Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação

Primeiro Teste – Polestar 4: Família a crescer, finalmente!

IMG_20210518_115943
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Mustang Mach-E: pode um SUV elétrico ser um Mustang?

ElétricosHoje Guiei Um...

TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y

M2_24
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BMW M2 Coupé: Só para quem gosta

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Primeiro Teste – Kia EV3: Agora muda tudo
Estive Lá

Primeiro Teste – Kia EV3: Agora muda tudo

Francisco Mota
Última atualização: 12 de Novembro, 2024 9:47
Por Francisco Mota
kia-ev3-baseline-frost-blue-dynamic-hires-003
PARTILHAR

A Kia tem vindo a reinventar-se regularmente nos últimos anos. Mas agora vai mudar tudo com o EV3 100% elétrico. A prioridade para os SUV vai ser total e o desenho estreado no EV9 é para estender a toda a gama. Francisco Mota já guiou o EV3 no Primeiro Teste internacional, desta vez em estradas portuguesas, com fotos de Alexander Herold.

Conteúdos
Estilo vai fazer escolaChassis mais rígidoJantes de 17″ melhor que 19″Vocação familiarConclusãoKia EV3 Tech 81,4 kWh

Pode parecer incrível, mas o EV3 usa a mesma plataforma E-GMP do EV9, um SUV com 5,0 metros de comprimento. Claro que as dimensões foram adaptadas ao topo do segmento B-SUV. Na verdade, o EV3 situa-se entre o B-SUV e o C-SUV, tendo o mesmo comprimento de 4,3 metros do Peugeot 2008 e 2,68 metros de distância entre-eixos, quase o mesmo que os 2,74 metros da distância entre-eixos do Peugeot 3008. Este posicionamento permite à KIA ir buscar clientes a dois segmentos e já vamos ver que isto não é apenas um chavão do marketing.

Estilo vai fazer escola

O estilo “quadrado” da carroçaria e as luzes dianteiras e traseiras em forma de constelação estrelar são uma derivação daquilo que conhecemos do EV9, com a frente ligeiramente mais arredondada, mas com as cavas das rodas bem marcadas, que podem levar pneus de 17” ou 19”. Os primeiros são melhores para o conforto e os segundos para o estilo, mas ambas são originais o suficiente. Esta linha de estilo será usada em todos os próximos elétricos da Kia, por uma razão simples, todos vão ser mais ou menos SUV. Com base na plataforma E-GMP, a Kia já confirmou o EV4 e o EV5, a lançar em 2025, sendo o primeiro um SUV-Coupé e o segundo um SUV maior que o EV3. Usando outra plataforma, partilhada com o Hyundai Inster, também já foi anunciado um citadino elétrico, o EV2. Ainda há espaço para dois hipotéticos EV6 e EV7…

Para o EV3 estão previstos três níveis de equipamento: Drive (39 900€), Tech (44 500€) e GT-Line (47 500€). Todos estão equipados com um novo motor dianteiro mais compacto de 204 cv de potência, 283 Nm de binário e tração à frente; mas o Drive tem uma bateria de 58,3 kWh enquanto os dois mais caros têm bateria de 81,4 kWh. A bateria maior anuncia uma autonomia em ciclo combinado WLTP de 605 km, enquanto a mais pequena anuncia 436 km. Para 2025 está previsto o lançamento da versão AWD com um motor por eixo e tração às quatro rodas, ainda sem ficha técnica divulgada, mas será a versão GT. Outra diferença do EV3 para o EV9 e EV6 é a arquitetura elétrica, que nos dois modelos maiores é de 800 Volt e no EV3 se fica pelos 400 Volt, para poupar nos custos, com um tempo de carregamento de 31 minutos, de 10 a a 80% de carga, num carregador de 128 kW DC. O peso total desta versão do EV3 é de 1930  kg.

Chassis mais rígido

Quanto ao chassis, o EV3 tem suspensão McPherson, à frente e independente multibraço, atrás. Tem também amortecedores sensíveis à frequência, com dois níveis de amortecimento selecionados automaticamente pelo sistema de comando, consoante o tipo de estrada. O sistema de regeneração de energia na desaceleração conta com três níveis de intensidade e ainda o nível zero, a função “one-pedal” e o nível automático, tudo se comanda por umas minúsculas patilhas no volante. O função “one-pedal” imobiliza o EV3 e pode ser ativada em todos os níveis, sendo ainda possível ajustar a sua intensidade numa página do “infotainment”.

Apesar de não parecer, o EV3 foi sujeito a um tratamento aerodinâmico com algumas curiosidades. Na frente há cortinas ativas que só abrem quando é preciso mais arrefecimento, no fundo há uma carenagem que cobre 80% de toda a superfície, a via traseira é mais estreita que a da frente, as jantes têm um desenho de baixo atrito ao ar, os puxadores das portas são encastrados e o para-choques de trás tem um spoiler no fundo. Há dezenas de auxiliares eletrónicos à condução, com os habituais avisos acústicos que se podem desligar, mas que voltam a ser ligados quando se desliga e liga o Kia EV3. Há também uma função que permite estacionar o Kia a partir de fora do carro, accionando o comando à distância.

