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Targa67 > Blog > Estive Lá > VW ID.3 – 10: Frankfurt, o primeiro encontro ao vivo
Estive Lá

VW ID.3 – 10: Frankfurt, o primeiro encontro ao vivo

Francisco Mota
Última atualização: 13 de Setembro, 2019 16:03
Por Francisco Mota
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[soliloquy id=”3592″]Começou a contagem decrescente para a chegada ao nosso mercado do ID.3, faltam 10 meses. O meu primeiro encontro com o novo VW elétrico foi no salão de Frankfurt: impressões ao vivo.

Conteúdos
VW quer liderar nos elétricosO primeiro encontroEspaço e qualidadeTrês baterias disponíveisE os tempos de recarga?Versão de lançamento 1stE o preço?…Conclusão

O Tesla Model S mostrou que os carros elétricos podem ser luxuosos, o Nissan Leaf mostrou que os elétricos podem ser familiares compactos. O Volkswagen ID.3 quer mostrar que os elétricos podem ser carros para o grande público.

Se o vai conseguir ou não, é ainda cedo para saber. Mas o plano da VW conta com um milhão de vendas de veículos elétricos por ano, um objetivo sem precedentes, para ser atingido quando a família ID. estiver completa.

Só para ficar com uma ideia da dimensão da operação ID. fique a saber que a Nissan completou o seu melhor ano de vendas do Leaf em 2018, com 87 000 unidades entregues. E espera ultrapassar, no final deste ano, a barreira do meio milhão de Leaf produzidos, desde que a primeira geração foi lançada há oito anos, em 2011.

VW quer liderar nos elétricos

Como maior construtor de automóveis do mundo, a VW talvez não tivesse outra alternativa que não fosse almejar a liderança, também na produção de carros elétricos.

Por isso decidiu apostar forte, transformando fábricas para a produção exclusiva dos ID. e desenhando uma arquitetura dedicada para modelos elétricos, com a nova plataforma MEB.

Tudo isto já eu sabia quando voei para o Salão de Frankfurt, onde a VW decidiu fazer a apresentação mundial da versão final do ID.3, cerca de 10 meses antes do lançamento no mercado nacional. Começou a contagem decrescente.

O primeiro encontro

O primeiro encontro com o ID.3 ocorreu assim no meio de uma multidão de jornalistas, sequiosos de conhecer todos os detalhes do elétrico que promete revolucionar o conceito de familiar compacto.

É a própria VW que diz ser este o terceiro carro mais importante da sua história, depois do fundador Carocha e do revolucionário Golf.

Diz-se que só há uma hipótese para causar uma primeira boa impressão e o ID.3 impressionou. Retirado o pano que o cobria, o novo VW revelou um desenho bem ao estilo da marca: moderno, mas sem exageros e com a promessa de vir a ser intemporal. O tempo o dirá…

Neste primeiro encontro, confirmaram-se as proporções inovadoras, com uma grande distância entre-eixos, habitáculo avançado e frente curta.

Nada disto por razões de estética, mas por motivos funcionais: o motor está montado no eixo traseiro, portanto com tração traseira. Um “tudo atrás” como era o Carocha.

Espaço e qualidade

Com isto, foi possível maximizar o espaço no habitáculo, o que pude comprovar ocupando primeiro os lugares da fila de trás: o acesso é fácil, há muito espaço para os joelhos e o piso é plano.

Passando para o lugar do condutor, percebe-se que a posição de condução é muito boa, com ajustes amplos do banco e volante. O painel de instrumentos é relativamente simples, tal como o monitor central, destacado no topo da consola.

A ideia da VW foi simplificar ao máximo o tablier e os comandos secundários, o que parece ter sido conseguido. Mas só após o primeiro teste dinâmico será possível confirmar tudo isso.

O que já foi possível apreciar foi a boa qualidade dos materiais do interior e o desenho simples e claro de todos os componentes do habitáculo.

Mas o tempo não era muito, pois havia já uma fila de outros jornalistas a querer fazer o mesmo que eu e tive que sair do ID.3 para dar uma espreitadela à mala, que tem um formato regular, facilitando a arrumação.

Três baterias disponíveis

Além das primeiras sensações ao vivo, a VW anunciou ainda alguns dos dados finais das três versões do ID.3 que vão estar disponíveis, com diferentes capacidades de bateria e de autonomia.

Assim, há uma versão base com bateria de 45 kWh e 330 km de autonomia, uma versão intermédia de 58 kWh com 420 km de autonomia e uma de 77 kwh, com 550 km de autonomia.

