Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
33 (2)
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Audi e-tron GT: Assim… a gasolina não deixa saudades!

IMG_20201101_120750
1
Crónica à 6ªThe car of the year

The Car Of The Year 2021: Yaris venceu e a minha votação foi assim

Porsche Sylt, Sylt, 2016, Porsche AG
1
Crónica à 6ª

Crónica – A ilusão dos combustíveis sintéticos

20240210_170442
1
Estive Lá

Exposição – O Porsche 911 Targa de Joana Vasconcelos

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Novidade – Hyundai Kauai: clara subida de escalão
Estive Lá

Novidade – Hyundai Kauai: clara subida de escalão

Francisco Mota
Última atualização: 7 de Março, 2023 10:00
Por Francisco Mota
PARTILHAR

A nova geração do Hyundai Kauai continua a ser um SUV posicionado no topo do segmento B-SUV. Mas é clara uma subida de escalão em aspetos como o estilo, o habitáculo e o desempenho da versão elétrica. Saiba todos os detalhes.

Conteúdos
100% elétrico é a estrelaFunções melhoradasMais próximo do TucsonFrente únicaMelhor qualidadeMais espaçoConclusão

 

Para mostrar a segunda geração do Kauai, a Hyundai escolheu um antigo silo de estacionamento de automóveis no centro de Berlim, que entretanto foi reconvertido em espaço multi-usos, com vocação para assuntos ligados à arte. O cenário industrial e utilitário não podia ser melhor.

Hyundai Kauai Electric

A nova geração do Kauai estará no mercado português durante o segundo semestre de 2023, provavelmente mais perto do final. Para começar estará disponível nas versões a gasolina 1.0 T-GDI de 120 cv e o HEV “full hybrid”, não haverá opção PHEV, devido à baixa procura desta solução no segmento.

100% elétrico é a estrela

Mas vai haver uma nova versão 100% elétrica que, segundo a Hyundai, até foi a prioritária no desenvolvimento desta geração. A Portugal deverá chegar em 2024 e foi agora apresentada com duas capacidades de bateria: a Standard com 48,4 kWh e a Long Range com 65,4 kWh.

A bateria mais pequena anuncia uma autonomia mista WLPT de 342 km, enquanto a bateria maior anuncia 490 km, para a mesma norma. Ambas as versões têm tração à frente, mas potências diferentes.

O Standard tem 114,6 kW (156 cv) enquanto que o Long Range tem 160 kW (218 cv). O binário de 255 Nm é igual em ambos. Quanto a carregamentos, a marca anuncia um tempo de 41 minutos para levar a bateria maior dos 10% aos 80% num carregador rápido.

Funções melhoradas

Há também uma nova função i-pedal para regeneração de energia nas desacelerações e uma função automática com o mesmo fim, que usa informação sobre o trânsito e perfil da via.

O Kauai já vendeu 510 000 unidades na Europa, 40% das quais foram da versão 100% elétrica e a segunda geração está incluida num conjunto de 11 novos EV que a Hyundai vai lançar no nosso continente até 2030.

Mais próximo do Tucson

A plataforma é nova, partilhada com o Kia Niro, de que o Kauai é um gémeo. Por isso a distância entre-eixos subiu em 60 mm, aumentando o espaço disponível em comprimento nos lugares da segunda fila.

Painel único junta instrumentos e ecrã tátil

O desenho deste novo Kauai reflete uma clara aproximação ao Tucson, sobretudo no desenho do perfil, onde se encontra o mesmo tipo de molduras das rodas e vincos em forma de “Z”. Mas Sangyup Lee, o chefe de estilo, afirmou que a marca não quer que os seus modelos se pareçam todos uns com os outros.

Frente única

Talvez por isso, a frente caracteriza-se por um friso de luz branca em LED que vai de um lado ou outro, deixando a frente bastante “limpa” de adornos. Sob o capót dianteiro há um “frunk” com volume para guardar os cabos da bateria, que têm a tomada também na frente.

Tomada de carga dianteira

Outros detalhes de estilo interessantes são o desenho dos para-choques da frente com “air curtains” que ajudam o coeficiente aerodinâmico a descer de 0,29 para 0,27. Em Portugal, todos os Kauai vão ter pintura em duas cores.

Também as jantes têm novos desenho e podem estar equipadas com pneus de medida 215/55 R18 ou de 235/45 R19 na versão N-Line, que surge com detalhes de decoração a refletir uma imagem um pouco mais desportiva, tanto por fora, como por dentro.

Melhor qualidade

No habitáculo, o painel de instrumentos e o ecrã central estão unidos numa só peça curva. Os comandos da climatização estão separados, o que é sempre boa ideia, e existem ainda bastantes botões físicos na consola.

O comando da transmissão está colocado na coluna de direção, à direita, em baixo, ao estilo dos antigos “satélites” o que não me pareceu a melhor solução. Mas liberta espaço na consola.

Bom espaço na segunda fila

Há um “head-up display”de 12” projetado no para-brisas e, para a versão elétrica, a escolha entre vários sons para marcha lenta, emitidos para fora, para visar peões e para dentro, para ajudar a guiar “de ouvido”.

Mais espaço

A perceção de qualidade melhorou face à geração anterior, apesar de a versão que pude observar ter materiais duros em todo o interior. O botão para escolha dos modos de condução está a meio.

O espaço atrás é generoso em altura e comprimento, com os bancos dianteiros 30% mais finos a contribuir. Na versão HEV, o piso é mais baixo o que permite às pernas irem melhor apoiadas no assento. Na versão elétrica, o piso sobe e obriga os joelhos a irem mais altos que as coxas. A mala anuncia 466 litros.

Na versão elétrica, a bateria de iões de Lítio pode ser usada para carregar outros dispositivos, incluindo trotinetes ou bicicletas elétricas, o chamado sistema V2L. Bem como atualizações de software “over the air”, uma chave digital e um reforço dos sistemas eletrónicos de ajuda à condução.

Conclusão

Ainda sem preços definidos para Portugal, é esperada uma subida, que pode chegar a um máximo de cinco mil euros, dependendo das versões. Esse reposicionamento, que coloca o Kauai mais próximo do segmento C que do B, vai dar mais espaço ao crossover mais pequeno Bayon, que deverá receber um “facelift” ainda este ano

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Teste – Hyundai Kauai Electric: o elétrico do povo?

TAGGED:featuredHyundaiHyundai KauaiKauaiKauai Electric
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

911_gt2_rs_michelin_raceway_road_atlanta_2019_porsche_ag (1)
1
Sabia Que?

Fazer um carro numa impressora 3D? A Porsche já começou…

Por Francisco Mota 1 de Setembro, 2020
T-ROC_10
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW T-Roc 1.5 TSI: será este o motor certo?

Por Francisco Mota 30 de Maio, 2022
35
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – M3 Competition x Giulia Quadrifoglio: qual o melhor?

Por Francisco Mota 12 de Setembro, 2021
5
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Kia Sportage HEV: sem cabos, sem complicações

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
2019.07.11
1
Sabia Que?

Lexus UX 300e: como se transforma um híbrido num elétrico

Por Francisco Mota 28 de Dezembro, 2020
02_bolide_front
1
Sabia Que?

Bolide para Ronaldo: Bugatti com 1850 cv dá mais de 500 km/h

Por Francisco Mota 28 de Outubro, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?