Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Micra: Também virou elétrico
    21 de Junho, 2025
    Vídeo – Lexus RZ 300e: O melhor negócio?
    17 de Junho, 2025
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Nissan Micra: Também virou elétrico
    21 de Junho, 2025
    Vídeo – Lexus RZ 300e: O melhor negócio?
    17 de Junho, 2025
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
09_FJ MOTA
1
Hoje Guiei Um...

Teste em pista – BMW i4: Sim!… Há elétricos bem divertidos

Targa 67 - Kia Niro_Thumbnail_3 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Comparativo: Kia Niro híbrido ou elétrico, qual o melhor?

Volvo S90 Small Overlap Crash Test
1
Sabia Que?Vídeos

Como a Volvo quer salvar mais um milhão de vidas em acidentes

Toyota e-TNGA_2
1
Crónica à 6ª

Crónica – Toyota e os elétricos: agora sim, é a altura certa

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Fórmula 1 > Fórmula 1 – Campeonato de pilotos?
Fórmula 1

Fórmula 1 – Campeonato de pilotos?

Mclaren domina mas pode não durar

Francisco Mota
Última atualização: 30 de Abril, 2025 18:54
Por Francisco Mota
PARTILHAR
Highlights
  • A McLaren dominou o início da época, mas as diferenças ainda são pequenas o suficiente para que a situação se altere. E Verstappen já mostrou que o piloto pode fazer a diferença.

O campeonato do mundo de F1 de 2025 começou com expetativas diferentes das quatro principais equipas. Passados cinco Grandes Prémios, o equilíbrio de forças ficou mais claro. Mas as diferenças são pequenas, tão pequenas que podemos estar mesmo perante aquilo que todos desejam: um campeonato de pilotos. E logo nas vésperas de uma mudança dos regulamentos técnicos. Saiba os detalhes na crónica F1 TARGA 67 de Francisco Mota.

Antes da primeira corrida, a Ferrari mostrava confiança em que o bom trabalho do ano passado tivesse continuidade numa subida de posição na hierarquia das equipas em 2025. A McLaren esperava que o tom dominador do final do ano passado tivesse continuidade este ano, a Mercedes-AMG queria que os altos do ano passado continuassem e os baixos desaparecessem e a Red Bull aspirava a voltar ao domínio anterior ao meio da época passada. Olhando para os resultados até agora, a leitura mais fácil é dizer que três falharam e apenas a McLaren acertou nas suas expetativas. Os seus dois pilotos ganharam quatro corridas e apenas Verstappen conseguiu evitar o pleno da marca de origem australiana, com uma vitória no GP do Japão que vai ficar para a história, goste-se ou não do estilo Max-Power. Mas uma leitura mais cuidada das diferenças entre os melhores pilotos de três destas equipas e dos dois da McLaren, mostra que as diferenças por volta andam nas décimas, centésimas e milésimas, muito pouco. Tão pouco que se pode dizer que há um razoável equilíbrio entre estas quatro equipas dominadoras.

É o equilíbrio com que sonham todos os que gostam de corridas disputadas e os donos do negócio, claro. Tantas vezes foram feitas alterações regulamentares com esse propósito, que raramente deram resultados e agora estamos neste estado. Ironicamente, estamos também nas vésperas de uma mudança profunda dos regulamentos técnicos, que vai levar a fazer um “reset” aos monolugares atuais. Por vezes, parece que o melhor a fazer é controlar os abusos, como as asas flexíveis, e deixar o resto como está, a bem do espetáculo. Mas a outra motivação para a mudança vem de uma vontade de baixar os custos, pois alguns dos acidentes que ocorreram durante a vigência do atual regulamento, provaram que a segurança, o outro clássico motivo para fazer mudanças, não impõe alterações. Ironia das ironias, à medida que as equipas começaram a trabalhar nas motorizações do novo regulamento, teoricamente mais simples e mais baratas, começaram a perceber que vai acontecer o contrário e que, afinal, o investimento na mudança vai ser maior e, dizem alguns, o novo motor vai acabar por ficar mais caro do que a atual configuração. Neste momento, a prioridade de quem gosta de F1 é que a McLaren não dê mais um passo em frente tão colossal como o que deu a meio do ano passado e que, pelos vistos, ainda ninguém percebeu como conseguiu. Se a equipa de Max estiver à altura do seu piloto, se a Ferrari der a Leclerc as evoluções de que precisa e se Russell conseguir ser o líder sucessor de Hamilton na Mercedes-AMG , então é bem possível que tenhamos um campeonato de pilotos até ao final do ano.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK: Ferrari SF-25: A arma de Hamilton e Leclerc

TAGGED:Formula 1HamiltonLeclercMcLarenNorrisPiastriRussellVerstappen
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
Deixe o seu comentário Deixe o seu comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

image16x9.img.1024.medium
Estive LáFórmula 1Vídeos

A primeira vitória de Senna na F1 e uma grande “molha”

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
1-1500-F1-erweitert.indd
1
Fórmula 1Sabia Que?

Novo livro – Quando a Fórmula 1 tinha motores 1.5

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Digital StillCamera
1
Crónica à 6ª

Crónica: Covid-19: indústria automóvel lidera “esforço de guerra”

Por Francisco Mota 21 de Março, 2020
DestaqueFórmula 1Sabia Que?

História – Audi na competição: Dos ralis à F1

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
SF-25-still-03_4f7bc8c8-d2bf-4afa-8d67-04be860e957d
Fórmula 1

Ferrari SF-25: A arma de Hamilton e Leclerc

Por Francisco Mota 28 de Março, 2025
15191-GoodwoodFestivalofSpeed2023-SolusGT
1
Estive LáVídeos

Entrevista – McLaren Solus GT: Explicado pelo seu mentor

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?