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Estive Lá

Novidade – Lexus LBX: Um premium entre os B-SUV

Francisco Mota
Última atualização: 31 de Outubro, 2023 19:03
Por Francisco Mota 6 Min leitura
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É o Lexus mais pequeno de sempre, levando a marca Premium japonesa ao segmento B-SUV, o que mais cresce na Europa. Já esteve em Portugal, para um primeiro contacto estático. Saiba tudo no TARGA 67, em reportagem assinada por Francisco Mota.

Conteúdos
Interior à LexusSó “full hybrid”Cinco versões de equipamentoConclusão

 

Só vai chegar ao mercado nacional em Março, mas a Lexus precisa de começar a trabalhar este novo modelo com antecedência. Afinal, é a primeira vez que vai ter um modelo no segmento B-SUV.

O LBX é o Lexus mais pequeno de sempre (mede 4,19 metros) mas isso não quer dizer que a marca tenha abdicado das principais características que a identificam. O estilo é bastante original, face aos outros Lexus, mas há fatores o formato da grelha dianteira é da família de outros Lexus.

Apresentação do LBX em Lisboa

Talvez não seja muito arrojado, mas é elegante, com uma aparência de que é fácil gostar ao primeiro olhar, sem grandes reticências.

Interior à Lexus

A maior ligação com a gama Lexus encontra-se no habitáculo, com materiais de muito boa qualidade, para o segmento, num estilo simples sem ser simplista.

Ecrã tátil integrado na consola, em vez de destacado no topo, volante com excelente pega, bom painel de instrumentos digital e nem falta o punho da transmissão igual aos dos outros Lexus.

Várias cores disponíveis para o interior

O espaço é o que se pode esperar de um B-SUV que partilha a plataforma com o Toyota Yaris Cross, mas com a distância entre-eixos ligeiramente aumentada de 2,56 para 2,58 metros.

Ou seja, nos lugares de trás cabem dois adultos, que nem precisam de ser muito baixos, e o acesso é fácil, porque o LBX tem um tejadilho que não embarca na moda dos B-SUV coupés.

Nem faltam conjuntos de malas Lexus

A mala tem uma capacidade de 332 litros, um valor razoável para o segmento. E estas são todas as impressões que pude recolher num primeiro e rápido contacto estático com o LBX, nesta sua primeira passagem por Portugal.

Só “full hybrid”

Mas há mais para saber. A começar pela única motorização disponível em Portugal, um “full hybrid” que junta o motor a gasolina 1.5 de três cilindros atmosférico, com um motor elétrico de tração e um máquina elétrica que funciona maioritariamente como gerador.

Lexus LBX

É o mesmo sistema do Yaris Hybrid e do Yaris Cross Hybrid, mas com uma bateria de Níquel melhorada, a que a marca chama “bi-polar”, por ter uma nova configuração dos pólos, positivo e negativo, que lhe aumenta a densidade de potência. Isto permite uma resposta da bateria duas vezes mais rápida, segundo a Lexus.

A potência combinada é de 136 cv, o que lhe permite atingir os 100 km/h em 9,4 segundos. As emissões de CO2 são inferiores a 120 g/km, no ciclo misto WLTP.

Cinco versões de equipamento

A gama inclui cinco versões, a versão base e quatro que se posicionam mais ou menos em paralelo: Elegant, Relax, Emotion e Cool.

Traseira com desenho convencional

Variam as cores exteriores e interiores, desenho de jantes, além do equipamento. A versão base, que se chama apenas LBX, já tem A/C automático de duas zonas, jantes de 17”, câmara de estacionamento, ecrã tátil de 7”, entre outros. Custa 34 950 euros mas estará disponível só em Junho.

A versão Elegant passa às jantes de 18” e acrescenta mais equipamento, por exemplo os bancos aquecidos, carregador wireless entre outros. Custa 38 500 euros.

A versão Emotion sobe mais um pouco no recheio e custa 41 500 euros, a versão Relax chega aos 44 000 euros e a Cool sobe aos 44 350 euros, incluindo bancos em pele.

Interior pareceu ter muito boa qualidade

Todas as versões, exceto a base, começam a ser entregues em Março, com as encomendas online já abertas, tendo sido feitas as 50 primeiras reservas.

Conclusão

O nome LBX tem significado, como acontece em todos os Lexus: o L é a marca, o B significa Breakthrough (avanço) e o X significa Crossover. Só o hipercarro LFA tinha recebido três letras, até agora o que mostra a importância deste B-SUV para a Lexus. O seu público alvo é o mais vasto até agora, para a marca, não sendo difícil estimar que será rapidamente o modelo mais vendido da Lexus, pelo menos na Europa. Isto, depois de outras marcas premium, de origem alemã, anunciarem a desistência dos segmentos B e C, para se concentrarem em modelos mais caros.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

Novidade – Lexus LM 350h: Monovolume de luxo por 170 500€

TAGGED:featuredLexusLexus LBXLexus LFALexus LSLexus RFToyota
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