Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Polo_35
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Polo GTI Edition 25: Em vias de extinção

TypeR_Red-28
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Honda Civic Type R: Uma despedida em grande

P19_0116_a5_rgb
1
Estive LáVídeos

Cayenne Coupé: o SUV da Porsche deixou de ser… feio?

Skoda_7-1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Fabia 1.5 TSI Monte Carlo: “cheirinho” a ralis

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Jaguar I-Pace ganha Car Of The Year no desempate
Estive LáThe car of the year

Jaguar I-Pace ganha Car Of The Year no desempate

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 10:15
Por Francisco Mota 4 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”1869″]Surpreendendo alguns observadores, o Jaguar I-Pace venceu o Car Of The Year 2019, mas foi preciso ir a desempate, pois o resultado da pontuação deu empate a 250 pontos com o Alpine A110.

Conteúdos
De cortar a respiraçãoTeve que ir a desempateDomínio dos “especiais”

Foi preciso ir a desempate para saber quem iria ganhar o Car Of The Year 2019. Depois de todos os votos contabilizados, o resultado dava um empate no primeiro lugar entre o Alpine A110 e o Jaguar I-Pace, ambos com 250 pontos.

O júri de 60 membros de 23 países, ao qual tenho a honra de pertencer, produziu um empate para o primeiro lugar, na primeira vez da vida do COTY, desde a sua fundação em 1964.

De cortar a respiração

O anúncio do resultado final aconteceu hoje, no Salão de Genebra, nas vésperas da sua abertura, como é já hábito há oito anos consecutivos. Nesta cerimónia, os votos foram apresentados por país e por ordem alfabética, como sempre. E até se saber a votação dos jurados do Reino Unido, quatro carros ainda poderiam ambicionar a vitória: Alpine A110, Ford Focus, Jaguar I-Pace e Kia Ceed. O Citroën C5 Aircross estava muito perto e só o Peugeot 508 e o Mercedes-Benz Classe A ficaram mais para trás.

Nunca tal coisa tinha acontecido no COTY, em mais de 50 anos de existência, e o seu presidente, Frank Janssen, não escondeu a emoção do momento quando, após o apuramento do resultado dos votos, confirmou o empate.

Teve que ir a desempate

O método de desempate previsto nos regulamentos é o de contar quantos jurados deram a sua pontuação máxima a um e a outro carro e mesmo assim o resultado foi muito próximo.

Pode ver a pontuação final aqui: http://www.caroftheyear.org incluindo a minha votação.

Não é a primeira vez que um carro elétrico ganha o COTY. A primeira geração do Nissan Leaf já o tinha conseguido. Mas é a primeira vitória de um Jaguar e logo de um Jaguar elétrico. Ian Callum, o chefe de estilo da casa inglesa, afirmou que “é uma vitória muito importante para a Jaguar, especialmente neste momento” numa referência às notícias que sugerem grandes mudanças na Jaguar Land Rover nos próximos tempos, em resultado das vendas estarem abaixo do esperado. Callum acrescentou ainda que “não é surpresa que um carro elétrico, com uma plataforma única e um design único vença um prémio como este.”

Domínio dos “especiais”

Curioso é notar que os dois primeiros classificados são modelos fora do “mainstream” pois um é um pequeno desportivo de dois lugares com produção limitada e o outro é um elétrico de luxo de preço elevado.

De realçar também o terceiro posto do Kia Ceed, a apenas três pontos do primeiro lugar, mostrando a evolução que a marca Sul-Coreana tem registado nos últimos anos ao alcançar este lugar no pódio.

A classificação final mostra também o grande equilíbrio entre os sete finalistas deste ano, com os cinco primeiros separados por apenas 50 pontos.

O resultado final do Car Of The Year 2019 foi este:

1º Jaguar I-Pace – 250 pontos

2º Alpine A110 – 250 pontos

3º Kia Ceed – 247 pontos

4º Ford Focus – 235 pontos

5º Citroën C5 Aircross – 210 pontos

6º Peugeot 508 – 192 pontos

7º Mercedes-Benz Classe A – 116 pontos

TAGGED:COTYfamiliaresfeatured
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

5
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Kia Sportage HEV: sem cabos, sem complicações

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20190813_113701
1
Hoje Guiei Um...

Teste Kodiaq RS de 239 cv: “isto” é mesmo um Skoda?…

Por Francisco Mota 28 de Outubro, 2019
Copyright GREG
1
Crónica à 6ª

Crónica – Meo quer mudar o rumo da Renault

Por Francisco Mota 10 de Setembro, 2021
NOVO BYD TANG - LOW RES (1)
Estive Lá

Novidade – BYD Tang II: Evolução não pára

Por Francisco Mota 6 de Dezembro, 2024
Fiesta
1
Sabia Que?

Opinião – Porque a Ford tinha que acabar com o Fiesta

Por Francisco Mota 31 de Outubro, 2022
TRoc_6_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW T-Roc 1.5 TSI Cabrio: Os últimos raios de Sol

Por Francisco Mota 27 de Setembro, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?