Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
PEUGEOT_408PHEV_2206STYP_024
1
Sabia Que?

Novidade – Peugeot 408: Não, não é mais um SUV…

2021-kf3-gr-yaris-h2-hero-high-002-2
1
Crónica à 6ª

Crónica – Toyota quer “queimar” Hidrogénio em motores a gasolina

New-PEUGEOT-2008-2
1
Estive Lá

Já guiámos o 2008 que chega em Janeiro: agora sim… é um SUV!

Mustang_12
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Mustang Mach-E RWD: Mais barato é o melhor?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Dacia Duster 1.5 dCi 4×2, como é que eles fazem isto?…
Hoje Guiei Um...

Dacia Duster 1.5 dCi 4×2, como é que eles fazem isto?…

Francisco Mota
Última atualização: 12 de Setembro, 2018 16:41
Por Francisco Mota 4 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”824″]No início, os carros da Dacia eram muito simples, feitos com base em mecânicas antigas e com pouco equipamento. Isto, na fase a seguir à compra pelo Grupo Renault, antes disso, nem vale a pena falar do assunto. A redução nos custos trazia os preços mais baixos do mercado e assim tudo se compreendia. Mas agora, os Dacia evoluíram e os preços não subiram, pelo menos na proporção daquilo que melhoraram. De tal modo que a Dacia, simplesmente, não tem concorrentes no mercado.

Conteúdos
Sem rivais, mesmo?…Por dentro é que mudou tudoPotência: 110 cv Preço: 19 650 euros Veredicto: 4 estrelas

Sem rivais, mesmo?…

Pensava nisso enquanto guiava a segunda geração do Duster, um SUV que sempre foi muito mais do que isso. As versões 4×4 (que só custam mais 2000 euros, mas passam a classe 2 nas portagens) fazem “coisas” no todo-o-terreno que alguns TT muito mais caros nem tentam.
Claro que o mercado compra é o 4×2, pela questão das portagens, mas, ainda assim, o baixo peso e a boa altura ao solo continuam a ser suficientes para passar por cima de muita coisa.

Ao contrário da maioria dos SUV, o Duster não tem um tejadilho alto, o que lhe dá uma silhueta original e elegante. Depois continua a ter aqueles alargamentos de guarda-lamas que o fazem parecer um carro de ralis. Na grelha, os estilistas puxaram os faróis para os extremos, para lhe dar um ar maior e, atrás, levou uns farolins que fazem lembrar os do Jeep Renegade. Quem terá tido a ideia primeiro?…

Por dentro é que mudou tudo

Basta abrir a porta do condutor e saltar para o banco para perceber onde foi gasto o dinheiro: num habitáculo de muito melhor qualidade aparente, com bastante espaço para uma família e com mais equipamento, entre o de série e o opcional. Até a inclinação do para-brisas aumentou.

Até os evangelistas do anti-Diesel, têm uma opção, na versão 1.2 TCE 4×2 de 125 cv, que custa uns inacreditáveis 14 550 euros

Depois, a andar, percebe-se que tudo melhorou um bocadinho: direção mais precisa, suspensão a controlar com mais rigor os movimentos do carro, tudo mais refinado e mais “caro”. O motor Diesel 1.5 dCi de 110 cv faz muito bem o seu papel, apesar de não ser mudo e da caixa também não me posso queixar. Sobretudo porque custa 19 650 euros e passa em Classe 1 nas autoestradas, depois de a Renault ter baixado a suspensão da frente (não se perdeu nada), uma trabalheira que mereceu a pena, pois os portugueses são dos melhores compradores do Duster. Não tenho dificuldade em perceber a razão. Até os evangelistas do anti-Diesel, têm uma opção, na versão 1.2 TCE 4×2 de 125 cv, que custa uns inacreditáveis 14 550 euros. Tinha uma lista de pequenas críticas a fazer, mas, sinceramente, por estes preços, nem faz sentido…

Potência: 110 cv
Preço: 19 650 euros
Veredicto: 4 estrelas

TAGGED:DaciaDusterSUV
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

R5JG5028
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Citroën Ë-C4: 2021 estreia-se com um elétrico

Por Francisco Mota 5 de Janeiro, 2021
IMG_20200823_124149
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Duster 1.0 TCe: 100 cv por 13 500€ é a escolha certa?

Por Francisco Mota 8 de Outubro, 2020
09_opel_519436-62c298c1396d6
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste em PT – Opel Astra ST: carrinhas estão (bem) vivas

Por Francisco Mota 25 de Novembro, 2022
28
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Seat Ibiza 1.0 TSI: aqui está um bom negócio!

Por Francisco Mota 15 de Agosto, 2022
381697-yellow_couch-2-577093-original-1615386272
1
Crónica à 6ª

Crónica – o homem que quer salvar o “car sharing”

Por Francisco Mota 18 de Dezembro, 2021
traffic-jam-1703575_960_720
1
Crónica à 6ª

Vendas Diesel a descer, mas poluição a subir: é o Diabo!…

Por Francisco Mota 28 de Junho, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?