Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Mercedes-Benz gestaltet die Zukunft seines weltweiten Vertriebs
1
Estive Lá

Os stands não vão acabar: conheça o plano da Mercedes-Benz

MitsubishiASX-18
Hoje Guiei Um...

Teste – Mitsubishi ASX 1.0: Visual mais diferenciado

IMG_20171001_104228
Hoje Guiei Um...

Land Rover Discovery TDV6, longe vão os tempos

IMG_20180719_174025
1
Hoje Guiei Um...

Aston Martin DBS Superleggera, “my name is…”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > “Pai, mãe: ainda falta muito?…”
Crónica à 6ª

“Pai, mãe: ainda falta muito?…”

Francisco Mota
Última atualização: 19 de Abril, 2019 17:14
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”2189″]19/04/2019. Hoje é um daqueles dias do ano em que muitos pais e mães vão ouvir a pergunta que acompanha qualquer viagem em família: “Ainda falta muito para chegarmos?…”

Conteúdos
“Ainda falta muito?…”Quando o miúdo era euO gozo era a viagemSe fosse hoje…O efeito na segurançaComo reagem os paisAssistências à conduçãoConclusão

 

Não tenho claramente competências para explicar por que razão as crianças começam a perguntar “se ainda falta muito para chegar” pouco depois de se sentarem no seu banco e de a viagem começar.

“Ainda falta muito?…”

Não sei se é apenas pela excitação provocada pela expetativa de ir encontrar alguém de que gostam. Ou se é pela mudança de ares, por estarem confinadas a um espaço reduzido durante bastante tempo ou por terem a atenção dos pais em exclusivo durante algumas horas.

Também pode ser por razões mais sérias que escapam à atenção dos pais, como alguma fobia por espaços fechados ou pelo movimento. A verdade é que não conheço uma criança que não faça a proverbial pergunta: “ainda falta muito?…”

Quando o miúdo era eu

Isso faz-me recuar no tempo e esbarrar com memórias antigas, de muitas viagens de carro em família, quando eu era um dos pequenos que ia no banco de trás. Nos tempos em que não havia cintos de segurança nos bancos traseiros, e muito menos cadeirinhas para as crianças. Nem sei como a minha geração conseguiu sobreviver, mas isso é outra história.

Lembro-me de as minhas irmãs fazerem a fatídica pergunta muitas vezes, mas não me lembro de a fazer eu próprio. Talvez porque já estaria infetado com o “vírus” dos automóveis. Para mim, a viagem em si é que era o ponto alto do dia, não era o destino.

O culpado desta “doença” era o meu pai, claro. Como a minha mãe não tinha medo de andar depressa de carro, o meu pai transformava qualquer viagem num troço de rali. Não que cometesse qualquer tipo de loucuras, mas simplesmente aproveitava ao máximo o que o carro tinha para dar.

Fosse um Carocha ou um GTI, a atitude era sempre a mesma: não perder tempo, manter o ritmo, não travar muito, para não ter que acelerar muito. Uma condução toda em “souplesse” como se dizia nos anos setenta.

O gozo era a viagem

Eu, que me sentava sempre atrás dele, observava todos os movimentos, do carro, do trânsito das mãos dele no volante e não me coibia de mandar uns “bitaites.” Honestamente, não consigo perceber como o meu pai tinha paciência para me ouvir.

Claro que da minha boca nunca ouviu a tal pergunta do “ainda falta muito?…” mas sempre que alguém se atrevia a pedir para parar, para ir à casa de banho, ele ficava frustrado. Era como se tivesse acabado de ter um furo a meio de um troço, que lhe ia fazer perder tempo e baixar a média.

Enfim, os tempos eram outros. O número de carros na estrada era incomensuravelmente menor, a disciplina ao volante muito superior e a performance dos carros muitíssimo inferior.

Se fosse hoje…

Hoje, a realidade é completamente diferente. Os carros são incomparavelmente melhores, tal como as estradas, mas o trânsito cresceu exponencialmente e a necessidade de maior controlo policial é mais que evidente.

Nem vale a pena pensar em usar uma via principal de outra maneira que não seja cumprindo rigorosamente a sinalética, sem esquecer de acrescentar uma segunda camada de atenção para as desatenções dos outros utentes da via.

