Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
220470_default_1571928452
1
Sabia Que?

Inspeção periódica: “check-list” para passar à primeira

All New Renault Clio - Exterior Project Genesis (37)
1
Estive Lá

É assim a quinta geração do Clio

Targa 67 - Volvo XC90_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Volvo XC90 Recharge T8 eAWD: com maior autonomia

Targa 67 - Toyota Bz4x_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Teste Toyota bZ4X: a estreia nos elétricos

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Mitsubishi Space Star: o último dos (mini) samurais
Estive Lá

Mitsubishi Space Star: o último dos (mini) samurais

Francisco Mota
Última atualização: 12 de Fevereiro, 2020 17:48
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”4890″]O segmento dos citadinos está a desaparecer debaixo de uma “tempestade perfeita” que lhe caiu em cima. São poucos os que continuam a resistir.

Conteúdos
Emissões foram a estocada finalFicaram poucos resistentesO que mudou e o que não mudouVariação contínua por 1200 €Conclusão

 

O contexto atual para o segmento dos pequenos citadinos, os mais pequenos carros à venda no mercado, o chamado segmento A, não podia ser pior.

Há vários anos que o segmento acima, o dos utilitários como o Clio, tem desviado clientes de modelos do segmento abaixo, como o Twingo. As diferenças de preço não são suficientes para que a maioria dos clientes opte pelo mais pequeno, se pode ter o maior.

O segmento A era o dos compradores jovens, mas os jovens que ainda querem comprar carro preferem (ou não têm outra escolha…) ir buscar um usado ou semi-novo de um segmento acima.

Os citadinos também eram o segundo carro da família, o carro para as “voltinhas” como se costumava dizer.

Mas as crises e a descida do poder de compra foi acabando com esse “luxo”, ou substituindo-o, novamente, pela compra de um usado.

Emissões foram a estocada final

Chegou a pensar-se que a eletrificação seria uma boa oportunidade para o segmento A: um carro pequeno e leve não precisa de uma bateria tão grande para ter uma autonomia razoável, era a lógica.

Mas o custo das baterias arrasou com essa lógica e os citadinos elétricos que estão a surgir no mercado estão obrigados a ser autênticos produtos de luxo.

A estocada final nos citadinos chegou com as normas de emissões de 95 g/km de CO2. Nenhum desses pequenos carros emitia tão pouco, precisava de investimento para que os motores conseguissem lá chegar.

Precisavam de ser hibridizados, mas isso custa dinheiro, tornando o preço final inaceitável pelo mercado.

E nem sequer a ilusão das sinergias e do aumento de volume resolveu o problema.

Que o diga a Smart e a Renault, que já anunciaram o fim da parceria que deu origem aos últimos Fortwo, Forfour e Twingo.

Que o diga também a PSA, que já anunciou desistir da parceria que tinha com a Toyota para fazer os gémeos C1, 108 e Aygo.

A Toyota diz que vai continuar, mas a Ford tirou o recente KA+ de campo e a Opel desistiu do Adam e do Karl, se bem que aqui as razões são mais complexas.

Estão ligadas à compra pela Opel pela PSA e pelos royalties que a PSA teria que pagar à GM, para continuar a produzir os dois citadinos. Claro que isso ainda iria tornar tudo mais caro.

Ficaram poucos resistentes

Com tantas desistências, são poucos os que sobram no mercado. Os resistentes vêm da Fiat, com o “luxuoso” 500 e o prático Panda; da Hyundai/Kia, com o i10 e Picanto e do Grupo VW, que vai manter o up!, mas com os preços atualizados.

E da Mitsubishi que acaba de renovar o seu Space Star, com um segundo restyling desde que foi lançado em 2014. Apresentado agora em Lisboa.

Este verdadeiro último Samurai acaba de receber a frente de família que assim fecha o ciclo, estando em todos os modelos da marca à venda na Europa.

O “Dynamic Shield” talvez não fosse exatamente aquilo de que o Space Star estava à espera, em termos de equilíbrio de estilo. Mas a imagem de família é mais importante.

Seja como for, os compradores particulares que o vão comprar, têm outras prioridades.

O que mudou e o que não mudou

No topo da lista está a relação benefício/preço, que a marca melhorou com mais equipamento, como um novo painel de instrumentos, novo monitor tátil central com navegação Tom Tom, Android Auto e Carplay; e mais espaços para arrumação.

As jantes de liga leve de apenas 15” também têm novo desenho, bem como o para-choques e farolins traseiros com LED.

A plataforma não foi mexida, continuando a ter o mesmo espaço interior.

O único motor disponível é o 1.2 de três cilindros e 80 cv. A caixa manual de cinco velocidades recebeu relações mais longas, com os consumos  e as emissões a descer 2%.

Em média, o Space Star gasta 5,4 l/100 km e emite 121 g/km de CO2, ainda longe dos 95 g/km a que a norma europeia obriga para o total da gama de cada construtor.

Variação contínua por 1200 €

Há uma caixa de variação contínua em opção, que os homens da Mitsubishi dizem que “os jornalistas europeus não gostam”, acrescentando que os compradores, depois de experimentar, nunca mais voltam a uma caixa manual.

E preços?… Para um privado que se apresente num ponto de venda da Mitsubishi com vontade de comprar um Space Star de caixa manual e no nível de equipamento mais acessível, o Intense, é-lhe proposta uma campanha de lançamento, associada a um financiamento, que coloca o preço nos 12 350 euros, menos 2 900 euros que o preço de tabela.

Conclusão

Qual o segredo da Mitsubishi para continuar a vender o Space Star, depois de fazer parte da Aliança Renault/Nissan/Mitsubishi e sem partilhar nada com as outras marcas do grupo?

Talvez o facto de o Space Star, que se chama Mirage noutros mercados, ser fabricado há seis anos na fábrica da marca na Tailândia. A mão de obra é barata, os componentes também e os custos do projeto há muito tempo que foram amortizados.

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também, seguindo o Link:

Carros pequenos vão desaparecer

 

TAGGED:AygoCity CarsfeaturedHyundai i10MitsubishiPicanto KiaSpace StarToyotaUpVW Up
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

64
Sabia Que?

Nova versão Tesla Model Y RWD custa menos 17 000 euros

Por Francisco Mota 29 de Agosto, 2022
R-DAM_1079920 (2)
1
Sabia Que?

Renault E-Tech: híbridos menos poluentes e mais económicos

Por Francisco Mota 15 de Junho, 2020
Skoda_50
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Enyaq Coupé 80 RS: Tudo e mais alguma coisa

Por Francisco Mota 22 de Agosto, 2023
58
1
Hoje Guiei Um...

Último teste – BMW i3: Ainda continua muito à frente

Por Francisco Mota 26 de Abril, 2022
2019 - Essais presse Nouvelle Renault ZOE en Sardaigne
1
Crónica à 6ª

Crónica – Tem um Zoe?… A Renault sabe tudo sobre si

Por Francisco Mota 23 de Outubro, 2021
PEUGEOT_E308SW_TESTDRIVE_2311TC069
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Peugeot E-308 SW: A mais vendida torna-se elétrica

Por Francisco Mota 21 de Novembro, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?