3 T-GDI AWD, apanhou todos de surpresa

Por Francisco Mota 26 de Agosto, 2018
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Mégane RS Trophy: um belo dia na montanha

Por Francisco Mota 23 de Abril, 2025
Copyright Sébastien STAUB @ Continental Productions
1
Sabia Que?Vídeos

19_19: O segundo século da Citroën

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?