Se eu fosse criança hoje, seria muito difícil que eu não fizesse a mesma pergunta que todas as crianças fazem “ainda falta muito?…” tal é o tédio para quem viaja no banco de trás, que facilmente resvala para a irritação e crispação, se for mais que uma criança no carro.

O efeito na segurança

Acerca deste assunto, a Nissan revelou há pouco tempo os resultados de um inquérito feito a 5000 pais de toda a Europa, tentando saber mais detalhes sobre os efeitos na condução, do mau comportamento das crianças dentro de um carro.

Cerca de 60% dos pais diz que tem dificuldade em concentrar-se na condução, quando leva crianças a bordo e 30% chega a confessar que se sente menos seguro da sua condução.

Não é caso para menos, quando os pais enumeram os maus comportamentos das crianças que transportam: birras, choros, gritos, pontapés nas costas do banco do condutor, dizendo também que chegam a abrir os cintos de segurança e a atirar brinquedos pelo habitáculo.

É um daqueles casos em que a tentação será dizer: “se um filho meu fizesse isso…” mas a verdade é que atos destes já devem ter acontecido a todos os pais.

Como reagem os pais

As reações dos pais/condutores a este tipo de comportamentos é realmente preocupante. Ainda segundo o mesmo inquérito, os pais confessam que chegam a passar semáforos vermelhos por distração, desviam os olhos da estrada, esquecem-se de fazer o pisca, fazem travagens bruscas e injustificadas, mudam repentinamente de faixa, chegam a parar o carro e irritam-se com os outros condutores.

Como se resolve isto? Noutros tempos, metendo as crianças a cantar, fazendo jogos de pergunta/resposta, jogos de identificação de marcas de carros ou outros jogos de viagem que eram muito comuns, mas que já passaram de moda.

Hoje, os pais preferem entreter as crianças nas viagens com tablets ou smartphones, apesar de todos os malefícios associados a ler um monitor num carro em andamento. Alguns usam brinquedos, música ou mesmo doces, para manter os miúdos quietos.

Assistências à condução

Do lado da Nissan, como de outros construtores, a resposta está no aumento e aperfeiçoamento dos sistemas de alerta e assistência à condução, como o ProPilot que já equipa o Leaf e mantém o carro na sua faixa de rodagem, sempre a uma distância de segurança do carro da frente.

Um sistema muito útil mesmo quando as crianças não vão no carro, mas quando o condutor insiste em não largar as mãos e os olhos do seu smartphone.

Conclusão

Viajar de carro com crianças a bordo não é fácil. E escrevo isto depois de ter acabado de fazer uma viagem de três horas, que devia ter demorado apenas uma hora, não fosse o trânsito e o mau tempo. E isso não é culpa dos mais pequenos. Como sempre, dar-lhes mais atenção, tentando manter uma conversa que os interesse é sempre o melhor remédio. Não é fácil, mas resulta melhor do que responder simplesmente: “estamos quase a chegar.”

Francisco Mota

TAGGED:CriançasfeaturedNissansegurançaSUV
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20210112_083712
1
Hoje Guiei Um...

Contacto – Opel Astra 1.5 Turbo D: muda mais do que parece

Por Francisco Mota 14 de Janeiro, 2021
mercedes-will-sell-a-hydrogen-powered-suv-in-the-us-in-2019--heres-a-closer-look
Crónica à 6ª

Fuel Cell têm futuro, contra a nova geração de elétricos?

Por Francisco Mota 21 de Agosto, 2018
4771656759_7fe39942af_b
1
Sabia Que?

Como usar (bem) o ar condicionado: 5 dicas para combater o calor

Por Francisco Mota 21 de Agosto, 2019
X-Over Domination 2023
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Nissan Ariya e companhia: Eletrificados na neve

Por Francisco Mota 2 de Março, 2023
Volvo C40 Recharge
1
Estive Lá

C40 é só o início: Volvo serão só elétricos e vendidos online

Por Francisco Mota 5 de Março, 2021
Kia EV9 GT Line 6
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – Kia EV9: SUV elétrico quer rivalizar com BMW iX

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?