Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
RENAULT CLIO E-TECH
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Clio E-Tech: híbrido com 15 velocidades

1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mini JCW: 2.0 turbo de 231 cv bate recorde de vendas

Halle_4_Genf_2019_1Y7A5960
Crónica à 6ª

Crónica – Salão volta a Genebra em 2024, mas há um “se”

IMG_20190813_113701
1
Hoje Guiei Um...

Teste Kodiaq RS de 239 cv: “isto” é mesmo um Skoda?…

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Lexus NX: a nova geração de um SUV milionário
Estive LáVídeos

Lexus NX: a nova geração de um SUV milionário

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:31
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

A segunda geração do Lexus NX chega a Portugal no início de 2022, mas as pré-reservas já começaram. O novo SUV premium acrescenta um “plug-in” à versão híbrida e muda naquilo em que os compradores mais o criticavam.

Conteúdos
Quase tudo novoEstilo redefinidoInterior: uma revoluçãoNovas funçõesO “full hybrid”O “plug-in”Conclusão

 

Desde a sua apresentação, em 2014, o Lexus NX, o SUV intermédio da marca premium da Toyota, já entrou no clube dos milionários, ao ultrapassar a barreira do milhão de unidades vendidas em todo o mundo. A Europa absorveu 170 000 exemplares.

Em Portugal, o NX tem tido uma carreira discreta, mas 1/3 das suas vendas são feitas na Europa e já foi o quarto modelo mais importado na China. Mas não é só no volume de vendas que o NX é importante para a Lexus.

Sete em cada dez compradores do NX venderam um modelo de outra marca para comprar o Lexus. É aquilo a que se chama um modelo de conquista de clientes novos para a marca.

Quase tudo novo

Mas a Lexus quer mais, neste mundo sedento de SUVs, por isso numa tele-conferência em que participei, com ligação direta ao Japão, fiquei a saber que a marca decidiu mudar praticamente tudo na segunda geração do NX, já que 95% das peças são novas.

A plataforma passou a ser a GA-K, com maior rigidez estrutural, partilhada com o novo Toyota RAV4, mas ninguém diria, olhando-o por fora. A grelha típica da Lexus está ainda maior, mas com um visual modernizado.

Os faróis de LED são mais esguios, o perfil tem menos vincos e mais superfícies lisas, ganhando imenso com o crescimento da distância entre-eixos em 30 mm e com a colocação das rodas mais próximo dos extremos da carroçaria, pois o comprimento só aumentou 20 mm.

Estilo redefinido

A nível de estilo, a maior mudança é mesmo na zona traseira, criticada pelos proprietários da geração anterior por parecer demasiado alta e estreita. O trabalho aqui feito foi exatamente no sentido oposto, com vias mais largas, ombros sobre as rodas mais destacados e a zona do habitáculo mais baixa. As jantes vão até às 20”.

De uma forma geral, o estilo ficou menos “estranho”, mais elegante e mais “possante”, uma sensação que ganha destaque sobretudo na vista traseira, com luzes de formato mais apelativo.

Interior: uma revolução

Por dentro, o NX passou por uma revolução, dando razão aos responsáveis da Lexus quando afirmam que o novo modelo assinala uma nova fase na marca. O painel de instrumentos é digital e o tablier está mais orientado para o condutor, sobretudo o novo ecrã tátil central de 14 polegadas.

O seu software é mais rápido, tem comando por voz com o “prompt” “Hey Lexus!” e deixou de ter o impreciso “touchpad” típico dos modelos da Lexus, mas uma crítica de vários clientes. A consola foi simplificada, mas não deixou de ter os botões da climatização fora dos menus do infotainment, o que é sempre uma boa opção.

Novas funções

A posição de condução foi melhorada, os botões do volante são mostrados no Head Up Display, quando se lhes toca, de modo a que o condutor não tenha que desviar os olhos da estrada, quando os usa.

Como seria de esperar, o pacote de ajudas eletrónicas à condução foi muito melhorado, a Lexus diz que agora prevê mais 36% de cenários de risco e o Lexus Safety System Pack está presente em todas as versões, não é opcional.

Uma das novas funções está nos fechos interiores das portas, que são elétricos e estão coordenados com o sensor de trânsito. Se for detetado um veículo a aproximar-se, quando o condutor se prepara para abrir a porta, o sistema não deixa abrir a porta.

O “full hybrid”

Na Europa e em Portugal vão estar disponíveis duas versões, um “full hybrid” e um híbrido “plug-in”, ambos com o motor 2.5 de quatro cilindros. O primeiro recebe a designação 350h e está disponível em versões com tração mecânica à frente ou às quatro rodas. Emprega um sistema híbrido de quarta geração, com 242 cv de potência máxima combinada.

A Lexus afirma que as emissões reduziram em 10%, tal como os consumos. Tem uma nova bateria de iões de Lítio e anuncia a aceleração 0-100 km/h em 7,7 segundos. Outro dos progressos é que consegue rodar em modo elétrico até aos 155 km/h.

O “plug-in”

A segunda versão emprega um híbrido “plug-in” pela primeira vez na Lexus e recebe a designação 450h+. A potência máxima combinada é de 306 cv, anunciando os 0-100 km/h em 6,0 segundos.

Segundo a Lexus, a bateria de 18,1 kWh tem uma autonomia em modo elétrico de 63 km. As emissões de CO2, pela norma WLTP, são de 43 g/km.

A Lexus garante que a bateria não rouba espaço à mala e que até há um compartimento sob o piso para guardar os cabos de recarga.

Para alguns mercados, como o da Rússia, vão estar disponíveis duas versões não híbridas, sempre com o mesmo motor: o NX 250, com 199 cv e o NX350, o único com turbocompressor e 279 cv.

Conclusão

A chegada da nova geração do NX a Portugal está marcada para o início do próximo ano, com as pré-reservas já a começar. O que o NX não deverá ter é uma versão 100% elétrica, pela simples razão de que, já em 2022, será lançado um SUV elétrico com base na nova plataforma do grupo, projetada exclusivamente para modelos elétricos.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Vídeo – Lexus UX 300e em teste: qual a autonomia real?

TAGGED:featuredLexusLexus HybridLexus PHEVRAV4ToyotaToyota RAV4
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

093_wireless_car_charging (1)
1
Sabia Que?Vídeos

Elétricos: carregamento sem cabos, por que está atrasado?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
industrial-robotic-arms-of-kuka-ag-mount-body-parts-to-a-news-photo-1583768548
1
Crónica à 6ª

Crónica – Indústria automóvel: como será o “day after”?

Por Francisco Mota 3 de Abril, 2020
IMG_20200823_124149
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Duster 1.0 TCe: 100 cv por 13 500€ é a escolha certa?

Por Francisco Mota 8 de Outubro, 2020
1024px-Znak_B-33_140kph.svg
1
Crónica à 6ª

Velocidade em Portugal: 140 km/h deveria ser o limite?

Por Francisco Mota 25 de Janeiro, 2020
Opel Corsa A
1
Sabia Que?

1982: quem se lembra do (seu) primeiro Corsa?…

Por Francisco Mota 23 de Dezembro, 2019
20240227_113517
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Opel Astra ST Electric: Segunda vida das carrinhas

Por Francisco Mota 29 de Fevereiro, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?