Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Volvo Concept Recharge
1
Estive Lá

Volvo abre o jogo: elétricos com 1000 km de autonomia e muito mais

IMG_20170917_121831
1
Hoje Guiei Um...

Alfa Romeo 4C, o que podia ter sido

VIDEO-KEYNOTE2
1
Crónica à 6ª

Futuro da mobilidade?… Conheça as 7 Mega-tendências

Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Fórmula 1 > Fórmula 1 – Campeonato de pilotos?
Fórmula 1

Fórmula 1 – Campeonato de pilotos?

Mclaren domina mas pode não durar

Francisco Mota
Última atualização: 30 de Abril, 2025 18:54
Por Francisco Mota
PARTILHAR
Highlights
  • A McLaren dominou o início da época, mas as diferenças ainda são pequenas o suficiente para que a situação se altere. E Verstappen já mostrou que o piloto pode fazer a diferença.

O campeonato do mundo de F1 de 2025 começou com expetativas diferentes das quatro principais equipas. Passados cinco Grandes Prémios, o equilíbrio de forças ficou mais claro. Mas as diferenças são pequenas, tão pequenas que podemos estar mesmo perante aquilo que todos desejam: um campeonato de pilotos. E logo nas vésperas de uma mudança dos regulamentos técnicos. Saiba os detalhes na crónica F1 TARGA 67 de Francisco Mota.

Antes da primeira corrida, a Ferrari mostrava confiança em que o bom trabalho do ano passado tivesse continuidade numa subida de posição na hierarquia das equipas em 2025. A McLaren esperava que o tom dominador do final do ano passado tivesse continuidade este ano, a Mercedes-AMG queria que os altos do ano passado continuassem e os baixos desaparecessem e a Red Bull aspirava a voltar ao domínio anterior ao meio da época passada. Olhando para os resultados até agora, a leitura mais fácil é dizer que três falharam e apenas a McLaren acertou nas suas expetativas. Os seus dois pilotos ganharam quatro corridas e apenas Verstappen conseguiu evitar o pleno da marca de origem australiana, com uma vitória no GP do Japão que vai ficar para a história, goste-se ou não do estilo Max-Power. Mas uma leitura mais cuidada das diferenças entre os melhores pilotos de três destas equipas e dos dois da McLaren, mostra que as diferenças por volta andam nas décimas, centésimas e milésimas, muito pouco. Tão pouco que se pode dizer que há um razoável equilíbrio entre estas quatro equipas dominadoras.

É o equilíbrio com que sonham todos os que gostam de corridas disputadas e os donos do negócio, claro. Tantas vezes foram feitas alterações regulamentares com esse propósito, que raramente deram resultados e agora estamos neste estado. Ironicamente, estamos também nas vésperas de uma mudança profunda dos regulamentos técnicos, que vai levar a fazer um “reset” aos monolugares atuais. Por vezes, parece que o melhor a fazer é controlar os abusos, como as asas flexíveis, e deixar o resto como está, a bem do espetáculo. Mas a outra motivação para a mudança vem de uma vontade de baixar os custos, pois alguns dos acidentes que ocorreram durante a vigência do atual regulamento, provaram que a segurança, o outro clássico motivo para fazer mudanças, não impõe alterações. Ironia das ironias, à medida que as equipas começaram a trabalhar nas motorizações do novo regulamento, teoricamente mais simples e mais baratas, começaram a perceber que vai acontecer o contrário e que, afinal, o investimento na mudança vai ser maior e, dizem alguns, o novo motor vai acabar por ficar mais caro do que a atual configuração. Neste momento, a prioridade de quem gosta de F1 é que a McLaren não dê mais um passo em frente tão colossal como o que deu a meio do ano passado e que, pelos vistos, ainda ninguém percebeu como conseguiu. Se a equipa de Max estiver à altura do seu piloto, se a Ferrari der a Leclerc as evoluções de que precisa e se Russell conseguir ser o líder sucessor de Hamilton na Mercedes-AMG , então é bem possível que tenhamos um campeonato de pilotos até ao final do ano.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK: Ferrari SF-25: A arma de Hamilton e Leclerc

TAGGED:Formula 1HamiltonLeclercMcLarenNorrisPiastriRussellVerstappen
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
Deixe o seu comentário Deixe o seu comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

R-DAM_1160425
1
Crónica à 6ª

Crónica – R5 elétrico e o dicionário Renault para sair da crise

Por Francisco Mota 16 de Janeiro, 2021
McKleinRally2022_04
1
Sabia Que?

Sugestões de Natal – os calendários McKlein

Por Francisco Mota 8 de Dezembro, 2021
SF-25-still-03_4f7bc8c8-d2bf-4afa-8d67-04be860e957d
Fórmula 1

Ferrari SF-25: A arma de Hamilton e Leclerc

Por Francisco Mota 28 de Março, 2025
Press-day-Lamborghini
1
Crónica à 6ª

Crónica – Marcas dizem “não” ao salão de Genebra 2021

Por Francisco Mota 29 de Maio, 2020
IMG_20200927_231401
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Porsche 911 Turbo S: 650 cv e… Feliz Natal!

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
1-1500-F1-erweitert.indd
1
Fórmula 1Sabia Que?

Novo livro – Quando a Fórmula 1 tinha motores 1.5

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?