Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
front_side_view
1
Estive Lá

Lynk & Co: “quota” vai custar 500€ mensais, tudo incluído

CL16.074.001
1
Sabia Que?

Citroën “autorizada” a trazer de volta o C6 já em 2021

210810M
1
Estive Lá

Levante Hybrid: o Maserati mais aguardado chega em Junho

Volvo Concept Recharge Exterior front view
1
Sabia Que?

Volvo investe milhares de milhões em novas baterias

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Primeiro Teste – Alfa Giulia e Stelvio 2023: A sua última chance
Estive LáVídeos

Primeiro Teste – Alfa Giulia e Stelvio 2023: A sua última chance

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:30
Por Francisco Mota 9 Min leitura
PARTILHAR

Em 2027, toda a produção da Alfa Romeo será de veículos 100% elétricos. Mas, até lá, é preciso cuidar dos modelos que constam do seu catálogo. Por isso o Giulia e o Stelvio receberam ligeiros retoques, para esta fase final do seu ciclo de vida, que fui conhecer num Primeiro Teste TARGA 67.

Conteúdos
Novos clientesA reta finalO que mudou?Os mesmos motoresBase continua competenteUm gozo de guiarMotor mais que suficienteConclusão

 

Para muitos dos célebres “alfistas” ainda deve ser difícil dizer na mesma frase Alfa Romeo e carros 100% elétricos. Mas a rota para a eletrificação está muito bem definida e foi relembrada durante este Primeiro Teste TARGA 67 dos retocados Giulia e Stelvio.

Recordando então o calendário para a eletrificação: a primeira versão 100% elétrica de um modelo atual estará no mercado em 2024 e deverá ser o Tonale a ter a honra de levar a marca para o mundo exclusivo dos eletrões.

Alfa Romeo Stelvio e Giulia em nova versão Competizione

Depois, em 2025, será a vez do lançamento do primeiro modelo que só estará disponível com motorização elétrica e em 2027 acabam-se os motores a combustão.

Ou seja, daqui a quatro anos, será impossível comprar um Alfa Romeo novo que não seja um 100% elétrico, um BEV. Uma mudança radical para uma marca com tanta e tão rica história no mundo dos motores a gasolina. Mas é uma realidade que se impõe.

Novos clientes

Por mais que amem a Alfa Romeo e a sua história – e que olhem com ceticismo para a eletrificação – a verdade é que não são os “alfistas” que vão garantir o futuro da marca. Provavelmente nunca foram.

Habitáculo com o seu desenho muito italiano

A marca fundada em 1910 precisa de novos clientes, clientes que apreciem os novos produtos por aquilo que eles vão ser e não pelo passado, que foi muitas vezes um fardo difícil de carregar para cada novo modelo lançado. Por melhor que fosse, nunca estava ao nível dos clássicos.

A reta final

Mas enquanto a eletrificação não domina o catálogo, é preciso garantir que os modelos atuais consigam fazer uma despedida da melhor maneira possível. Uma reta final a fundo!

Estes ligeiros retoques no Giulia e Stelvio são tão ligeiros que não chegam a ser um “facelift” é, sobretudo, um pretexto para voltar a falar destes dois modelos que até terminaram o ano de 2022 numa tendência positiva. Segundo a marca, o Giulia foi a berlina Diesel mais vendida do segmento D.

Novo painel de instrumentos digital

A marca admite que o ponto de comparação, o ano de 2021, é de vendas tão baixas que qualquer subida seria sempre percentualmente significativa. Como marca, a Alfa Romeo subiu 24%, mas é claro que as vendas foram dominadas pelo lançamento do Tonale, que já representa 60% do total.

O que mudou?

Mas afinal o que mudou no Giulia e no Stelvio? Para começar, os faróis passam a ter matriz de LED com três elementos a fazer lembrar o SZ Zagato e as luzes de trás também foram reformuladas no seu interior. A clássica grelha “Trilobo” recebeu um novo acabamento, idêntico ao estreado pelo Tonale.

A grelha recebeu um acabamento semelhante ao do Tonale

Por dentro, o painel de instrumentos digital TFT de 12,3” passou a ser semelhante ao usado no Tonale, com três visualizações, mas o ecrã tátil central não foi mudado e continua muito pequeno, para os padrões atuais, mas com atualizações “over the air”.

Os dois modelos passaram a vir equipados com a tecnologia NFT (Non-Fungible Tokens) que permite um registo digital inviolável da vida do carro, incluíndo todas as revisões e reparações feitas na rede oficial, o que potencia o valor residual.

