Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
RR_58_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Range Rover Sport Plug-in: Porquinho mealheiro

Alpine A290 GTS blue - Photos
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Alpine A290: “Hot hatch” elétrico

Rindt-RK-06-02_8.indd
1
Fórmula 1Sabia Que?

Novo livro: Rindt, o campeão de F1 a título póstumo

RENAULT CLIO E-TECH (BJA HEV)
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Renault Clio E-Tech: Restyling na altura certa

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > GTS é o melhor dos 4 Macan? Testei todos, para tirar as dúvidas
Estive LáVídeos

GTS é o melhor dos 4 Macan? Testei todos, para tirar as dúvidas

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:31
Por Francisco Mota 12 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”5164″]Em poucas semanas tive a sorte de testar todas as versões do renovado Macan. O último foi o novo GTS, que fica logo abaixo do Turbo. Quer saber qual o melhor? Continue a ler…

Conteúdos
O último foi o GTSO que muda no GTSAmbiente mais desportivoEm marcha…GTS versus TurboE em estradas sinuosas?E os “outros” Macan?Uma boa porta de entradaQual o melhor, então?Conclusão

 

Juro que não foi planeado, mas por vezes acontecem “tempestades perfeitas” que me colocam nas mãos um conjunto de carros, num curto espaço de tempo, que se prestam a tirar conclusões interessantes.

Foi o que aconteceu com o renovado Porsche Macan. Comecei por testar o Macan S, depois o Macan, seguiu-se o Macan Turbo e ao mesmo tempo foi a apresentação internacional do novo Macan GTS, no Estoril. Todos guiados em Portugal, com algumas estradas percorridas em comum com os quatro.

Fiquei assim na invejável posição de poder comparar as quatro versões e decidir qual a melhor, uma tarefa tanto mais aliciante quanto o Macan é o melhor SUV do seu segmento para quem gosta de guiar depressa. Um dos meus preferidos, devo admitir.

O último foi o GTS

Começo pelo último, o Macan GTS, que se posiciona na gama entre o Macan S de 354 cv e o Macan Turbo de 440 cv. A potência fica a meio, com 380 cv, mais 20 cv que o Macan GTS anterior.

Isto porque o motor passou a ser o V6 2.9 biturbo de 2894 cc, o mesmo do Macan Turbo e já usado no Cayenne e Panamera.

[soliloquy id=”5178″]

Este motor tem dois turbocompressores colocados no centro do “V”, para diminuir o comprimento dos colectores de escape e encurtar o tempo de resposta das turbinas. E só o GTS e o Turbo o usam, na gama Macan.

Tem também apoios dinâmicos, para diminuir o efeito da sua inércia quando se acelera ou trava bruscamente. Melhora sobretudo a precisão da entrada em curva.

A caixa é uma PDK de dupla embraiagem e sete relações, com programação específica no GTS. Também a tração às quatro rodas, com embraiagem multidiscos central, tem uma afinação própria para o GTS.

O que muda no GTS

Mas a maior diferença está na suspensão. Em todos os Porsche, as versões GTS são sempre as mais viradas para a precisão da condução, excluindo a família GT dos desportivos.

Por isso, tanto as molas helicoidais, como as barras estabilizadoras são diferentes no GTS, mais focadas na precisão do comportamento e prazer da condução. O carro fica 15 mm mais baixo e mais firme que o Macan S.

[soliloquy id=”5187″]

Os amortecedores variáveis são de série, ficando para a lista de opcionais a suspensão com molas pneumáticas, que fazem descer a suspensão em mais 10 mm e o segundo nível de vectorização de binário.

Nos travões, há três escolhas: os tradicionais de aço, os revestidos a carboneto de Tungsténio e os carbo-cerâmicos. Os do meio são um exclusivo da Porsche. As jantes são de 20” com pneus mais largos atrás que à frente e o escape é desportivo.

