Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Lexus_RX450h_Silver_72
1
Sabia Que?

Sabe qual é a marca que lidera nos híbridos premium?

Passat_16
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Passat Variant TDI: Em vias de extinção

Isuzu_1
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Isuzu D-Max: Uma pick-up à moda antiga

8BEB3710-2018-4809-BD19-42A58B8C71FE_01
1
Crónica à 6ª

Crónica: Como a Covid-19 dá vida nova a um construtor

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – VW T-Roc vai passar a ID.Roc e será elétrico
Crónica à 6ª

Crónica – VW T-Roc vai passar a ID.Roc e será elétrico

Francisco Mota
Última atualização: 28 de Abril, 2023 11:13
Por Francisco Mota 8 Min leitura
PARTILHAR

28/4/2023. O VW T-Roc, fabricado em Palmela, tem sido o modelo mais vendido da marca na Europa nos últimos anos, ultrapassando o Golf. Após alguma incerteza quanto ao seu futuro, uma fonte da marca adiantou à imprensa inglesa que o modelo vai passar a ser elétrico e vai chamar-se ID.Roc. Resta saber se continuará a ser feito em Portugal.

Conteúdos
Melhor que o GolfO último VW térmicoHíbrido suave é o próximo passoElétrico a 100% depoisID. Buzz mostrou o caminhoVW quer ser “amada”E a Autoeuropa?…Conclusão

 

A Volkswagen já registou o nome ID.Roc para a futura geração elétrica do seu modelo mais vendido na Europa, o atual T-Roc, fabricado na Autoeuropa de Palmela, Portugal. Uma fonte oficial da marca, que não foi identificada, confirmou isso à imprensa inglesa, mais em concreto à revista Autocar.

A mesma fonte, começou por dizer que o registo tinha como único objetivo garantir que nenhum outro construtor poderia ficar com o nome. O que seria no mínimo bizarro. Mas qual seria a marca que teria intenção de copiar um nome que a VW fez famoso ao longo de seis anos de mercado?…

Melhor que o Golf

O sucesso do T-Roc nos últimos anos, ao posicionar-se como o terceiro modelo mais vendido na região em 2022, só superado pelos Peugeot 208 e Dacia Sandero, além de ser o modelo mais vendido da marca na Europa, ultrapassando o Golf que deteve essa posição durante muitos anos, obrigou a VW a olhar para o futuro do T-Roc com muito cuidado.

O T-Roc é o modelo mais vendidos da VW na Europa

Neste momento, o T-Roc é fabricado apenas em Portugal, para venda em todos os mercados Europeus, levando a Autoeuropa a passar por uma fase de grandes volumes de produção e laboração intensa nos últimos anos. Mas o mercado é sempre muito rápido a mudar de preferências, mais ainda num segmento, o B-SUV, com inúmeros concorrentes.

O último VW térmico

Neste momento, o T-Roc é fabricado apenas em versões a gasolina e gasóleo, sem nenhuma versão híbrida, nem sequer um “mild hybrid”  (híbrido suave) existe na gama, o que não tem feito diferença nas vendas, até agora, nem sequer nas emissões da gama, pois os motores mais vendidos, 1.0 e 1.5 TSI, são pouco poluentes.

O T-Roc terá versões MHEV antes de passar a ser 100% elétrico

Contudo, está já confirmada uma segunda geração, prevista para ser lançada em 2026 e que continuará a ser feita sobre uma versão simplificada da plataforma MQB, tal como o modelo atual.

A VW já anunciou que será o último modelo novo que vai lançar com motores térmicos. E essa segunda geração já terá versões híbridas. Provavelmente, só terá mesmo versões híbridas, “mild hybrid” na sua maioria.

Híbrido suave é o próximo passo

Ainda não foram revelados detalhes, mas é mais que provável que o T-Roc passe a usar soluções MHEV já conhecidas do Golf, esperando-se para ver se os “full hybrid” poderão fazer parte da oferta. Julgo ser pouco provável que um PHEV venha a fazer parte da gama, apesar da enorme experiência da VW nesta tecnologia.

O T-Roc é o terceiro automóvel mais vendido na Europa

Até agora, os PHEV têm-se revelado demasiado dispendiosos para o segmento B-SUV, sendo muito poucos os construtores que os oferecem ao nível de preço típico deste segmento de mercado.

