Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20200713_110730
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Novo Defender: faz jus ao antepassado?

15191-GoodwoodFestivalofSpeed2023-SolusGT
1
Estive LáVídeos

Entrevista – McLaren Solus GT: Explicado pelo seu mentor

IMG_20201101_120750
1
Crónica à 6ªThe car of the year

The Car Of The Year 2021: Yaris venceu e a minha votação foi assim

Kia_EV3_teste
Hoje Guiei Um...

Teste – Kia EV3: Trunfo na manga

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Jaguar I-Pace ganha Car Of The Year no desempate
Estive LáThe car of the year

Jaguar I-Pace ganha Car Of The Year no desempate

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 10:15
Por Francisco Mota 4 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”1869″]Surpreendendo alguns observadores, o Jaguar I-Pace venceu o Car Of The Year 2019, mas foi preciso ir a desempate, pois o resultado da pontuação deu empate a 250 pontos com o Alpine A110.

Conteúdos
De cortar a respiraçãoTeve que ir a desempateDomínio dos “especiais”

Foi preciso ir a desempate para saber quem iria ganhar o Car Of The Year 2019. Depois de todos os votos contabilizados, o resultado dava um empate no primeiro lugar entre o Alpine A110 e o Jaguar I-Pace, ambos com 250 pontos.

O júri de 60 membros de 23 países, ao qual tenho a honra de pertencer, produziu um empate para o primeiro lugar, na primeira vez da vida do COTY, desde a sua fundação em 1964.

De cortar a respiração

O anúncio do resultado final aconteceu hoje, no Salão de Genebra, nas vésperas da sua abertura, como é já hábito há oito anos consecutivos. Nesta cerimónia, os votos foram apresentados por país e por ordem alfabética, como sempre. E até se saber a votação dos jurados do Reino Unido, quatro carros ainda poderiam ambicionar a vitória: Alpine A110, Ford Focus, Jaguar I-Pace e Kia Ceed. O Citroën C5 Aircross estava muito perto e só o Peugeot 508 e o Mercedes-Benz Classe A ficaram mais para trás.

Nunca tal coisa tinha acontecido no COTY, em mais de 50 anos de existência, e o seu presidente, Frank Janssen, não escondeu a emoção do momento quando, após o apuramento do resultado dos votos, confirmou o empate.

Teve que ir a desempate

O método de desempate previsto nos regulamentos é o de contar quantos jurados deram a sua pontuação máxima a um e a outro carro e mesmo assim o resultado foi muito próximo.

Pode ver a pontuação final aqui: http://www.caroftheyear.org incluindo a minha votação.

Não é a primeira vez que um carro elétrico ganha o COTY. A primeira geração do Nissan Leaf já o tinha conseguido. Mas é a primeira vitória de um Jaguar e logo de um Jaguar elétrico. Ian Callum, o chefe de estilo da casa inglesa, afirmou que “é uma vitória muito importante para a Jaguar, especialmente neste momento” numa referência às notícias que sugerem grandes mudanças na Jaguar Land Rover nos próximos tempos, em resultado das vendas estarem abaixo do esperado. Callum acrescentou ainda que “não é surpresa que um carro elétrico, com uma plataforma única e um design único vença um prémio como este.”

Domínio dos “especiais”

Curioso é notar que os dois primeiros classificados são modelos fora do “mainstream” pois um é um pequeno desportivo de dois lugares com produção limitada e o outro é um elétrico de luxo de preço elevado.

De realçar também o terceiro posto do Kia Ceed, a apenas três pontos do primeiro lugar, mostrando a evolução que a marca Sul-Coreana tem registado nos últimos anos ao alcançar este lugar no pódio.

A classificação final mostra também o grande equilíbrio entre os sete finalistas deste ano, com os cinco primeiros separados por apenas 50 pontos.

O resultado final do Car Of The Year 2019 foi este:

1º Jaguar I-Pace – 250 pontos

2º Alpine A110 – 250 pontos

3º Kia Ceed – 247 pontos

4º Ford Focus – 235 pontos

5º Citroën C5 Aircross – 210 pontos

6º Peugeot 508 – 192 pontos

7º Mercedes-Benz Classe A – 116 pontos

TAGGED:COTYfamiliaresfeatured
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Ford_1
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Ford Tourneo Connect: até podia ser uma boa ideia…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Mirai_DPL_2021_Detail_028
1
Crónica à 6ª

Crónica – Hidrogénio: VW diz não, Toyota diz sim. Quem tem razão?

Por Francisco Mota 21 de Maio, 2021
fuel-pump-eco-driving-tips - Cópia
1
Sabia Que?

Como baixar os consumos: 10 dicas para poupar 10%

Por Francisco Mota 16 de Janeiro, 2019
targa67
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – WRC 2022: O que têm em comum os carros de ralis e os de série?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Catalytic-Converter-Repair
1
Crónica à 6ª

Andam a roubar catalisadores: quer saber porquê?

Por Francisco Mota 4 de Outubro, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?