Mas os GTS também se costumam distinguir na parte estética e este Macan GTS não esquece essa parte, com defletores aerodinâmicos específicos, na frente e no extremo do tejadilho, além do uso de superfícies com acabamento preto brilhante em vários detalhes.

Ambiente mais desportivo

Por dentro, o GTS recebe as últimas evoluções de toda a gama, como é lógico, acrescentando mais detalhes GTS como revestimentos em Alcantara, volante com pele específica e dois excelentes bancos desportivos, que são um exclusivo na gama Macan.

Basta dar à “chave” – que já não é chave, mas continua do lado esquerdo do volante, como é tradição na Porsche – para perceber de imediato aquele que é o cartão de visita do GTS: a sua assinatura sonora.

O escape tem um “cantar” bem mais exuberante que as outras versões, incluindo o Turbo. A cada toque no acelerador, o GTS ruge e encanta os ouvidos que gostam destas bandas sonoras mais clássicas.

Em marcha…

No volante, está o botão rotativo para mudar entre os modos de condução Normal/Sport/Sport Plus/Individual. Comecei no primeiro, que será sempre o mais usado pelos compradores do carro.

O conforto continua perfeitamente aceitável e a disponibilidade do motor muito boa a todos os regimes. A caixa é rápida e suave e o GTS guia-se com toda a facilidade.

Mas rapidamente passei aos modos que interessam, o Sport e o Sport Plus. Sem perder muito em conforto, ganha-se claramente em controlo da carroçaria e limitação da (pouca) inclinação em curva do modo Normal.

GTS versus Turbo

Por coincidência, dirigi-me ao autódromo do Estoril, onde foi instalada a base da apresentação internacional dos novos GTS (pode ver o primeiro teste dos 718 GTS 4.0 aqui: Teste 718 Boxster GTS 4.0: Porsche e o prazer do seis cilindros) no Macan Turbo que estava a testar nos mesmos dias.

Passando de imediato para o volante do GTS, claro que o interior do GTS tem um ambiente mais desportivo e os detalhes exteriores dão-lhe um ar mais apelativo. Se bem que tudo depende das especificações e dos opcionais que se escolherem para o Turbo.

Um primeiro arranque a fundo no GTS mostrou que pouco se perde em performance para o Turbo, os 0-100 km/h passam de 4,3 para 4,7 segundos. Na verdade, o som mais forte do escape do GTS até o faz parecer mais rápido.

Claro que, utilizando o motor até ao corte, se acaba por notar os 60 cv a mais do Turbo, mas isso será um benefício mais fácil de aproveitar numa “autobahn” sem limite de velocidade que noutro sítio qualquer. A velocidade máxima baixa dos 270 para os 261 km/h.

A diferença de binário máximo é mínima e os regimes a que é atingido também: 550 Nm/1800~5600 rpm, para o Turbo e 520 Nm/1750~5000 rpm, para o GTS.

A caixa PDK de dupla embraiagem acaba por dissolver esta diferença no que às recuperações no “mundo real” diz respeito.

E em estradas sinuosas?

Em estradas sinuosas, a diferença de atitude do GTS é muito ligeiramente mais focada na precisão, mas estamos a falar de sensações que podem ter mais a ver com o diferente desgaste dos pneus, a aderência do piso ou a inspiração do condutor.

Em qualquer deles, impressiona a rapidez e rigor das mudanças rápidas de direção e a autoridade com que a direção manda o GTS para onde o condutor ordena.

A banda sonora do GTS é sempre a mais entusiasmante, sobretudo mantendo o botão do escape no modo desportivo.

E os “outros” Macan?

Face a estes dois “pontas de lança”, o Macan S usa um motor V6 diferente, com 2995 cc, em vez de 2894 cc e apenas um turbocompressor. Debita 354 cv entre as 5400 e as 6400 rpm e o binário máximo de 480 Nm aparece entre as 1360 e as 4800 rpm.

