Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
3125
Sabia Que?

Pacote original de 6 Corgi Toys de 1965 leiloado por 7350€

_JCO4159
1
Estive LáVídeos

Targa 67 estreia vídeo: Citroën C5 Aircross em teste

IMG_0863
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota bZ4X OMG: Direção “by-wire” funciona?

01_mangualdeportugalfacility-62c7216ddf676
1
Crónica à 6ª

Crónica – Mangualde: Marcelo e Tavares na fábrica dos afetos

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:30
Por Francisco Mota 6 Min leitura
5951_Volvo_244_DL_2
PARTILHAR

29/3/2024. A Volvo anunciou que acabou com os motores Diesel, mostrando o último XC90 que marca o fim dos motores a gasóleo na marca sueca. Será cedo para tomar uma decisão tão radical? Tema para a Crónica à 6ª feira do TARGA 67, assinada por Francisco Mota.

Conteúdos
A vocação dos DieselVolvo e o “boom” DieselMotores PSA e VolvoMudança anunciada em 2017Conclusão

 

Não foi uma grande surpresa, tendo em conta que a Volvo já tinha anunciado que a sua oferta de novos modelos vai passar a ser composta exclusivamente por motorizações 100% elétricas a partir de 2030.

Mas estamos em 2024, o mercado dos Diesel ainda não desapareceu e a Volvo não é propriamente uma marca de baixo volume, como outras que o são e já tomaram essa decisão há mais tempo. A Porsche é um exemplo disso.

Sobretudo na Europa, a procura de modelos Diesel, mesmo nos segmentos Premium em que a Volvo opera, ainda não é insignificante, por isso os construtores presentes nesses segmentos os continuam a oferecer nas suas gamas. Veja-se os exemplos da BMW e da Mercedes-Benz.

A vocação dos Diesel

Para quem precisa de fazer viagens longas com muita frequência, por motivos profissionais, ainda tem nos motores Diesel a maneira mais económica e prática de o fazer. Os consumos de gasóleo são baixos, há muitos postos de abastecimento e atestar o depósito é uma questão de poucos minutos. Além disso, os preços de aquisição são relativamente baixos.

Todos os aspetos somados, os Diesel são imbatíveis para quem precisa de fazer centenas de quilómetros quase todos os dias. Até a emissão de CO2 é a mais baixa de todos os veículos com motor de combustão.

Mas, claro, o mesmo não se pode dizer das emissões locais de gases poluentes, comparando com os melhores híbridos ou com os elétricos. Esse é o ponto fraco dos Diesel, como de todos os motores a combustão.

Volvo e o “boom” Diesel

A Volvo foi uma das marcas que beneficiou com o “boom” dos Diesel, tendo tido modelos com motores deste tipo no seu catálogo nos últimos 45 anos. Entre 2012 e 2016 os Diesel representaram metade das suas vendas globais, com grande destaque para a Europa. Mas a procura desceu nos últimos anos.

Segundo a Volvo, vendeu mais de nove milhões de modelos com motor Diesel desde 1991, antes disso terá vendido mais, mas não terá guardado registos tão antigos. Na verdade, a Volvo até foi das marcas que aderiu à moda dos Diesel de forma algo cética.

O seu primeiro modelo com motor Diesel foi o 244 GL D6 de 1979, que usava um motor 2.4 de seis cilindros em linha e 82 cv, de origem Volkswagen. Aliás, uma grande parte do volume de modelos Diesel que a Volvo vendeu tinha motores fornecidos por outros construtores.

Motores PSA e Volvo

O auge começou em 2008, quando a Volvo passou a usar um motor 1.6 Diesel fornecido pela então PSA em vários dos seus modelos mais compactos e acessíveis. Estavam incluídos na sub-marca Drive-E e eram anunciados como motores capazes de baixas emissões.

O primeiro motor Diesel concebido e fabricado pela Volvo só apareceu em 2001, um cinco-cilindros em linha feito na sua fábrica de Skovde, na Suécia. Uma fábrica que entretanto foi convertida para a produção de motores elétricos. Irónico…

Em todos os seus 97 anos de história, a Volvo só concebeu e produziu mais um motor Diesel, um 2.0 litros que foi lançado em 2013, pertencendo à família de motores VEA (Volvo Engine Architecture) que agora termina a sua existência.

Mas foi a Volvo a primeira a juntar um motor Diesel com um sistema híbrido “plug-in”, com o V60 D6 de 2012, uma tecnologia que durou até 2023.

Mudança anunciada em 2017

A mudança de rota terá começado em 2017, quando o anterior CEO da marca, Hakan Samuelsson deu início ao processo de eletrificação da marca, anunciando que não iria ser gasto mais dinheiro no desenvolvimento dos motores Diesel. Esse dinheiro seria encaminhado para investir nos elétricos.

Esta posição coincidiu com os planos de algumas cidades em proibirem a circulação de modelos Diesel nos seus centros e surgiu no seguimento do escândalo Dieselgate, que se tornou público em 2015. Nessa altura, cerca de metade das venda da Volvo na Europa ainda eram de motorizações Diesel.

Mas era preciso marcar uma posição, “congelando” os Diesel e desenvolvendo os híbridos. Foi o que a Volvo fez, mesmo que isso lhe tenha custado dinheiro, que a marca até tinha. Não esquecer que tinha sido comprada pela Geely em 2010 e atravessava uma fase em que os chineses investiam forte no futuro da Volvo.

Conclusão

O último Diesel produzido pela Volvo foi um XC90 D6 azul, que vai diretamente para o museu da marca em Gotemburgo. Não sei se, no futuro, será visto como um dinossauro, ou se como uma tecnologia que podia ter sido mais desenvolvida mas que ficou pelo caminho. Na verdade, foi a política que promoveu os Diesel na Europa, para veículos ligeiros, e foi a política que lhes ditou o fim.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

Vídeo – Volvo XC90 Recharge T8 eAWD: com maior autonomia

TAGGED:DieselfeaturedPeugeot DieselPSAVolvoVolvo DieselVWXC90
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Run off Road protection
1
Sabia Que?

Saiba como a EVA da Volvo vai tornar tudo mais seguro

Por Francisco Mota 28 de Abril, 2020
3125
Sabia Que?

Pacote original de 6 Corgi Toys de 1965 leiloado por 7350€

Por Francisco Mota 20 de Outubro, 2022
electric-car-charging-installation-EV-Charging
1
Crónica à 6ª

20 previsões para 2020: o ano de todos os perigos

Por Francisco Mota 28 de Dezembro, 2019
2022_AYGO_X_FD_DYNAMIC_029
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Primeiro teste – Toyota Aygo X: Pequeno, “crossover” e ágil, mas…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Trafficjamdelhi
1
Crónica à 6ª

Crónica – Como trocar todos os carros do mundo por elétricos

Por Francisco Mota 30 de Julho, 2021
lanciapurazero02-6384660c6494b_A
Crónica à 6ª

Crónica – Lancia e o novo renascimento: mais premium, menos sport?

Por Francisco Mota 2 de Dezembro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?