Mas como a VW quer tudo às claras, também admitiu que as autonomias podem variar consoante o tipo de condução, o clima, a topografia e a velocidade, em relação a estes valores máximos obtidos em banco de ensaios.

Assim, a marca diz que, 80% dos utilizadores vão conseguir dispor dos seguintes intervalos de autonomia: para a bateria de 45 kWh, entre 230 e 330 km; para a bateria de 58 kWh, entre 300 e 420 km e para a bateria de 77 kWh, entre 390 e 550 km de autonomia.

Os valores mínimos referem-se a deslocações sob temperaturas muito baixas ou em autoestrada. Em cidade, devido ao maior número de situações de regeneração, a VW diz que é possível superar os valores máximos anunciados segundo os procedimentos WLTP. Só testando o ID.3 será possível confirmar esta hipótese.

E os tempos de recarga?

Também foram anunciados os tempos de recarga e os carregadores utilizáveis em cada bateria. Assim, a bateria de 45 kWh pode ser carregada numa wallbox de 7,2 kW (AC) ou num PCR (Posto de Carga Rápida) de 50 kW (DC) sendo a carga a 100 kW uma opção.

A bateria de 58 kWh pode ser carregada a 11 kW (AC) ou nos PCR de 50 e 100 kW (DC). Para esta última situação a VW anuncia que é possível carregar o equivalente a 290 km de autonomia em 30 minutos, cerca de 70% da bateria.

Finalmente, a bateria de 77 kWh pode ser carregada a 11 kW (AC) e a 50, 100 ou 125 kW (AC). Recorde-se que a rede de PCR públicos que existe em Portugal é de 50 KW, o que aumenta os tempos de recarga para o dobro, em relação aos tempos anunciados para os PCR de 100 kW. Contudo, estes já começaram a ser instalados no nosso país.

Desde o lançamento, a VW irá disponibilizar dois tipos de wallbox, com diferentes velocidades de carga, para serem instaladas em casa ou no local de trabalho, prometendo preços abaixo do valor de mercado e com possibilidade de serem controladas à distância via aplicação de smartphone. As baterias têm garantia de oito anos ou 160 000 km.

Versão de lançamento 1st

Para o lançamento, previsto para o Verão de 2020, estará apenas disponível uma versão especial que se vai chamar 1st e terá três configurações fixas de equipamento, apenas as cores exteriores e do habitáculo podem ser escolhidas.

Esta versão terá uma potência de 150 kW (204 cv) e 310 Nm de binário máximo, para uma velocidade máxima de 160 km/h. A bateria do 1st é a intermédia, aquela que se julga vir a ser a mais procurada, portanto com 58 kWh.

As três configurações fixas vão ser a 1st, que inclui navegação, rádio digital, bancos e volante aquecidos, apoio de braços e jantes de 18”.

A seguir vem o 1st Plus, que acresce câmara de marcha-atrás, cruise control adaptativo, acesso sem chave, bancos específicos, luz ambiente, consola central com 2 USB-C atrás, vidros escurecidos, luzes em matiz de LED e jantes de 19”.

Finalmente o 1st Max adiciona ainda mais este equipamento: Head-Up display com realidade aumentada, som Beats, teto panorâmico, jantes de 20”, manutenção de faixa, mudança automática de faixa, carregamento de smartphone sem fios e bancos Comfort.

E o preço?…

Falta falar de dinheiro. Para os compradores da edição especial de lançamento 1st, o Volkswagen We Charge fornece carregamentos gratuitos durante o primeiro ano, até um máximo de 2000 kWh, nos pontos de carga ligados ao We Charge, onde se inclui a rede Ionity, que já tem mais de 100 000 pontos de carga na Europa.
Quanto ao preço, a VW anuncia valores a partir dos 30 500 euros, em Portugal.

Conclusão

Estas foram as grande novidades desvendadas no salão de Frankfurt, são as questões práticas que podem decidir a compra, para um condutor que nunca teve um carro elétrico, como vai ser o caso da esmagadora maioria dos clientes que a VW procura para o ID.3.

A expetativa do mercado é enorme, no nosso país, com as 80 unidades da edição de lançamento 1st, alocadas ao nosso país, já todas encomendadas. Mas ainda falta esperar até ao Verão de 2020.

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também, clicando neste link:

VW ID: agora sim, a revolução está em marcha!

 

TAGGED:ElétricosEVfeaturedIDID3VW
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