Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Sandero Stepway: versão GPL ainda faz sentido?

160 Years Opel
1
Sabia Que?

Opel faz 160 anos: das máquinas de costura aos carros elétricos

Teste – Mini Countryman SE All4: Elétrico pouco mini

IMG_20201007_101354
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Polestar 2: o Tesla Model 3 da Volvo

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Porsche – coleção milionária de vencedores de Le Mans em Lisboa
Estive Lá

Porsche – coleção milionária de vencedores de Le Mans em Lisboa

Francisco Mota
Última atualização: 28 de Setembro, 2021 19:04
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

A Porsche trouxe a Lisboa alguns dos seus modelos que venceram as famosas 24 horas de Le Mans. A coleção pertence ao museu da marca e tem um valor incalculável. A exposição itinerante comemora os 70 anos da primeira participação da Porsche em Le Mans.

Conteúdos
917 KH de 1971936/81 Spyder de 1981962C de 1987911 GT1 de 1998919 Hybrid de 2016Conclusão

 

Por ocasião de uma reunião de investidores da Porsche que decorreu no Centro Cultural de Belém, a Porsche trouxe a Lisboa uma coleção de alguns dos seus mais famosos modelos vencedores das 24 horas de Le Mans.

São exemplares que pertencem à marca e que dificilmente alguma vez estarão à venda, mas o seu valor é de muitos milhões de euros, pois trata-se de carros genuínos.

Expostos em simples estrados de madeira, sem nenhum tipo de vedação e colocados nos espaços públicos exteriores do Centro Cultural de Belém, estas preciosidades podem ser apreciadas de muito perto. Mas não vale tocar, pois os seguranças estão bem atentos…

Os modelos em exposição fazem parte da coleção oficial da Porsche que ascende às 700 unidades e contém todas as variantes de modelos alguma vez produzidos pela marca, bem como os carros de competição mais importantes.

Entre eles encontram-se os 19 Porsche que venceram as 24 horas de Le Mans, considerada a corrida de resistência mais dura do mundo. Desses 19 exemplares, o museu da Porsche escolheu alguns para integrar uma digressão durante 2021.

Esta digressão, o Roadshow 2021, celebra os 70 anos desde a primeira participação da Porsche em Le Mans, que se saldou logo por uma vitória na sua classe.

De então para cá, a marca esteve presente em todas as edições da prova, umas vezes a nível oficial, outras através de concorrentes privados. No total, diversos modelos da Porsche venceram a sua classe em Le Mans por 108 vezes, até hoje.

917 KH de 1971

Para o Centro Cultural de Belém, a Porsche trouxe modelos históricos como o 917 KH, que venceu as 24 horas de Le Mans em 1971, uma máquina que pesava apenas 800 kg, para uma potência de 600 cv, debitados por um motor 5.0 de 12 cilindros opostos.

936/81 Spyder de 1981

Vencedor em 1981, este descapotável pesava apenas 850 kg e utilizava um motor de 2,65 litros, 6 cilindros boxer, com dois turbocompressores, debitando 620 cv. O modelo era uma atualização do 936 que venceu a prova em 1976 e 1977 e que estava na altura no museu. Com um novo motor, a potência subiu 100 cv e o 936 voltou a ser competitivo.

962C de 1987

Feito para a regulamentação do Grupo C, o 956 deu origem ao 962, que era uma evolução. Passou do motor 2,65 litros biturbo para um novo 3.0 litros biturbo e a potência subiu aos 700 cv. Pela primeira vez na Porsche, era integralmente arrefecido a água. O ano de 1987 marcou a sexta vitória do duo 956/962C.

911 GT1 de 1998

Primeiro modelo da marca com estrutura em fibra de carbono construída pela Porsche, o 911 GT1 tinha um motor 3,2 de seis cilindros opostos e com dois turbos, debitando 550 cv. A regulamentação obrigava à produção de pelo menos um carro de estrada, homologado para circular na via pública.

919 Hybrid de 2016

Entrada da Porsche no mundo dos híbridos com um motor V4 de 2,0 litros a servir de base a um sistema híbrido que debitava 900 cv combinados. A primeira de três vitórias consecutivas surgiu em 2015 e o 919 Hybrid é considerado o Porsche de competição mais sofisticado de sempre.

Conclusão

Além dos vencedores de Le Mans, a Porsche também trouxe alguns dos modelos de produção mais recentes, como o 911 GT3 Touring, Cayenne Turbo GT e Taycan Cross Turismo.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Primeiro teste – Taycan Cross Turismo: super-carrinha, off-road e elétrica

TAGGED:24h Le MansfeaturedLe MansMotorsportPorschePorsche 911Porsche 917Porsche 962C
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Duster_29
1
Hoje Guiei Um...

Último Teste – Dacia Duster 1.5 dCi: Vai ficar na história

Por Francisco Mota 25 de Outubro, 2023
210810M
1
Estive Lá

Levante Hybrid: o Maserati mais aguardado chega em Junho

Por Francisco Mota 18 de Abril, 2021
2019 Opel Corsa-e
1
Estive Lá

Novo Corsa tem base Peugeot: será um verdadeiro Opel?

Por Francisco Mota 10 de Junho, 2019
IMG_20190910_160835
1
Sabia Que?

Qual é o carro, qual é ele, que tem um… aquário?

Por Francisco Mota 16 de Setembro, 2019
details_ds_21_01
1
Sabia Que?

O recorde do Citroën DS que só foi batido pelo Tesla Model 3

Por Francisco Mota 12 de Maio, 2019
Aston MartinPortraitsGaydon, England25th July 2017Photo: Drew Gibson
1
Crónica à 6ª

CEO da Aston Martin “arrasa” elétricos, autónomos e… políticos

Por Francisco Mota 19 de Julho, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?