Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Defender_23_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Land Rover Defender P400e: “Plug-in” poupa 20 000€

IMG_20200617_135309
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Fiat Panda Hybrid: híbridos não se medem aos palmos

2017_Ferrari-GTC4Lusso-image-059-1024 - Cópia
1
Crónica à 6ª

Quais os 10 melhores carros para o Pai Natal?

Screenshot_13
Crónica à 6ª

Crónica – Os Alfistas e a Alfa Romeo 100% elétrica já em 2027

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > No dia em que fiz uma corrida de… Ford Transit!
Estive Lá

No dia em que fiz uma corrida de… Ford Transit!

Francisco Mota
Última atualização: 7 de Julho, 2019 22:17
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”3045″]O troféu Ford Transit foi alvo da piada fácil em 2010. Para tirar as dúvidas, fiz a primeira prova, em Vila Real, e o cepticismo deu lugar à incredulidade.

Conteúdos
As corridas (também) são istoConduzir lá no altoVai capotar?…Acredita, acredita!…Motor Diesel… não tem que enganarAfinal era assim…A descida de Mateus e o retrovisorA ganhar confiançaConclusão

 

Nada me podia ter preparado para uma corrida ao volante de uma Ford Transit e logo em Vila Real. Em retrospetiva, só posso dizer que foi uma das corridas mais “loucas” em que alguma vez participei. As emoções da corrida escrevi-as em Julho de 2010, no Autohoje, no texto que se segue.

As corridas (também) são isto

“Incrível! Depois de procurar no dicionário, não encontrei outra maneira de descrever a experiência que foi participar na primeira corrida (no mundo!…) em que o único modelo admitido é a Ford Transit 2.2 TDCI.

No papel, este original troféu monomarca tinha alguns dos ingredientes de um belo fiasco: furgões com motor diesel, preparação sumária e uma mistura entre pilotos estreantes e experientes.

Para tornar as coisas ainda mais “interessantes”, a primeira corrida foi em Vila Real. Em alguns pontos deste traçado citadino, mal cabe uma Transit, quanto mais oito!

Conduzir lá no alto

O primeiro contacto com este “carro de corrida” é desconcertante: em vez de descer para o banco de competição, tem que se subir. A coluna de direcção foi baixada, mas o volante continua um pouco “à camião.”

Olhando em redor, está lá tudo o que é preciso numa pista: cintos de cinco apoios adaptados ao sistema HANS, extintor, corta-circuitos e um gigantesco arco de protecção.

Dá-se à chave e o quatro cilindros Diesel faz o “glá-glá-glá” de uma qualquer Transit de trabalho. A alavanca da caixa está em posição alta, na consola, o que facilita, e os pedais estão bem colocados.

Vai capotar?…

O dia começou com os treinos livres. Nunca tinha andado no circuito de Vila Real, a não ser na véspera, no meio do trânsito. Tinha por isso duas coisas com que me preocupar: aprender a pista e aprender a guiar a Transit.

Para quem não passa o dia-a-dia a guiar um furgão, a posição de condução alta baralha os “sensores” do cérebro: é difícil acreditar que a Transit não vai capotar na próxima curva. Mas logo na primeira recta se percebe que a suspensão é mesmo de corrida, tem molas Eibach e amortecedores Bilstein.

A Transit transmite aquela necessidade de agarrar bem o volante, típica de carros de competição com muito camber à frente. Passada a curva, fica a sensação de que afinal podia ter entrado mais depressa.

Mas na chegada a uma zona de travagem forte, o pedal de travão vai quase ao fundo e tenho que usar a escapatória. Sigo para a “box” e prometem-me substituir “tudo” nos travões, antes da qualificação.

Acredita, acredita!…

Dito e feito: tenho discos, pastilhas e líquido de travões novos e algumas noções do traçado.

Uma volta tem 4,6 Km, a primeira metade sobe e a segunda desce, pela temível “descida de Mateus”, que tem uma chicane artificial quase no final.

Pelo meio ficam quatro rotundas, que se transformam em outras tantas chicanes, umas mais apertadas que outras mas todas intimidatórias: trava-se forte a olhar de frente para os pneus que protegem a rotunda, não há escapatória!