É portanto um motor mais orientado para uma utilização menos desportiva, como fica bem claro quando se guia.

A tendência é estar sempre a escolher o modo Sport para ter uma resposta mais enérgica, em vez de manter o modo Normal, mas a aceleração 0-100 km/h de 5,1 segundos não é muito pior que o GTS.

O comportamento dinâmico continua muito preciso e controlado, acima da maioria dos concorrentes, mas não tão interactivo como o GTS.

Pode ler o meu teste ao Macan S seguindo este link:

Teste Macan S: o melhor SUV da Porsche ficou melhor?

Por fim, a versão de entrada, como o seu motor de quatro cilindros, turbo de 2.0 litros e 245 cv. Tem claramente menos ambições, mas, talvez por isso mesmo, acaba por nunca desiludir.

Uma boa porta de entrada

A maior leveza do motor acaba por permitir ao Macan 2.0 uma ligeireza apreciável quando chega a altura de virar a direção para entrar numa curva mais fechada. E a a aceleração 0-100 km/h de 6,7 segundos continua a ser muito interessante.

Pode ver aqui o meu teste, em vídeo, da versão especial Macan Soul:

Qual o melhor, então?

Seria fácil dar a resposta segundo os preços de cada um, mas isso acaba por não ser uma questão assim tão determinante para o tipo de compradores da Porsche e do Macan.

Afinal, com a versão base a custar 80 898 euros, ninguém vai à procura de uma pechincha, quando compra um Macan.

Depois de ter guiado as quatro versões do Macan, a minha opinião é a seguinte.

Para quem esteja a tentar gastar o mínimo, o Macan base é a escolha óbvia e não vai nunca ficar desiludido, A dinâmica é tão brilhante como nas outras versões e as performances superam as expetativas.

Entre os outros três, os preços oscilam entre os 98 001 do Macan S, os 111 203 euros do GTS e os 126 869 euros do Turbo. O motor do Macan S não é tão generoso quanto o do GTS e Turbo e o preço não é assim tão mais baixo. Para mim, o Macan S é a versão menos interessante.

Conclusão

Resta o “duelo” final entre o GTS e o Turbo. A atitude geral da versão GTS, com uma dinâmica um pouco mais focada, a decoração exterior e interior mais apelativa e a assinatura sonora mais expressiva agradam-me.

O motor do GTS é o mesmo do Turbo, apenas com 13% menos potência, o que pouca importância tem, quando restam 380 cv debaixo do pé direito.

O GTS seria a minha escolha face ao Turbo e ainda me sobravam 15 656 euros para gastar em opcionais, aumentando o nível de equipamento de série já muito “recheado” do GTS.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este link:

Teste 718 Boxster GTS 4.0: Porsche e o prazer do seis cilindros

 

TAGGED:featuredMacanMacan GTSMacan SMacan SoulMacan TurboPorschePorsche TurboSUV
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

46
1
Hoje Guiei Um...

Teste – RR Evoque P300e: o charme de sempre, agora em modo “plug-in”

Por Francisco Mota 15 de Junho, 2021
Alfa Romeo Tonale Plug-In Hybrid Q4 - Dynamic (18)
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Alfa Tonale Plug-in: este sim, já é mais desportivo

Por Francisco Mota 17 de Novembro, 2022
Jeep_40
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jeep Compass 4xe: “Plug-in” e tração às quatro

Por Francisco Mota 3 de Janeiro, 2023
AMDBSSuperleggeraWhiteStone28318-jpg_35740
1
Crónica à 6ª

Top 10 by Targa 67 – os melhores testes do ano

Por Francisco Mota 28 de Dezembro, 2018
10 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Porsche 718 Boxster 25 Years: E depois do adeus…

Por Francisco Mota 9 de Fevereiro, 2022
ESC_1083_00014
1
Estive LáVídeos

Primeiro Teste – Cupra Born: melhor ou pior que VW ID.3?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?