Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Volvo Cars tests new wireless charging technology
1
Sabia Que?

Volvo mostra como vai carregar os elétricos mais depressa

Targa 67 - Kia Sportage 1.6 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Kia Sportage 1.6 T-GDI: SUV com personalidade

LEON
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Seat Leon ST 2.0 TDI: aproveitar enquanto é tempo

TRoc_6_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW T-Roc 1.5 TSI Cabrio: Os últimos raios de Sol

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Fiat rompe com Renault: afinal havia outra…
Crónica à 6ª

Fiat rompe com Renault: afinal havia outra…

Francisco Mota
Última atualização: 7 de Junho, 2019 15:53
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”2703″]07/06/2019. Falsidades? Traições? A Fiat fartou-se das indecisões francesas e rompeu uma relação que nem tinha começado. Agora voltou outra vez ao Tinder.

Conteúdos
Reviravolta na fusãoNissan com ciúmes da FiatNegociação e especulaçãoO jogo da Bolsa deu dinheiroMarchionne e o TinderConclusão

 

Não sou fã de séries de televisão. Mas vi o primeiro episódio, e achei interessante. Passada uma semana, eis que o guião dá uma reviravolta e o segundo episódio é ainda melhor. Tenho a certeza de que o terceiro episódio vai voltar a exceder as minhas expetativas e manter o suspense até ao final da temporada.

Refiro-me ao caso da fusão da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) com o Grupo Renault, anunciado na semana passada como um convite endereçado pelos Italianos aos Franceses e de que me ocupei, com óbvio entusiasmo, na “Crónica à 6ª feira” da semana passada.

Reviravolta na fusão

Pensava eu – e muita gente – que o negócio tinhas pernas para andar, que as condições estavam reunidas para uma concretização demorada, porque mete políticos e japoneses, mas que iria ser feita. Errado!…

A FCA acabou de bater com a porta com tanto estrondo que os ouvidos dos seus interlocutores ainda devem estar a zunir. Segundo o comunicado que emitiu, a culpa desta separação antes do casamento é das “condições políticas” do lado dos franceses.

Esta efervescência dos italianos, tão pouco tempo após o assunto ter sido tornado público, terá como causa o pedido de adiamento da decisão final por parte do governo francês, que detém 15 % do Grupo Renault.

Nissan com ciúmes da Fiat

Segundo os emissários de Macron, era preciso acalmar e explicar bem aos seus parceiros japoneses da Aliança, (a Nissan, não a Mitsubishi) o que se iria passar. Ou seja, surgiu um ataque de ciúmes de última hora, neste triângulo.

A Nissan, que tem 15% das ações da Renault, menos do que as 43,4% que a Renault tem da Nissan, temia ficar numa posição mais enfraquecida, se o negócio com a FCA fosse para a frente e retirou o seu apoio, depois de numa primeira fase ter dito que não se opunha. E queria garantias.

Na verdade, toda a gente queria garantias. Macron também queria garantias de que a nova empresa FCA/Renault não lhe iria fechar fábricas, colocar gente no desemprego e mais coletes amarelos nas ruas.

Numa primeira fase, parecia que essas garantias tinham sido dadas, mas ficou evidente que não foram levadas muito a sério. Na verdade, quando se faz uma fusão e se quer ganhar uma fortuna em sinergias, estão sempre subjacentes cortes de pessoal… é o clássico! Por isso as indecisões francesas voltaram.

Negociação e especulação

Da negociação, há muita especulação e pouca informação. O que é verdade é que já duravam há alguns meses, por isso a aparente impaciência da FCA não tinha propriamente uma semana de idade.

Os homens da Fiat começaram a perceber que o TGV nunca mais iria arrancar da estação e eles estão com pressa em seguir caminho e ir ter com alguém.

O governo francês, perante este reação que não esperava, disse que ainda tem esperança em convencer a Nissan e voltar à mesa de negociações com a FCA.

O jogo da Bolsa deu dinheiro

No entretanto, algumas fortunas engordaram, as daqueles que decidiram vender as ações que tinham do Grupo Renault e da FCA, após a escalada que tiveram em bolsa no dia a seguir ao anúncio da possível fusão. Claro que agora já desceram outra vez, mas a bolsa é isso mesmo: um jogo.

Marchionne e o Tinder

Estive presente em algumas das famosas conferências de imprensa que Sergio Marchionne dava durante o salão de Genebra e, nos últimos anos, o falecido líder da FCA usava a sua eloquência para mostrar a urgência de juntar a FCA a outro grupo, por uma questão de sobrevivência.

Admitiu abertamente conversas com a GM, fez a corte à VW e, muito mais recentemente, a FCA esteve em conversações com a PSA numa espécie de Tinder da indústria automóvel.

Conclusão

Agora que o “caso” com o grupo Renault terminou antes de começar, arrisco-me a “adivinhar” o guião do terceiro episódio desta série. E começa assim.

Com o seu grande rival Carlos Goshn em KO técnico, a contas com a implacável justiça japonesa; e com a FCA pronta a entrar numa união de facto o mais rapidamente possível, o grande líder da indústria automóvel, Carlos Tavares, dá asas à sua ambição de poder absoluto.

Aproveita as condições que se tornaram perfeitas para negociar numa posição de clara vantagem e lança uma oferta de compra das marcas da FCA para aumentar o portefólio da sua PSA. Aguardemos as cenas do próximo episódio…
Francisco Mota

TAGGED:FCAfeaturedGoshnMarchionneNissanPSARenaultTavares
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20200116_134617
1
Hoje Guiei Um...

Em casa?… Leia “Um teste por dia”: Audi Q3 SB 35 TDI

Por Francisco Mota 19 de Março, 2020
Audi Q4 50 e-tron quattro
1
Crónica à 6ª

Crónica – Audi Q4 e-tron: afinal era tão fácil fazer um EV atraente

Por Francisco Mota 18 de Junho, 2021
Audi_46
1
Hoje Guiei Um...

Teste  – Audi A6 Avant 50 TFSIe: Plug-in melhora ou piora?

Por Francisco Mota 27 de Março, 2023
Mercedes_22
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mercedes-Benz E220d: O regresso de um clássico

Por Francisco Mota 13 de Dezembro, 2023
02_Maserati Grecale Trofeo
1
Crónica à 6ª

Crónica: Maserati e o futuro: mais SUVs, elétricos e… para ontem!

Por Francisco Mota 25 de Março, 2022
IMG_20190123_140703
1
Crónica à 6ª

Que futuro para os “GTI”: híbridos, elétricos ou ainda a gasolina?…

Por Francisco Mota 9 de Agosto, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?