Jantes de 17″ melhor que 19″

A Kia propôs para este Primeiro Teste TARGA 67 a versão de tração à frente com a bateria maior de 81,4 KWh, com os vários níveis de equipamentos e, portanto, jantes de 17” e de 19”. Depois de testar a última, foi fácil perceber que o efeito estético não compensa alguns solavancos e oscilações em pisos menos que perfeitos. Quando passei para uma versão com jantes de 17” o aumento de conforto foi notável, apesar de haver um menor controlo das massas, com maior inclinação lateral em curva e oscilações mais acentuadas em pisos com muitas lombas e depressões. Mas nada de pancadas “secas”.

No volante há um botão para escolher entre os modos de condução Eco/Normal/Sport/My drive/Snow. As diferenças não são enormes, mas nota-se a melhor resposta do acelerador em modo Sport e a direção menos leve. Contudo, o modo Eco mostrou-se bem adaptado a baixas velocidades com uma entrega de binário bem calculada, sem brusquidão.

Em autoestrada (velocidade limitada a 170 km/h), o EV3 mostrou-se muito silencioso, não só pelo trabalho feito na aerodinâmica, mas também no incremento de rigidez da estrutura. Em estrada secundária, com piso imperfeito e curvas médio/rápidas o EV3 mostrou uma boa resistência à subviragem nas entradas em curva mais ambiciosas, mas com o ESC a resolver bem o assunto. Num ritmo mais rápido (a Kia anuncia os 0-100 km/h em 7,7 segundos) a carroçaria faz os movimentos habituais num SUV, não se notando que tenha havido qualquer intenção de lhe dar uma faceta mais dinâmica. É um familiar confortável e está bem assim.

Vocação familiar

A vocação familiar nota-se no habitáculo, desde logo no espaço disponível, quer na frente, quer atrás onde o comprimento disponível está acima da média. Piso plano, o lugar do meio não é demasiado estreito e o acesso não é difícil, pois o tejadilho é plano. A qualidade dos materiais varia consoante o sítio do interior para onde se olhe e as cores das versões menos equipadas podiam ser mais alegres do que o habitual “cinzento Kia”. A posição de condução é relativamente alta, mas a relação entre o ajuste amplo do volante, as formas do banco e o posicionamento dos pedais, permitem um postura correta. A haste para ligar o carro e para escolher as relações de transmissão está atrás do volante, meio escondida pelo braço da direita, um erro ergonómico em que a Kia insiste. Outro é a colocação dos comandos táteis da climatização entre o painel de instrumentos e o monitor central tátil, todos juntos numa mesma peça, só que o volante tapa os comandos da climatização.

A Kia deixou algumas teclas físicas no habitáculo, por exemplo no volante e no meio da consola. Uma escolha que aplaudo, por não deixar tudo na esfera digital. Original é a prateleira deslizante na consola central, que forma um apoio para um computador portátil, útil para usar com o EV3 parado, como é lógico… A mala tem 460 litros de capacidade e o “frunk” tem 25 litros, existindo ainda vários porta-objetos no habitáculo o que facilita uma utilização diária.

Conclusão

Totalmente vocacionado para uma utilização familiar, o EV3 cumpre a sua missão com algum brilhantismo. Claro que se trata de um 100% elétrico e a disponibilidade de pontos de carga determina muito da tranquilidade com que se convive com o EV3. Mas esta versão, com a bateria grande, anuncia uma autonomia acima da média do segmento. Provavelmente, por razões de preço será a versão com a bateria mais pequena a mais procurada, que tem uma autonomia na média do segmento. Uma coisa é certa, a Kia confia que o EV3 vai passar a ser o seu modelo mais vendido na Europa.

Francisco Mota

Kia EV3 Tech 81,4 kWh

Potência: 204 cv

Preço: 44 500 euros

Ler também, segundo o LINK: Teste – Kia EV9: Super SUV elétrico quer lutar com BMW

TAGGED:KiaKia EVKia EV2Kia EV3Kia EV4Kia EV5Kia EV6Kia EV9
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
Deixe o seu comentário Deixe o seu comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

S20_0327
1
Estive LáVídeos

GTS é o melhor dos 4 Macan? Testei todos, para tirar as dúvidas

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
BYD_teste
Estive Lá

Primeiro Teste – BYD Atto 2: No coração do mercado

Por Francisco Mota 16 de Fevereiro, 2025
Sébastien Loeb
1
Estive Lá

Entrevista – Sébastien Loeb: “Não combinei nada com Ogier!…”

Por Francisco Mota 26 de Maio, 2022
IMG_20180921_110134
1
Estive Lá

VW Iltis é o antepassado do Audi Q8, não acredita?…

Por Francisco Mota 25 de Setembro, 2018
IMG_20191023_115635
1
Estive Lá

Salão de Tóquio: reportagem das “loucuras” dos japoneses

Por Francisco Mota 23 de Outubro, 2019
IMG_20181115_132435
1
Estive Lá

O Vitara já não é o que era… e ainda bem!

Por Francisco Mota 20 de Novembro, 2018

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?