Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
DSC01736
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste em vídeo: Toyota Corolla 2.0 Hybrid GR Sport

03_Opel_Mokka-e_513070
1
Estive Lá

Novo SUV Mokka: ainda se lembra do Opel Manta?…

car-doors-industry-automobiles-factory
1
Crónica à 6ª

Crónica: como o Covid-19 está a afetar a indústria automóvel

Aston MartinPortraitsGaydon, England25th July 2017Photo: Drew Gibson
1
Crónica à 6ª

CEO da Aston Martin “arrasa” elétricos, autónomos e… políticos

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Vendas de elétricos disparou 70% mas será para continuar?
Crónica à 6ª

Crónica – Vendas de elétricos disparou 70% mas será para continuar?

Francisco Mota
Última atualização: 15 de Maio, 2020 13:45
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”5790″]15/05/2020. Fechadas as contas das vendas no primeiro trimestre, na União Europeia, e os resultados aí estão: os elétricos subiram 70% e os “plug-in” uns incríveis 161%. Mas será para continuar assim até ao final do ano?

Conteúdos
Portugal e os objetivos 2020Descida do DieselAlemanha e França lideramComo vai ser o futuro?Conclusão

 

A ACEA, a associação dos construtores europeus de automóveis, divulgou o número de matrículas de novos modelos na comunidade europeia, durante o primeiro trimestre de 2020. E apresentou os resultados por tipo de motorização.

Os resultados, no que aos elétricos diz respeito é muito interessante, registando-se uma subida de cerca de 70% (68%, para ser mais exato) face a igual período de 2019. No total, entre Janeiro e Março de 2020, foram matriculados 91 756 automóveis elétricos.

Em paralelo, os híbridos “plug-in” registaram um aumento ainda mais impressionante de 161%, totalizando 75 376 unidades, no primeiro trimestre de 2020.

Traduzindo estes números para quotas de mercado, a ACEA indica que os automóveis elétricos representaram 3,7% de todo o mercado na comunidade europeia e os “plug-in” chegaram aos 3,1%.

Portugal e os objetivos 2020

Em relação a Portugal, os elétricos subiram 26%, com 2676 unidades, enquanto os “plug-in” subiram 126,9%, chegando às 2101 matrículas.

Estes números, colocam as vendas em linha com as necessidades para serem atingidas as metas de CO2 definidas para 2020.

Para lá chegar, será preciso que o mercado europeu chegue ao final do ano com 3% de veículos elétricos vendidos e 4,8% de “plug-in”. Não estamos longe.

Em conjunto, os chamados veículos elétricos recarregáveis, ou ECV (Electrically Chargeable Vehicles), ou seja, somando elétricos e “plug-in”, somaram 6,8% de todos os automóveis vendidos no primeiro trimestre deste ano, totalizando 167 132 unidades. Uma subida muito significativa, face aos 2,5% registados em igual período de 2019.

Descida do Diesel

A ACEA justifica estas subidas com o aumento da oferta de carros elétricos, que deverá chegar a mais de 50 modelos disponíveis no mercado, até ao final do ano. Do mais barato Smart EQ até ao mais caro Porsche Taycan.

Mas também com menor procura de modelos Diesel, cujas vendas caíram 32% entre o primeiro semestre de 2019 e de 2020.

Aliás, é bom não esquecer que as vendas totais de todas as motorizações caíram 25,6% no primeiro trimestre, com menos 55,1%, só no mês de Março, face a 2019.

Ainda assim, segundo os dados da ACEA, as motorizações Diesel representaram 30% das vendas no primeiro trimestre e a gasolina liderou com 52%.

Quanto aos híbridos não recarregáveis, a subida também foi muito significativa, com mais 45% comparando os mesmos dois períodos.

Alemanha e França lideram

Por país, os dados da ACEA mostram que a Alemanha e a França são os mercados que mais vendes ECV, com cerca de 26 000 unidades cada no primeiro trimestre.

Mesmo países que têm sido lentos a aderir aos ECV, mostraram subidas importantes no primeiro trimestre, por exemplo a República Checa, com uma subida de 500%, para um total de 855 unidades vendidas.

Claro que todos estes números se reportam a um período pré-Covid-19. Agora a grande incógnita é saber se a tendência tem hipótese de continuar até ao final do ano.

Como vai ser o futuro?

Por um lado, a crise económica vai levar particulares e empresas a comprar veículos mais baratos, entre os quais não se encontram os eléctricos ou “plug-in”. Por isso as vendas de ECV podem ser seriamente afetadas.

Por outro lado, os incentivos à compra de ECV podem levar a suster a queda da procura.

Em alguns países, os apoios estatais à indústria automóvel, contra os efeitos da Covid-19, vão obrigar a uma aceleração no investimento em veículos elétricos.

Os números do primeiro trimestre são a prova do investimento que muitas marcas estão a fazer nos ECV. Os resultados até estavam a aparecer, antes da Covid-19 parar tudo.

Conclusão

Essas marcas vão ser as primeiras a querer fazer tudo para que os seus investimentos nos ECV possam ser recuperados o mais depressa possível, por isso têm todo o interesse em promover as suas vendas. Veremos como o mercado irá reagir.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – Covid-19 tirou carros das ruas, mas o CO2 não

 

TAGGED:BEVECVEVfeaturedPHEVPorscheRenaultSmartZoe
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Targa 67 - Mustang Mach-e_thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Ford Mustang Mach-E RWD: O mais acessível

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
2173323-16ue450grg
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Primeiro Teste – Jeep Grand Cherokee: O Defender americano

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Targa 67 - Nissan Juke Hybrid - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Nissan Juke Hybrid: Sem cabos, sem complicações

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Sep. 3 - 6pm CET - New Nissan JUKE Unveil Dynamic Outdoor - 17
1
Estive Lá

Será que o novo Juke ainda é o que era?

Por Francisco Mota 7 de Outubro, 2019
DACIA_Spring_152
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Dacia Spring: o elétrico mais barato é um mini-SUV

Por Francisco Mota 2 de Dezembro, 2021
6fa22bee53f7f4a19b5e18b15516059441b19e62
Sabia Que?Vídeos

Novidade – Alfa Milano: O B-SUV com nome rejeitado

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?