Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20190130_165541
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

BMW 840d xDrive: Diesel, com muita honra!

MitsubishiASX-18
Hoje Guiei Um...

Teste – Mitsubishi ASX 1.0: Visual mais diferenciado

Audi_A8_Multimaterial_Space_Frame_720p_H264_EN_thumb_03
1
Crónica à 6ª

Não deviam os carros ser já todos em Alumínio?

Novo Renault Scenic E-Tech 100% Eletrico (70)
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Renault Scénic E-Tech EV: Regresso em modo elétrico

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Land Rover Discovery TDV6, longe vão os tempos
Hoje Guiei Um...

Land Rover Discovery TDV6, longe vão os tempos

Francisco Mota
Última atualização: 26 de Agosto, 2018 21:25
Por Francisco Mota 4 Min leitura
IMG_20171001_104228
PARTILHAR

Quando guiei o primeiro Discovery, ensaiando-o para o jornal “O Volante”, tratava-se de um todo-o-terreno que mantinha toda a habilidade fora de estrada dos outros modelos da Land Rover, mas que acrescentava uma faceta de utilização familiar, no dia-a-dia, que lhe viria a construir uma robusta fama, entre um tipo de compradores novo, para a marca. Para jipe, era muito fácil de guiar em todo o lado, incluindo em cidade. Claro que, nessa altura, no inicio dos anos noventa, os passeios TT ainda eram verdadeiras provas à capacidade dos carros e à habilidade dos condutores, sobretudo os organizados pelo clube da marca, que tinham muito de trabalho e pouco de passeio. Mas o Discovery I foi um ponto de viragem para a Land Rover.

Conteúdos
Não ficou nada do Discovery originalConclusãoPotência: 258 cv Preço: 93 854 euros Veredicto: 4 estrelas

Não ficou nada do Discovery original

Todos estes anos depois, volto a guiar uma nova geração do Discovery e o que agora encontro é algo completamente diferente do modelo original. Só para dar uma ideia, dos sete lugares existentes, os cinco traseiros têm rebatimento elétrico, há uma mesa de “pic-nic” na mala que também se rebate eletricamente, tal como o portão traseiro. Por dentro, o luxo é tanto que se a Jaguar Land Rover (JLR) decidisse colocar a marca Range Rover no capót da frente, ninguém iria desconfiar. O espaço interior é tão grande quanto as dimensões exteriores deixam adivinhar, a posição de condução é mais alta do que muitos furgões, numa postura de trono comum à dos RR. Na cidade, o Discovery não se sente grande, sente-se enorme! Os sensores de aproximação não são um luxo, são uma necessidade, tal como as câmaras. Mas do lugar do condutor vê-se bem, disso não há dúvidas.

O luxo é tanto que, se a JLR decidisse colocar a marca Range Rover no capót da frente, ninguém iria desconfiar.

O motor TDV6 de 258 cv tem muita força, boa resposta a baixos regimes e dá-se lindamente com a caixa automática. A suspensão pneumática é muito confortável e os travões dão uma boa sensação de controlo, apesar da massa ser muito respeitável: 2230kg. Em estrada e em curva, é a suspensão que acaba por disfarçar muito bem o peso, mantendo a carroçaria inesperadamente estável, mesmo quando se exagera na velocidade de entrada em curva. Claro que, a partir de certa altura, na verdade relativamente cedo, o ESP acaba por fazer o seu trabalho e muito bem, diga-se. Não é demasiado intrusivo e percebe-se que a sua filosofia é de ajudar o condutor, não cravando o carro ao chão, roubando-lhe velocidade, como fazem outros SUV deste tamanho. Curiosamente, acaba por ser em pisos de terra, sobretudo em subidas mais íngremes, que a relação peso/potência mais se faz sentir, apesar de estar equipado com vários modos de condução fora de estrada e de redutoras.

Conclusão

Por quase 100 mil euros, o Discovery é um SUV de luxo, o topo da gama Land Rover. É tão grande que devia pagar IMI, em vez de IUC. Na gama atual da marca, o verdadeiro sucessor do antigo Discovery é hoje o Discovery Sport, feito com base numa plataforma mais pequena e mais barata.

Potência: 258 cv
Preço: 93 854 euros
Veredicto: 4 estrelas

TAGGED:DiscoveryLand RoverSUV
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Targa 67 - Nissan XTRAIL_Thumbnail_1 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Nissan X-Trail: um híbrido diferente dos outros

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Teste – Mini Countryman SE All4: Elétrico pouco mini

Por Francisco Mota 10 de Agosto, 2024
IMG_20191106_161950
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW 745e “plug-in”: feio… mas bom!

Por Francisco Mota 26 de Maio, 2020
Hoje Guiei Um...

Teste – SEAT Leon 1.5 e-Hybrid: Evolução bem-vinda

Por Francisco Mota 13 de Maio, 2025
Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV

Por Francisco Mota 11 de Março, 2025
IMG_20201126_151716
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Abarth 595C Monster Yamaha: escorpião volta a atacar

Por Francisco Mota 13 de Janeiro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?