Os mesmos motores

Não há alterações mecânicas, a gama disponibiliza uma versão de base do Diesel 2.2 com 160 cv e tração atrás e duas versões com tração às quatro rodas Q4.

O desenho do Stelvio continua atual e original

Uma com o mesmo Diesel , mas com 210 cv e outra com o motor 2.0 a gasolina de 280 cv, todos de quatro cilindros e turbocomprimidos. Existe um autoblocante mecânico em opção para as versões Q4 mais potentes e para o RWD. Mais tarde vai voltar o Quadrifoglio.

Há uma nova App para comando de algumas funções à distância, maior conetividade e evolução nas ajudas eletrónicas à condução.

Base continua competente

De resto, o Stelvio e o Giulia continuam a oferecer aquilo que se conhece de bom da plataforma Giorgio. Estilo inconfundível, ambiente do habitáculo muito italiano e uma experiência de condução realmente desportiva.

Novos faróis de Matriz de LED com três elementos

Isso mesmo tive oportunidade de revisitar num trajeto em montanha, perto de Madrid ao volante do Stelvio Q4 AWD a gasolina de 280 cv. Piso molhado, alerta de nevões na rádio mas estrada ainda limpa e sem trânsito.

Um gozo de guiar

A distribuição de pesos de 50% por eixo fica bem patente na maneira como o Stelvio distribui os esforços pelas quatro rodas e como negoceia as curvas de forma eficiente.

A suspensão de braços sobrepostos à frente permite uma excelente rapidez na entrada em curva, bem ajudada por uma direção muito direta, que pareceu melhor calibrada do que em unidades que  guiei no passado.

Boas prestações do motor a gasolina de 280 cv

A suspensão traseira multibraço controla muito bem os movimentos da traseira, quando se pede um pouco mais ao sistema de tração às quatro rodas, capaz de entregar binário suficiente às rodas de trás para fazer rodar o Stelvio nas curvas em que o condutor desejar.

Claro que o tato da suspensão é um pouco firme, mas não em excesso, não sacode os ocupantes de forma violeta quando o piso piora, sabe processar o asfalto irregular. Informa, mas não incomoda.

Motor mais que suficiente

A resposta do motor a gasolina de 280 cv pode ser regulada no comando rotativo ADN, desde a primeira posição, mais lenta e indicada para pisos escorregadios e para condução económica, passando pelo modo normal, que serve para quase tudo e chegando ao modo D, que é sem dúvida o mais emocionante

O Stelvio continua a ter uma condução muito desportiva

É neste modo que vale mesmo a pena passar a alavanca da caixa automática de oito relações para a posição manual e usar as grandes patilhas metálicas fixas à coluna da direção, não ao volante. A sua atuação é muito rápida e decidida, seja a subir ou a descer, acrescentando maior controlo à condução.

Conclusão

Os preços do Giulia começam nos 53 350 euros e os dos Stelvio nos 62 150 euros, ambos para as versões Diesel de 160 cv e tração atrás. A gama inclui versões Super, Sprint, Ti e Veloce, além de uma nova versão especial Competizione, que acrescenta jantes maiores, suspensão de amortecimento variável e sistema de som Harman-Kardon à versão Veloce. Se o Giulia ou o Stelvio sempre estiveram na sua lista de carros que gostaria de ter, esta é a sua última oportunidade. Estão à venda a partir de Abril.

Francisco Mota

Ler também seguindo o link:

Vídeo – Teste Alfa Romeo Tonale 1.5: O que vale o novo SUV?

TAGGED:AlfaAlfa GiuliaAlfa RomeoAlfa Romeo GiuliaAlfa Romeo TonaleAlfa StelvioAlfa TonalefeaturedStelvio
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

20230322_104754 (1)
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota Corolla 1.8 Hybrid 2023: anda mais e gasta menos

Por Francisco Mota 22 de Março, 2023
Cooper_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mini Cabrio Cooper S Resolute: Ainda irresistível

Por Francisco Mota 16 de Agosto, 2022
IMG_20190116_081215
1
Sabia Que?

Use a caixa e baixe 10% os consumos: 7 “truques” que resultam!

Por Francisco Mota 30 de Agosto, 2019
Motorsport Classic 2023 RZ.indd
1
Sabia Que?

Quatro presentes de Natal para quem gosta de carros

Por Francisco Mota 5 de Dezembro, 2022
33
Crónica à 6ª

Crónica – Como poupar gasolina: 10 dicas que nunca falham

Por Francisco Mota 11 de Março, 2022
2019-audi-e-tron_100682287_h
1
Sabia Que?Vídeos

Retrovisores vão acabar… finalmente!

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?