Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
peugeot-208-2019-450-fr.512299.17
1
Crónica à 6ª

Carros elétricos vão de patins, mas não todos…

IMG_20200521_165230
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot 3008 “Plug-in”: SUV com 300 cv biológicos

IMG_20210928_140418
1
Estive Lá

Porsche – coleção milionária de vencedores de Le Mans em Lisboa

BYD HAN (6)
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – BYD Han: O verdadeiro anti-Model S

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Primeiro Teste – Toyota Prius PHEV: A quinta revolução
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota Prius PHEV: A quinta revolução

Francisco Mota
Última atualização: 3 de Julho, 2023 21:01
Por Francisco Mota
PARTILHAR

O novo Toyota Prius PHEV já está nas estradas portuguesas, é a quinta geração que traz uma revolução no estilo e não só. Primeiro Teste TARGA 67 em Portugal, com condução de Francisco Mota, para descobrir as primeiras sensações ao volante e conhecer os principais detalhes.

Conteúdos
CO2 não emitidoA quinta geração é plug-inVárias revoluçõesPor dentroComplicaçõesMenos familiarMais potênciaMaior autonomiaEm modo híbridoMelhor dinâmicaControlo remotoConclusão

 

Os números nem sempre dizem tudo, mas estes dizem muito: Desde que a primeira geração do Toyota Prius foi apresentada em 1997, já foram vendidos cinco milhões em todo o mundo, ao longo de quatro gerações.

Mais de cinco milhões de Prius vendidos desde 1997

Se alargarmos a contagem a todos os modelos híbridos da Toyota, as vendas estendem-se aos 23 milhões. Tendo em conta os baixos consumos que caraterizam o modelo desde o início, são muitas toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas para a atmosfera ao longo de um quarto de século.

CO2 não emitido

Por serem tipicamente fiáveis, os híbridos da Toyota fazem muitos quilómetros, muitos quilómetros em que as emissões de CO2 e de gases poluentes, prejudiciais à saúde, deixaram de ser emitidos para a atmosfera nas quantidades de modelos convencionais não híbridos.

Potência máxima combinada é agora de 223 cv

E isso continua a acontecer, com o parque rolante de Toyota híbridos que continua a circular por todo o mundo. Até agora, nenhuma marca terá contribuido tanto para a redução das emissões de CO2 e de poluentes como a Toyota, nem as marcas que fabricam veículos 100% elétricos. A quantidade de híbridos a circular, por agora, é muito maior.

A quinta geração é plug-in

Dito isto, a Toyota decidiu lançar na Europa a quinta geração do Prius apenas em versão PHEV, ou seja, híbrido “plug-in”. A razão apontada é que já tem suficientes “full hybrid” na sua gama, e queria diferenciar mais o Prius dos outros modelos.

Visual de família de futuros modelos

Para o modelo, não é novidade, pois o primeiro Prius PHEV surgiu como opção ao HEV na terceira geração em 2012 e tem estado disponível. Na verdade, em mercados como o do Japão – único país onde o Prius é fabricado – e o dos EUA, continua a existir uma versão HEV “full hybrid” não recarregável do exterior.

Várias revoluções

Esta quinta geração traz várias revoluções, a primeira das quais está no estilo. Enquanto as anteriores se esforçavam por ser o mais aerodinâmicas possível e apresentar um visual que as identificasse de imediato como algo especial, este novo Prius é simplesmente elegante.

Claro que a estética é sempre subjetiva, mas duvido que alguém vá acusar o novo Prius de ter um desenho estranho. De perfil, percebe-se de imediato que o ponto mais alto da carroçaria deixou de estar sobre os lugares da frente e passou para os de trás, sendo 50 mm mais baixo.

Traseira tipo fastback mudou muito

A silhueta é quase a de um coupé de quatro portas, com o vidro traseiro ao estilo “fastback” e o da frente quase tão inclinado como o capót dianteiro. A frente mostra como vai ser o ar de família de futuros Toyota, a começar já com o novo C-HR. A traseira tem um desenho particularmente bem conseguido.

Por dentro

O novo Prius é mais baixo que o modelo anterior, mas a altura nos lugares da frente não foi muito penalizada. A posição de condução é totalmente diferente, mais baixa, mais desportiva, com o volante mais na vertical. Mas o painel de instrumentos digital está sobre lotado de ícones e é para ser visto sobre o volante, o que obriga a colocá-lo um pouco mais baixo do que gosto.

Muito boa posição de condução

O ecrã central tátil é fácil de usar, talvez tenha botões virtuais a menos. A alavanca da transmissão é a habitual dos híbridos da Toyota, com posição “B” de maior regeneração. Esta função pode regular-se em três níveis, mas apenas no menu do computador de bordo do painel de instrumentos, ao fim de várias páginas e só com o carro parado. Patilhas no volante teriam sido melhor.

Complicações

De resto, a Toyota insiste em complicar com os botões de seleção de modos de propulsão nos seus PHEV. Tal como no RAV4, também o Prius tem um botão Auto EV/HV, que corresponde ao modo híbrido normal. Depois tem um botão HV/EV, onde se pode alternar entre o modo 100% EV ou o modo Save. Deixando o botão carregado durante alguns segundos, acede-se à função Charge, que carrega a bateria em andamento.

Ergonomia complicada em alguns botões da consola

Depois, há os habituais botões dos modos de condução Eco/Normal/Sport/Custom, que regulam o acelerador, assistência de direção e climatização. A suspensão não tem amortecedores adaptativos.

