Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
_EK_3176_A
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Aiways U6: Elétrico chinês não é só estilo

Volvo Concept Recharge
1
Sabia Que?Vídeos

Volvo faz terceira fábrica na Europa e vai ser na Eslováquia

IMG_20210820_183412
1
Crónica à 6ª

Coisas que irritam 3 – botão do fecho central de portas

4
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jaguar I-Pace: o último sobrevivente da revolução elétrica

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Profecia Tesla: elétricos vão desvalorizar o seu carro. Será?…
Crónica à 6ª

Profecia Tesla: elétricos vão desvalorizar o seu carro. Será?…

Francisco Mota
Última atualização: 15 de Fevereiro, 2020 22:18
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”4924″]14/02/2020: Elon Musk, o líder da Tesla, disse que os carros de motor a gasolina ou Diesel vão desvalorizar imenso. Mas o comércio de “segunda-mão” desses carros não pára de crescer. Em que ficamos?…

Conteúdos
O que ele disse, desta vez?Usados a crescerVoltaram os importadosParque a envelhecer? Não é só em PortugalUsados a… valorizarConclusão

 

A “fábrica de notícias” da Tesla deitou cá para fora mais uma profecia catastrófica, pela boca do seu carismático líder: que os carros usados com motor a gasolina ou Diesel vão desvalorizar imenso dentro de pouco tempo.

É conhecida a estratégia de marketing de várias marcas, que produzem conteúdos “noticiosos” a um ritmo quase diário. Não interessa muito o que dizem, o importante é estar presente na comunicação social e nas redes sociais.

Mas nenhum construtor faz o trabalho tão bem feito como a Tesla. A maioria das suas “notícias” (a única publicidade que fazem) gera discussão e análise dando imensa visibilidade à marca e à sua causa. Mesmo quando a situação da empresa não é das melhores, batendo recordes de prejuízos a cada ano que passa.

O que ele disse, desta vez?

Desta vez, Elon Musk disse que os carros com motor térmico vão desvalorizar imenso, o que seria de esperar de uma marca que só vende carros elétricos.

O raciocínio é que a procura e a ambição de ter um carro elétrico vai tornar os outros indesejados e desvalorizados. Mas será isso que está mesmo a acontecer?…

A venda de veículos novos na Europa está a descer há alguns meses, o que começa a preocupar os construtores. Mas não é porque os compradores se estão a virar para os carros elétricos. Pelo contrário.

Usados a crescer

O mercado ainda não tem uma oferta de carros elétricos suficientemente acessíveis para que o comprador privado, ou mesmo as empresas, possa considerar essa uma opção rentável.

Por mais que alguns construtores digam que o custo total de utilização de alguns elétricos se aproxima ao de alguns modelos térmicos.

O segmento de mercado que está a crescer a olhos vistos é o dos carros usados. Quem quer gastar o mínimo possível num automóvel, prefere comprar um carro usado maior, que um novo, mais pequeno.

A procura de bons carros usados nunca foi tão alta como agora, porque os novos estão a subir de preço, em parte empurrados pelos impostos incidentes sobre as emissões.

Voltaram os importados

Ao mesmo tempo, o poder de compra desce e o entusiasmo dos compradores mais novos pela posse de um automóvel “novo a estrear” nunca foi tão baixa.

Em mercados pequenos como o português, renasceu o negócio da importação de carros usados, por dois motivos.

Por um lado, a oferta de usados nacionais não é suficiente para a procura, nem em volume, nem em variedade. Os importados usados são quase todos dos segmentos C e D, com motores Diesel e desses, não foram vendidos muitos, quando novos.

Por outro lado, o preço dos usados nacionais é superior ao dos usados importados. Porque foram comprados mais caros e terem menos quilómetros.

Parque a envelhecer? Não é só em Portugal

Mas não é só em Portugal que os usados estão a ter cada vez mais procura. Noutros países europeus passa-se o mesmo, por exemplo em vários países de Leste, mas também em Espanha e mesmo em França.

O envelhecimento do parque automóvel é um sinal claro da vitalidade do negócio dos usados. E também da fiabilidade da maioria dos automóveis, que conseguem continuar a servir, mesmo após vinte anos de utilização.

A questão da qualidade, que os construtores tornaram numa bandeira desde há trinta anos, mantém vivos automóveis com muitos anos e muitos quilómetros.

Em Portugal, a idade média do parque rolante é de 12,7 anos, mas mesmo em França, país produtor de automóveis de grande volume, a idade do parque rolante chega aos 10,6 anos.

Usados a… valorizar

Com todas estas condicionantes, a tendência atual é a subida de valor dos carros usados térmicos em bom estado e com menos quilómetros. Em vez de desvalorizarem, estão na realidade a valorizar.

Os compradores procuram carros usados e pagam por eles mais do que pagariam noutra situação, em que o mercado dos novos estivesse com maior dinâmica.

Pelo contrário, parece serem os (poucos) elétricos à venda como usados que se estão a desvalorizar mais. Um exemplo: no Reino Unido, já se vendem Nissan Leaf de 2011 por £4 000.

Conclusão

Não penso que estejamos a caminhar para um cenário pós-apocalíptico, em que se procura desesperadamente pelos últimos carros “fósseis”, como os fanáticos dos elétricos lhe chamam. Mas, nos tempos mais próximos, a maior ameaça à venda dos automóveis novos continuará a vir dos usados e não dos elétricos.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este Link:

Poluentes e inseguros: 50% dos carros em Portugal tem 12 anos… ou mais!

 

TAGGED:BEVDieselElétricosfeaturedgasolinaHEVPHEVTesla
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

50
Sabia Que?The car of the year

The Car Of The Year 2022 – aqui estão os 39 candidatos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Fuel pumps
1
Crónica à 6ª

Crónica – Consumo de petróleo ainda vai subir até 2030. Porquê?

Por Francisco Mota 9 de Abril, 2021
IMG_20190902_172802
1
Estive Lá

Mazda CX-30: por que vai “acabar” com o CX-3?

Por Francisco Mota 4 de Setembro, 2019
33
Crónica à 6ª

Crónica – Como poupar gasolina: 10 dicas que nunca falham

Por Francisco Mota 11 de Março, 2022
8BEB3710-2018-4809-BD19-42A58B8C71FE_01
1
Crónica à 6ª

Crónica: Como a Covid-19 dá vida nova a um construtor

Por Francisco Mota 27 de Abril, 2020
LEXUS_LBX_Emotion_red_bi-tone_dynamic_044
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Lexus LBX: B-SUV era o mais esperado

Por Francisco Mota 21 de Dezembro, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?