Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
652871_20220602_Polestar_2_BST_edition_270
Crónica à 6ª

Crónica – Vendas de elétricos sobem 32% na Alemanha, mas…

PEUGEOT_E2008_E-LIONTESTDRIVE_2306TC0050
Crónica à 6ª

Crónica – Eletrificados já vendem mais em Portugal

TONALE_5
1
Sabia Que?Vídeos

Alfa Romeo Tonale e os NFT – mas afinal o que é isso?

Thumbnail 2
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Toyota Yaris Hybrid: como funciona e quanto gasta

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Salão de Munique – que sentido faz um evento assim?
Estive Lá

Salão de Munique – que sentido faz um evento assim?

Francisco Mota
Última atualização: 6 de Setembro, 2023 9:14
Por Francisco Mota
PARTILHAR

A edição deste ano do Salão Automóvel de Munique, o IAA, esteve ao nível do que se viu na edição de 2021, ou seja, muito pobre de presenças e mais ainda de novidades. Ainda assim foi possível reunir umas quantas, para mostrar aos leitores do TARGA 67.

Conteúdos
Evento divididoSalvou-se a RenaultVW GTI vai ser elétricoTesla, Opel…Muitos chinesesConclusão

 

Quem se lembra dos grandes salões automóveis de há dez anos, não pode deixar de ficar estupefacto por chamarem salão internacional a este evento de Munique.

Instalações de grande qualidade, dimensão e funcionalidade é coisa que não falta. O que faltou foram as marcas de automóveis.

Em seis pavilhões, a esmagadora maioria dos expositores eram empresas fornecedoras da indústria, desde as mais tradicionais às mais recentes. Todas viradas para interagir com visitantes profissionais especializados.

Evento dividido

As poucas marcas que decidiram comparecer dividiram-se entre as instalações da feira e um recinto improvisado no centro da cidade.

Pode ser uma boa ideia para os contactos com o público, mas esvazia o salão ainda mais, porque as marcas não duplicaram a sua presença. Algumas só estiveram na rua.

A logística de visitar ambos os espaços em poucas horas fica, obviamente, complicada. Mas a dispersão não se ficou por aqui, pois algumas das marcas preferiram mostrar as suas novidades em eventos restritos aos seus próprios convidados, noutros locais e antes da abertura do salão.

Salvou-se a Renault

Quando as portas do salão abriram, todos os novos modelos já tinham sido vistos e divulgados nos meios digitais. A única exceção, honra lhe seja feita, foi a Renault que só desvendou o Scénic E-Tech EV na habitual conferência de imprensa do salão.

À hora marcada, lá estavam as figuras de proa do Grupo Renault, com o CEO Luca de Meo à frente, para mostrar a quarta geração do Scénic, que passa a 100% elétrico já em 2024, partilhando quase tudo com o Mégane E-Tech elétrico. Por ver todos os detalhes no link no final deste texto.

A marca francesa tinha também em exposição o Rafale e o “concept-car” H1st Vision, que antecipa o interior dos seus futuros modelos.

VW GTI vai ser elétrico

A novidade que mais entusiasmo e polémica trouxe foi o VW ID.GTI Concept, um “show car” que mostra com grande detalhe como será a silhueta da próxima geração do Golf e assegura que, afinal, os GTX não vão substituir os GTI, entre as versões desportivas, quando tudo passar para os elétricos.

Igualmente importante, o BMW Neue Klasse, mais um “concept-car” que aponta as vias que a marca vai seguir para as suas berlinas elétricas de nova geração. As que vão ser feitas sobre uma plataforma dedicada. Ao lado estava a nova geração do Série 5 e a versão elétrica i5.

Ainda no stand do grupo VW, que aglomerava todas as marcas e que teve o CEO Oliver Blume como mestre de cerimónias durante a conferência de imprensa, havia outras novidades.

O ID.7 mostrava como vai ser o Passat da geração elétrica e o Audi Q6 e-tron fazia o mesmo para o SUV intermédio da marca dos quatro anéis. Sem esquecer a presença do Cupra Tavascan, outro SUV elétrico.

Tesla, Opel…

Muito discreta a presença do restyling do Tesla Model 3, que ganhou elegância no desenho da frente e maior qualidade por dentro, além de atualizações na utilização.

A Opel mostrava o “concept-car” Experimental que promete ser a inspiração para todos os Opel elétricos do futuro próximo, com um desenho que só podia ser Opel.

A BYD mostrava mais um modelo para a Europa, da sua linha Ocean, o Seal U, um SUV baseado na versão berlina e com ares de Porsche Macan.

Muitos chineses

Marcas chinesas estavam presentes em maior quantidade, algumas mostrando frotas de modelos para os segmentos mais vendidos na Europa, outras veículos mais pequenos. Todas com o mesmo objetivo: conquistar a Europa, seja lá o que isso queira dizer.

Fora do salão, expostos no centro da cidade, podiam ser vistas as novas gerações do Mini Cooper e do Mini Countryman, a MB mostrou o CLA Concept e o Smart #3.

Conclusão

Honestamente, tenho dificuldade em perceber a utilidade de um evento como este. Quase não há novidades para ver, a divisão por dois locais só dificulta a visita e a ideia de que se trata de um salão de mobilidade só serve para tornar tudo ainda menos interessante. Mobilidade é uma necessidade, não é uma paixão, como os automóveis ainda são para muitos.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

Novidade – Renault Scénic E-Tech EV: Regresso em modo elétrico

 

TAGGED:BMW Série 5BYD SealfeaturedRenault ScénicTesla Model 3 restylingVW GTI
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Sep. 3 - 6pm CET - New Nissan JUKE Unveil Dynamic Outdoor - 17
1
Estive Lá

Será que o novo Juke ainda é o que era?

Por Francisco Mota 7 de Outubro, 2019
Base de donnée : Astuce Productions
1
Sabia Que?

DS 4 – Como o design francês quer rivalizar com o alemão

Por Francisco Mota 27 de Setembro, 2021
Audi_46
1
Hoje Guiei Um...

Teste  – Audi A6 Avant 50 TFSIe: Plug-in melhora ou piora?

Por Francisco Mota 27 de Março, 2023
150802-F-MZ237-054
1
Sabia Que?

Viagem de férias: como evitar os 5 pecados de Verão

Por Francisco Mota 1 de Agosto, 2019
200903-01_020-source
1
Sabia Que?

Nissan desenvolve fibra de carbono “low cost”

Por Francisco Mota 3 de Setembro, 2020
Global-semiconductor-shortage
1
Crónica à 6ª

Crónica – Falta de “chips” encolhe listas de opcionais

Por Francisco Mota 25 de Junho, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?