Elétrico a 100% depois

Contudo, a grande novidade, confirmada pela tal fonte da VW, é que o T-Roc irá passar a ser um modelo 100% elétrico, na sua terceira geração, a lançar depois de 2030. A anterior política da VW, que chegou a fazer pensar que todos os VW se iriam transformar em ID, com o estilo criado para o ID.3 e números em vez de nomes para os identificar, está a mudar.

O sucesso dos ID.3, ID.4 e ID.5 ficou aquém do esperado pela VW e a razão encontrada pela administração foi a de que os potenciais clientes consideravam esses modelos demasiados “frios”, tanto em termos de nomenclatura, como de estilo.

ID. Buzz mostrou o caminho

O sucesso do ID.Buzz, pelo menos em termos mediáticos, mostrou que o estilo neo-retro é mais ao gosto dos potenciais compradores, por isso se está a assistir a uma inversão do conceito ID. A recente apresentação do ID.2ALL, com estilo muito próximo do atual Polo, é disso mais uma prova.

A VW também já confirmou que vai ter um ID.Golf na sua gama, depois de ter dito que o ID.3 substituia o Golf com motores de combustão. Juntar o estilo inspirado nos grandes “best-sellers” da marca às plataformas elétricas, parece ser a filosofia dominante no momento, defendida pelo novo CEO Thomas Schäfer.

VW quer ser “amada”

Uma das primeiras frases que Schäfer disse quanto assumiu a liderança foi que queria “fazer a VW voltar a ser uma marca amada” e o estilo neo-retro é uma aposta segura para conseguir isso, como outros construtores têm mostrado, veja-se o sucesso mediático do futuro Renault 5 elétrico, que ainda só foi mostrado como “concept-car”.

O VW T-Roc é fabricado na Autoeuropa de Palmela em Portugal

Tendo o T-Roc conquistado um lugar de destaque nas vendas atuais da VW é lógico que a marca não queira deixar de ter um modelo com este nome, mesmo quando o tiver que passar a 100% elétrico. Daí o registo do nome ID.Roc.

A fonte alemã da Autocar, acabou por confirmou isso mesmo, apesar de não avançar datas para o lançamento de um ID.Roc, até para não prejudicar as vendas da segunda geração do T-Roc, agora híbrido.

E a Autoeuropa?…

Com a estratégia definida, resta saber se a Autoeuropa, a fábrica-mãe do T-Roc, será convertida para produção da geração elétrica. A passagem para os MHEV não levanta qualquer problema, mas a mudança para a plataforma MEB exclusivamente elétrica é um assunto mais complexo.

Apenas a fábrica portuguesa Autoeuropa fabrica o T-Roc vendido na Europa

O investimento da VW em Espanha, onde está a construir a fábrica onde vão ser feitos os utilitários elétricos da VW, Cupra e Skoda tem sido visto, por alguns, como uma ameaça a um investimento semelhante em Portugal. Tanto mais que a VW também vai ter uma fábrica de montagem de baterias para veículos elétricos em Espanha.

Conclusão

A Autoeuropa está muito bem cotada, dentro do Grupo VW, tanto em termos de eficiência como de qualidade e de flexibilidade. Já lá foram feitos monovolumes, descapotaveis, coupés e SUV. Um elétrico não seria problema para os operários especializados portugueses. Mas a decisão terá certamente mais de política que de técnica.

Francisco Mota

(fotos de João Apolinário)

Ler também, seguindo o LINK:

Teste – VW T-Roc@PT 1.0 TSI: Portugal “allez”!

TAGGED:featuredGolfGolf TSIT-RocT-Roc TSIVWVW GolfVW SUVVW T-Roc
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Zwickau vehicle plant resuming production of the ID.3 slowly and
1
Sabia Que?

VW ID.3 – faltam 3 meses: medidas para regressar à produção

Por Francisco Mota 30 de Abril, 2020
Small-21079-MaseratiGranTurismoFolgoreCopperGlance
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Maserati Folgore: GT e Grecale elétricos já têm preço

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
5G
1
Sabia Que?Vídeos

Saiba como a rede 5G vai revolucionar os automóveis

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20181207_080050
1
Sabia Que?

Cruise control: pode ser perigoso?

Por Francisco Mota 19 de Dezembro, 2018
4
1
Hoje Guiei Um...

Teste – F-Type P300: este é o último Jaguar a combustão

Por Francisco Mota 9 de Agosto, 2021
4771656759_7fe39942af_b
1
Sabia Que?

Como usar (bem) o ar condicionado: 5 dicas para combater o calor

Por Francisco Mota 21 de Agosto, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?