Motor Diesel… não tem que enganar

A electrónica do motor foi “mexida” e fez a potência do 2.2 TDCI subir de 140 para 180cv, com 450 Nm de binário. Mas, como se trata de um Diesel, a faixa de utilização óptima fica entre as 2000 e as 3800 rpm, não vale a pena puxar mais pelo motor.

Resultado, as curvas são todas de terceira para cima, mesmo as chicanes. Aliás, a primeira chicane é feita em quarta velocidade! O motor tem força, não lhe custa pegar na Transit e levá-la pela subida acima, ao som do silvo do turbo.

A tracção não é problema, a não ser que se exagere. O mais complicado é mesmo a travagem: sempre são 1600 Kg que as pastilhas Brembo têm que aguentar. É preciso acreditar…

Afinal era assim…

Consigo não ficar em último na qualificação. A partida lançada é como guiar com os olhos vendados: com uma Transit ao lado e outra à frente, não vejo sequer para que lado vai a pista.

Basicamente, vou atrás da Transit à minha frente, até que o pelotão se alonga e começo a ver alguma coisa. Tento aprender com os mais experientes e percebo que algumas das curvas que fazia em quarta, afinal são em quinta.

A descida de Mateus e o retrovisor

Na temível descida de Mateus, a esquerda longa e cega é para se fazer em sexta… a fundo! A tal Transit da frente falha uma passagem de caixa à saída de uma rotunda e ultrapasso-a. Claro que me entusiasmo!…

Na volta seguinte, queimo a travagem para a chicane artificial, vou em frente junto ao rail, parto o retrovisor da direita e, pior, lá perco o lugar. Não esmoreço.

A posição de condução alta é excelente para calcular ao milímetro as razias aos rails, que me deixam a pensar: “é desta!” Mas a Transit parece que se “encolhe.”

A ganhar confiança

Ganho confiança e começo finalmente a atirar a Transit para dentro das curvas como se fosse um carro com metade do tamanho e dois terços do peso, ouço os Pirelli P Zero (os mesmo usados pelos WRC em asfalto) a escorregar às quatro rodas.

É incrível como a subviragem está controlada e a traseira nunca fica leve demais. Mas exagero numa travagem tardia, bato de frente nas protecções dos rails e deixo lá um bocado do pára-choques: marcha-atrás e… siga! Não se estragou mais nada.

Levo a bandeira de xadrez a pensar que agora é que estava pronto para começar a corrida.

Conclusão

Se fosse em Inglaterra, onde tudo serve para fazer corridas, um troféu Ford Transit seria quase normal. Por cá, ainda há quem olhe de lado. Sem razão.

Depois de ter participado na primeira corrida, no circuito de Vila Real, só posso dizer que não me divertia tanto numa pista há algum tempo. Agora só falta que cheguem mais concorrentes, para aumentar o pelotão e… a emoção.”

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também, seguindo o link:

Agora é oficial: afinal o Diesel não está morto

TAGGED:ComerciaisfeaturedFordPista CorridasTransitTroféuVelocidadeVila RealWRC
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

frosty-windshield-tease-today-161228_a31a780da9bdd33385ff3f2e451393ab.fit-560w - Cópia
1
Sabia Que?

Como tirar gelo do vidro num minuto

Por Francisco Mota 9 de Janeiro, 2019
PR Honda _ Honda altera logótipo em campanha de sensibilização_1
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica: como as marcas sobrevivem ao Covid-19

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
DSC06599
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BYD Seal AWD 3.8 S: O maior rival do Model 3

Por Francisco Mota 25 de Janeiro, 2024
Volvo XC40 T5 Thumbnail
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste em vídeo – Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
csm_1_NAC_Lancamento_carreira_electrica_Carris-6914_9abb31dace
1
Crónica à 6ª

Crónica – Barcos e autocarros elétricos em Lisboa: o mau da fita não é o automóvel

Por Francisco Mota 30 de Janeiro, 2021
lex-lfz-cy21-0004-2
1
Sabia Que?

LF-Z Electrified: um dia todos os Lexus vão ser assim

Por Francisco Mota 7 de Abril, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?