Menos familiar

O espaço atrás é suficiente para dois adultos, sem ser fantástico e a mala tem apenas 287 litros de capacidade. A vocação familiar das antigas gerações é aqui um pouco esquecida.

Altura nos lugares de trás não tão boa como comprimento

Olhando e tateando os materiais do interior, encontram-se muitos plásticos duros ficando claro que o Prius não está ao nível do mais recente Corolla, neste aspeto.

Mais potência

O sistema híbrido continua a ter um motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros, sem turbocompressor com 150 cv, e dois motores elétricos, um associado ao motor a gasolina, para fazer os arranques desde parado e em andamento; e outro associado à transmissão, para fazer a tração, com 163 cv. Ambos podem fazer regeneração na desaceleração, mas existe um gerador separado para isso.

Motor a gasolina 2.0 de 152 cv e motor elétrico de 163 cv

Face ao modelo anterior, a potência subiu dos 122 para os 223 cv e isso é mais uma pequena revolução para as ambições e posicionamento do novo Prius.

Maior autonomia

A bateria é 54% maior, tendo uma capacidade de 13,6 kWh. Segundo a Toyota, isso é suficiente para uma autonomia em modo elétrico de 86 km (era de 50 km), modo que se pode usar até aos 135 km/h. Vou ter que fazer um teste mais prolongado e em condições mais controladas para confirmar tudo isso.

Conforto piorou face à geração anterior

Comecei este Primeiro Teste em Portugal – depois de ter guiado um pré-série do Prius na Grécia há vários meses – em modo elétrico. A força e suavidade do motor elétrico é convincente, sobretudo em condução urbana. Mas mesmo em estrada se mostrou mais do que apto pois funciona até aos 135 km/h.

Em modo híbrido

Passando ao modo híbrido, a baixa velocidade e sem exageros no acelerador, a transmissão não faz o motor a gasolina subir de regime assim que se pede um pouco mais de performance, confiando primeiro no desempenho do motor elétrico.

Autonomia em modo elétrico sobe a 86 km

A direção está bem assistida e o pedal de travão também se mostrou progressivo o suficiente. A suspensão é bem mais firme do que na geração anterior e isso é mais uma pequena revolução no Prius. Obstáculos urbanos como passadeiras elevadas, tampas de esgoto desniveladas e buracos transmitem solavancos ao habitáculo. Não são pancadas, mas os ocupantes são sacudidos.

Melhor dinâmica

A parte positiva deste novo acerto de suspensão é que o Prius tem um comportamento em curva muito mais envolvente que qualquer das anteriores gerações. A frente é muito mais rápida e precisa a entrar em curva, resiste bem à subviragem e tem pouco inclinação lateral em curvas apoiadas.

Desenho mais ousado e elegante neste novo Prius

As prestações anunciadas, com os 0-100 km/h em 6,8 segundos, dão um travo desportivo ao Prius e ajudam a explorar uma plataforma que tem na rigidez uma característica que é fácil sentir na maneira consistente como o carro curva, em todos os pisos.

O fantasma do “aspirador” – como alguns chamavam ao efeito de variação contínua que a transmissão de trem epicicloidal gera –  só se volta a encontrar em aceleração a fundo, por exemplo numa entrada em autoestrada, quando se quer subir a velocidade depressa. Mas de uma forma um pouco mais contida que anteriormente, devido à maior potência disponível.

Controlo remoto

O Prius foi enriquecido com mais ajudas à condução, entre elas está a possibilidade de o tirar de um lugar de estacionamento apertado, ficando do lado de fora a operar uma App de smartphone, como se fosse um carrinho telecomandado. Tem também maior conetividade, incluindo atualizações à distância.

Condução muito mais envolvente na quinta geração

Tem também a opção por um teto com células fotovoltaicas, capaz de acumular 8 km de autonomia se estiver parado durante um dia inteiro debaixo de sol forte.

Conclusão

Esta quinta geração do Prius reposicionou-o por completo face à anterior. É agora um modelo com algumas ambições ao nível do envolvimento da condução, não lhe chamaria propriamente desportivo, mas quase. Com um preço base de 41 990 euros, o Prius posiciona-se a par do Corolla Hybrid com motor 2.0, na versão mais equipada GR Sport.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link

Crónica – Encontro em Madrid com o futuro da Lancia

TAGGED:featuredPHEVPlig inPrius HybridPrius PHEVPrius Plug-inToyotaToyota HybridToyota Prius
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20200106_145417
1
Hoje Guiei Um...

Em casa?… Leia “Um teste por dia”: Skoda Scala 1.0 TSI

Por Francisco Mota 26 de Março, 2020
50
Sabia Que?The car of the year

Jurados russos suspensos do The Car Of The Year 2022

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
007_Dacia Duster Journey Guincho
1
Crónica à 6ª

Crónica – Por que os Dacia são como são

Por Francisco Mota 23 de Dezembro, 2023
Volkswagen initiates system changeover to e-mobility – Product
1
Sabia Que?

VW ID.3 – faltam 8 meses: hoje foi feito o primeiro em Zwickau

Por Francisco Mota 4 de Novembro, 2019
X-Over Domination 2023
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Nissan Ariya e companhia: Eletrificados na neve

Por Francisco Mota 2 de Março, 2023
thumbnail-video-success-stories-Peugeot-connected-nav-services_1920x1080
1
Crónica à 6ª

Coisas que irritam 4 – o GPS que nunca funciona bem

Por Francisco Mota 27 de Agosto, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?