Os novos Volvo EX90 e XC90 já estão à venda em Portugal. Conheça os preços e todos os detalhes do novo 100% elétrico e do renovado PHEV em mais um Primeiro Teste TARGA 67, conduzido por Paulo Marmé.
Num evento de curta duração dedicado a conhecer o novo 100% elétrico EX90 da Volvo e o restyling do XC90, pude observar e sentar-me dentro dos dois modelos, tendo a marca dado a possibilidade de guiar os veículos, embora durante uns escassos e meramente “simbólicos” 10 minutos, num trajeto em reta de 6 km até à rotunda do farol da Guia, em Cascais, e regresso.
ADN Volvo
Fundamentalmente, foi uma oportunidade de perceber, ao vivo, que o fabricante sueco não descurou o seu ADN nestes SUV premium de sete lugares com produtos que garantem os habituais atributos da marca: espaço, conforto, ergonomia, segurança, requinte e elegância.


Deste superficial contacto, a Volvo deu a conhecer as motorizações nas quais estes dois veículos serão comercializados e quais os preços que terão em Portugal. O EX90 é o quarto elétrico Volvo a chegar aos stands, depois do XC40 Recharge (que mudou para EX40), C40 Recharge (que passou para EC40) e EX30. Este ano, ainda será lançada uma versão Cross Country do EX30 e um sedan, o ES90. Tudo propostas 100% elétricas.
Nova plataforma
O EX90 assenta numa nova plataforma (SPA2) e terá uma versão Single Motor com um motor de 279 cv de potência (205 kW) e uma bateria de 104 kWh que proporciona uma autonomia até 580 km. Este SUV elétrico de 5037 mm de comprimento terá ainda duas variantes de tração integral (Twin Motor), qualquer delas equipada com um pack de baterias de 111 kWh: uma com 408 cv (300 kW) e até 600 km de autonomia; outra com 517 cv (380 kW) e autonomia de até 590 km.



Para os condutores nacionais, um dado relevante é que este SUV elétrico da Volvo é Classe 1 nas autoestradas portugueses com dispositivo Via Verde. Em matéria de preços, o EX90 apresenta-se com um preço chave na mão para empresas desde 62.461€ + IVA. Adquirido através de renting, a renda é a partir de 795€ + IVA. Pelo facto de ser elétrico, tem isenção de IUC, podendo as empresas contar com isenção de Tributação Autónoma e dedução de 100% do IVA. No segmento E-SUV, a Volvo tem a ambição de, em Portugal, vir a ter 15% do segmento com este seu EX90, modelo que o construtor considera ser o seu mais seguro veículo de sempre.
Restyling do XC90
O XC90 (4953 mm de comprimento) mantém-se o porta-estandarte da marca, tendo agora recebido uma lavagem estética (grelha redesenhada) e melhorias, desde logo ao nível da plataforma que, embora seja a mesma do anterior modelo (a SP1), conta com afinações diferentes, designadamente na suspensão. Trata-se, por isso, de um restyling da segunda geração do XC90 (a primeira geração vigorou de 2002 a 2014 e a segunda geração foi introduzida em 2015). A motorização que estará disponível para Portugal é a conhecido T8, um híbrido plug-in a gasolina (bloco 1969 cc de quatro cilindros de 310 cv em vez dos anteriores 300 cv) com motor elétrico de 145 cv (até aqui, era de 88 cv). No total, o T8 debita agora 455 cv (335 kW), tem um binário de 709 Nm e acelera dos 0-100 km/h em 5,4 segundos. Antes deste restyling, o T8 garantia 408 cv de potência combinada.


A bateria do XC90 é agora de 18,8 kWh (14,7 kWh utilizáveis) um upgrade face ao pack anterior de 9,2 kWh, o que lhe permite passar a oferecer até 71 km de autonomia (combinada) ou até 89 km (em cidade), em vez dos anteriores 40 km. Ainda assim, fica abaixo do alcance que outros PHEV já conseguem proporcionar, na casa da centena de quilómetros.


No interior, a imponente “sala de estar escandinava” mantém-se, com o detalhe do ecrã vertical, ao centro do tablier, ser agora de maiores dimensões: 11,2 polegadas em vez de 9 polegadas. O preço chave na mão do XC90 para empresas é desde 69.600€ + IVA ou uma renda de 949€ + IVA (renting). O modelo é também classe 1 com Via Verde e paga uma Tributação Autónoma de 15%.
Conclusão
Embora o EX90 se possa considerar, neste momento, como a versão elétrica do XC90, estes dois SUV Volvo são, na realidade, de gerações distintas, pois recorrem a plataformas diferentes. A base do XC90 é mais antiga e a do EX90 é nova. Para a Volvo, depois de um ano de 2024 que foi o seu melhor de sempre em vendas, este 2025 é aguardado com muita expectativa pela marca já que, além do EX90 (elétrico) e do XC90 (restyling) irá revelar, em fevereiro, o EX30 Cross Country e em março o ES90.