Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20190731_134332
1
Estive Lá

“Toutes les voitures du monde”: quem se lembra da “bíblia” dos automóveis?

Citroen_60
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Citroën C5 Aircross Hybrid: Um verdadeiro Citroën

Ford Bridgend - all-new 1.5L 3Cylinder engine line
1
Crónica à 6ª

Carros elétricos já estão a criar desemprego

1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – FIAT 600e: Elétrico à italiana

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Elétricos > Novidade – Toyota elétrico dos Olímpicos feito em Portugal
ElétricosEstive Lá

Novidade – Toyota elétrico dos Olímpicos feito em Portugal

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:38
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

A Toyota vai fabricar em Portugal um veículo elétrico para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris. O APM tem como missão transportar atletas dentro do recinto, mas poderá ser o princípio de uma nova categoria de meios de transporte elétricos de curta distância.

Conteúdos
Doados a ParisMade in PortugalMuito versátilVolante do Aygo X100 km de autonomiaToyota nos JOConclusão

 

A fábrica de Ovar da Salvador Caetano foi a escolhida para fabricar o APM, um veículo elétrico concebido no centro de desenvolvimento da marca na Bélgica, para ser utilizado nos próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris em 2024.

O APM (Acessible People Mover) terá como missão transportar atletas dentro do recinto dos JO, em particular atletas com deficiência para as provas dos Jogos Paralímpicos. Contudo, durante o período do evento, terá uma matrícula para poder ser movido pelos seus próprios meios nas vias públicas.

Devido às suas necessidades específicas em termos de dimensões, para poder transportar facilmente uma cadeira de rodas e ainda mais quatro ocupantes, o APM excede as normas dos quadriciclos com motor.

Doados a Paris

Mas a intenção da Toyota é mostrar às autoridades francesas que um veículo deste tipo poderá ser muito útil em deslocações curtas, justificando um novo tipo de homologação.

Será a fábrica de Ovar da Salvador Caetano a produzir o APM

Para incentivar a que isso aconteça, após os JO, a Toyota vai doar as 250 unidades do APM usadas nos JO à edilidade de Paris, para que sejam utilizados em locais de perímetro limitado, proporcionando mobilidade de curta distância a indivíduos com mobilidade reduzida. A exemplo do que aconteceu nos JO de Tóquio.

Made in Portugal

Portugal e a fábrica da Salvador Caetano em Ovar foram escolhidos para garantir a produção dos APM, devido à grande flexibilidade da fábrica e dos seus trabalhadores. E também porque existe em Portugal um bom “know-how” sobre construção de estruturas tubulares, como é a que constitui o APM.

Este veículo para os JO de 2024 em Paris, é uma evolução do utilizado pela Toyota nos JO de Tóquio em 2020. Além do estilo, que é diferente, também outras evoluções foram feitas, por exemplo ao nível das dimensões.

Alguns componentes provenientes do Aygo X

A maior distância entre-eixos facilita o transporte de uma cadeira de rodas, enquanto que a rampa de acesso em alumínio, que tem de ser operada pelos voluntários no local, é agora mais leve, para lhes facilitar a tarefa.

Muito versátil

Há três filas de bancos, para quando não é preciso transportar cadeira de rodas. A fila do meio é virada para trás e os bancos são rebatíveis, libertando um espaço onde podem ser transportados outros objetos. As dimensões são suficientes para uma euro palete. O APM poderá ser usado também em casos de emergência.

Ao contrário da versão de Tóquio, que tinha a posição de condução central, esta versão europeia tem volante à esquerda para permitir transportar mais um passageiro. Todos os lugares têm agora cinto de segurança.

Volante do Aygo X

A visibilidade para a frente foi melhorada, com uma frente mais curta e vidro mais alto. Há uma cortina no lugar do vidro traseiro, para proteção contra o Sol e cortinas de plástico laterais recolhíveis, para proteger da chuva.

Transporte de cargas é outra das funções

Alguns componentes interiores são oriundos de modelos da Toyota, como o volante do Aygo X e os bancos, que recebem um forro decorado com traços que fazem lembrar as ruas de Paris. As formas do tejadilho de plástico aludem à pirâmide do Louvre.

100 km de autonomia

O tejadilho é agora mais alto e tem uma zona pintada em verde fluorescente, que se estende aos pilares, para melhor visibilidade pelos utilizadores.

Em termos mecânicos, o APM tem um motor elétrico dianteiro e tração às rodas da frente, atingindo os 20 km/h de velocidade máxima. A bateria tem 100 km de autonomia e carrega em 5h00 numa tomada de 220 Volt. Quanto às dimensões, são 3731mm de comprimento, 1657 mm de largura e 1970 mm de altura.

Uma cadeira de rodas é fixa na zona central

A Salvador Caetano construiu uma linha de montagem para a produção do APM, tendo recebido uma comitiva de engenheiros japoneses, com a missão de ajudar a fazer arrancar o projeto, o que está marcado para Fevereiro de 2024.

Toyota nos JO

Segundo a Toyota, o APM não tem intuitos de promoção da marca, nem dos seus produtos elétricos. O APM não vai aparecer nas transmissões televisivas, fazendo o seu papel nos bastidores, a favor da inclusividade. Outros pequenos veículos, como reboques de cadeiras de rodas também vão ser fornecidos pela Toyota.

Este APM da Toyota estará ao serviço nos Jogos Olímpicos

No total, a marca japonesa vai fornecer 2650 veículos eletrificados à organização dos JO, entre os quais 700 são para curtas distâncias, conhecidos como “last mile”. Mas também Mirai e Proace elétricos.

Conclusão

Com este projeto, a Salvador Caetano dá mais um passo no sentido da produção de veículos elétricos, juntando-se o APM aos autocarros “fuel cell”. Nada foi anunciado em relação ao futuro, mas poderá ser o início de outros projetos deste tipo, o que seria uma excelente notícia.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link: Teste – Toyota Corolla Cross Hybrid: 1.8 melhor que 2.0?

TAGGED:featuredJogos OlímpicosJogos Olímpicos 2024ParisToyotaToyota APMToyota Aygo XToyota JO
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Lotus-Evija-World-Tour-UAE---3
1
Sabia Que?

Lotus faz nova fábrica para o hipercarro elétrico Evija

Por Francisco Mota 9 de Julho, 2020
P90520629_highRes_bmw-vision-neue-klas
1
Crónica à 6ª

Crónica – Um dia todos os BMW vão ser assim

Por Francisco Mota 15 de Setembro, 2023
Honda_2
1
Hoje Guiei Um...

Último Teste – Honda CR-V Hybrid: Fenómeno de vendas

Por Francisco Mota 14 de Fevereiro, 2023
Toyota_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota Corolla 1.8 Hybrid: nova evolução híbrida

Por Francisco Mota 5 de Julho, 2023
TGR WEC 6h Portimão 16 abr 2023 3
1
Estive Lá

WEC 6h Portimão: Nos bastidores da Toyota e Peugeot

Por Francisco Mota 18 de Abril, 2023
906EACB8-D6BA-4CDB-AD10-47C97536D8EE
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Melhores momentos TARGA 67 de 2023 em vídeo

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?