Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
20231204_151307
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Lotus Eletre S: Até tu, Brutus!…

50
Crónica à 6ª

Crónica – Tesla: “estamos só a queimar dinheiro…”

20230626_114237
1
Crónica à 6ª

Crónica – Encontro em Madrid com o futuro da Lancia

305698_Volvo_EX90
1
Sabia Que?

Novidade – Volvo EX90: novo topo de gama é elétrico

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Top 13 do (último?…) Salão Automóvel de Frankfurt
Estive Lá

Top 13 do (último?…) Salão Automóvel de Frankfurt

Francisco Mota
Última atualização: 15 de Setembro, 2019 10:03
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”3620″]13/09/2019 Este ano, o Salão de Frankfurt foi desertado pelas marcas não alemãs. Tiveram que ser as “da casa” a fazer a festa. Mas será isso suficiente para a próxima edição, agendada para 2021?

Conteúdos
Foram mais as ausentesA sorte dos organizadoresReinventar ou fecharConclusão

 

Em trinta anos a fazer a cobertura jornalística do Salão de Frankfurt, nunca como este ano sai de lá com a sensação de que esta poderá ter sido a última edição.

Quase todas as marcas não alemãs, as que não pertencem a grupos alemães, desertaram a edição deste ano. Os custos de uma presença digna são a principal razão avançada, como é óbvio.

Não é uma surpresa. Todos sabíamos que um dia isto iria acontecer, desde que há dois ou três anos algumas marcas começaram a faltar aos salões internacionais mais importantes: Frankfurt, Genebra e Paris.

Foram mais as ausentes

Mas, desta vez, foram mais as marcas ausentes que as presentes. E as que estiveram presentes diminuíram drasticamente o investimento, como se podia ver pelos “stands” muito mais modestos que na última edição de 2017.

Talvez o caso mais chocante tenha sido o da Daimler, que continuava a ocupar o pavilhão principal, mas ficava-se pelo rés-do-chão. As galerias superiores estavam fechadas.

A BMW, que costumava ter um pavilhão em exclusivo, agora partilhava-o com várias outras marcas e o pavilhão do Grupo VW estava reduzido a dois terços, com um enorme corredor vazio a meio.

E isto só para falar dos “três grandes” alemães. A Ford e a Honda tinham uma presença quase simbólica, no meio de um pavilhão de fornecedores e as (poucas) marcas estrangeiras restantes ocupavam por vezes menos de um terço do espaço habitual.

A sorte dos organizadores

No entanto, os organizadores do IAA acabaram por ter sorte, porque a VW e a Land Rover deixaram para o salão a apresentação mundial do ID.3 e do Defender, duas das mais esperadas novidades do ano.

Pela primeira vez, o público podia também ver de perto o novo Porsche Taycan e ainda havia um novo Lamborghini híbrido e vários concept-cars da BMW, Audi, Mercedes-Benz, Cupra e Hyundai.

Foi o suficiente para eu conseguir fazer o meu habitual Top dos principais modelos em exposição. Só que, desta vez, no lugar do Top 20, tive que ficar pelo Top 13…

Reinventar ou fechar

A próxima edição do Salão bienal de Frankfurt deverá estar programada para 2021. Mas a este ritmo de desistências, é bom que os organizadores comecem a pensar numa profunda remodelação do evento, para não serem obrigados a cancelar.

A fórmula atual, que já tem mais de 100 anos, está obsoleta. É preciso reinventar o conceito, reduzir os custos para as marcas e proporcionar-lhes outras condições. Ou fechar as portas e admitir que a era dos salões já passou.

Mas duvido que a remodelação vá acontecer, pela simples razão de que ainda não aconteceu, até agora, apesar dos sucessivos avisos das marcas.

Conclusão

O mais certo é que os organizadores dos salões mantenham tudo como está, na ilusão de que uma ou outra novidade continue a ser guardada pelas marcas locais para mostrar no “seu” salão.

Ou estou muito enganado, ou o que se passou este ano em Frankfurt, vai passar-se no próximo ano em Paris: as marcas locais vão lá estar, mas as não francesas vão faltar.

Francisco Mota

Para ver a galeria do Top 13, clicar nas setas das fotos

Ler também, seguindo este link:

Salão de Frankfurt: boicotado pelas marcas não alemãs?

 

 

TAGGED:AudiDefenderfeaturedFrankfurtIAAID3Land RoverMotorshowPorscheTaycanVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

R-DAM_1095703
1
Crónica à 6ª

Crónica – Renault Mégane passa a elétrico e dá luta ao VW ID.3

Por Francisco Mota 17 de Outubro, 2020
19
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Spring: Elétrico mais barato tem 44 cv, é suficiente?

Por Francisco Mota 17 de Fevereiro, 2022
unnamed
1
Crónica à 6ª

Crónica – Stellantis: o que fazer com 14 marcas? Se fosse eu a mandar…

Por Francisco Mota 22 de Janeiro, 2021
IMG_20200727_095925
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Novo Audi A3 melhor que Classe A e Série 1?

Por Francisco Mota 17 de Setembro, 2020
1 NX 450h+
1
Estive LáVídeos

Lexus NX: a nova geração de um SUV milionário

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Hyundai IONIQ 5 N estreia-se no Goodwood Festival of Speed e estabelece-se como uma nova referência para os veículos elétricos de alta performance (3)
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Hyundai Ioniq 5 N: Segredos do elétrico de 650 cv

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?