Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Sabia Que?

Novidade – Jeep Compass: Deve muito ao Avenger

2019_Toyota_Corolla_Tech_09
1
Crónica à 6ª

Esqueça os elétricos, o futuro são os híbridos

RENAULT CLIO E-TECH
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Clio E-Tech: híbrido com 15 velocidades

audi_54_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi A5 Cabrio TDI: Está fora de moda?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Um país onde se vendem mais Tesla que Skoda
Crónica à 6ª

Crónica – Um país onde se vendem mais Tesla que Skoda

Francisco Mota
Última atualização: 6 de Janeiro, 2023 17:28
Por Francisco Mota 9 Min leitura
057_TESLA MODEL 3 BRAKING
PARTILHAR

6/1/2023. Foram divulgadas as vendas de automóveis em Portugal durante os 12 meses de 2022 e na tabela podem encontrar-se confirmações, surpresas, curiosidades e ironias. Como o facto de a Tesla já vender mais que a Skoda, num país como o nosso. Mas há muito mais para ver e comparar.

Conteúdos
Pouca recuperação face a 2019O terceiro lugar do pódioO fenómeno DaciaBMW à frente da ToyotaVW passa HyundaiA derrota da AudiTesla bate SkodaMaserati recordistaPorsche vende mais que HondaElétricos a subirConclusão

 

A Associação Automóvel de Portugal, a ACAP, divulgou esta semana a lista de vendas em Portugal durante o total dos 12 meses de 2022. A tabela dos ligeiros de passageiros é a mais interessante de analisar, tanto mais que a ACAP relembra os números de 2021, para se poder fazer uma comparação. No total de todas as marcas, o mercado cresceu 6,6% atingindo as 156 250 unidades.

Estamos longe dos anos de ouro, 1999 e 2000 em que o mercado nacional valia 400 mil carros por ano, incluindo a “brigada da rede”, os comerciais ligeiros de dois lugares. Hoje, somando os ligeiros de passageiros e comerciais, 2022 registou um número de 179 791 unidades.

Pouca recuperação face a 2019

Mas a tendência de crescimento é um bom sinal, mesmo se 2021 esteve longe de ser um ano brilhante. Estamos longe dos números de 2019, antes da pandemia, em que se venderam 223 799 ligeiros de passageiros e mais ainda dos 266 mil de 2018.

A marca que lidera a tabela é a Peugeot, com 16 828 carros vendidos em 2022, ficando a Renault em segundo lugar com 12 841. Já em 2021 tinha sido assim, só que no ano passado a diferença entre as duas marcas francesas aumentou, pois, se a Peugeot desceu 4,4%, a Renault teve uma queda quatro vezes superior de 16,8%.

O Peugeot 2008 foi o modelo mais vendido e o 208 foi o segundo mais vendido, mostrando o bom resultado da marca do leão no nosso país.

O terceiro lugar do pódio

O pódio do mercado nacional em 2022 completou-se com a Mercedes-Benz, que subiu 5,9% atingindo as 12 055 unidades, apenas menos 786 carros que a Renault. Para quem não costuma acompanhar as vendas do nosso mercado, pode estranhar esta posição da marca alemã, num mercado pobre como o nosso. Mas não se pode esquecer a forte presença da marca nas frotas de muitas empresas, com o Classe A.

Depois de já ter anunciado que vai sair do segmento C e deixar de vender o Classe A, não será difícil adivinhar que se aproximam tempos diferentes para a marca alemã pelo menos em mercados de baixo preço como o nosso.

O fenómeno Dacia

Logo a seguir vem a Dacia com 10 157 unidades vendidas, um quarto lugar que é resultado da maior subida entre as 20 marcas mais vendidas, nada menos do que 74,4% face a 2021 e aqui não são as frotas a explicar o sucesso, mas um gama de modelos bem adaptada ao comprador individual, segmento que a marca romena lidera.

Ainda assim, não deixa de ser irónico que a Mercedes-Benz venda mais carros que a Dacia, num mercado como o nosso. Mas é um reflexo da maneira como muitos portugueses se relacionam com o automóvel. A imagem ainda tem muita força, mesmo se o Classe A até partilha o motor 1.3 turbo com a Dacia.

BMW à frente da Toyota

A BMW aparece em quinto lugar com 9695 unidades, apenas 670 unidades à frente da Toyota. Enquanto a BMW desceu 13,9%, face a 2021, a Toyota subiu 14,3%, mostrando que o plano de produto dos japoneses está a funcionar em pleno. É o mercado a responder a quem pensa que a Toyota se atrasou na entrada nos elétricos.

A Citroën ficou em sétimo lugar, com 9015 carros vendidos, apenas menos 10 (!) que a Toyota. Alguém se distraiu na marca francesa, para perder o sexto lugar por tão pouco. Mas o “double chevron” contribuiu para o excelente resultado de conjunto do grupo Stellantis em Portugal, que liderou o mercado com 26,2 % de quota.

VW passa Hyundai

Outra pequena vitória foi para a VW, que terminou o ano de 2022 com uma subida de 13%, o que lhe permitiu ultrapassar a Hyundai num duelo de 8494 contra 7263 unidades, pois a marca Sul-Coreana desceu 4,6% de 2021 para 2022.

A Fiat encerra o Top 10 com 33,6% de subida que se traduziu em 6655 unidades vendidas, pouco à frente da Kia, que vendeu 6419 após uma subida de 20,1% no exercício de 2022.

A derrota da Audi

Opel, Seat e Ford ficaram em redor das seis mil unidades, a Nissan veio logo a seguir com 5356 e depois surge uma diferença maior para a Audi que só vendeu 3750 unidades, numa derrota pesada face aos seus rivais da Alemanha. A BMW vendeu 2,6 vezes mais e a Mercedes-Benz vendeu 3,2 vezes mais.

Com 3594 unidades, a Volvo vendeu apenas menos 156 carros que a Audi, registando uma descida de 9,7% mas bateu a Tesla por 978 unidades, o que não surpreende. A surpresa é a Tesla superar a Skoda num mercado onde o preço ainda é um fator muito importante.

Tesla bate Skoda

Com 2616 unidades (mais 73,5%) a marca americana bateu a checa por 521 carros, apesar de a Skoda ter subido 17,1% face a 2021.

As últimas três marcas a vender mais de mil carros durante 2022 foram a Mini (1879), Mitsubihi (1671) e Cupra (1626). A marca espanhola subiu 191% nas vendas face a 2021, fruto do aumento da sua gama de modelos. Mas não foi a marca recordista na subida.

Maserati recordista

A marca que mais subiu, em percentagem, entre 2021 e 2022 foi a Maserati, que passou de 25 para 82 unidades, mais 228% situação que se deverá repetir este ano, quando o efeito Grecale ganhar balanço.

Falando de subidas e descidas, a marca com maior percentagem de descida foi a Smart com 34,2 % de quebra, resultado da fase de transição pela qual a marca detida, em partes iguais, pela Daimler e pelos chineses da Geely está a passar.

Porsche vende mais que Honda

A Porsche subiu 11,4% e vendeu 852 carros, mais que a Honda (767) e pouco menos que a Mazda (925) o que não deixa de ser mais um contraste impressionante, num país como o nosso.

Quanto às marcas de superdesportivos, as vendas contam-se pelas dezenas. A Ferrari vendeu 29 carros, mais 6 que no ano anterior e a Lamborghini ficou-se pelos 14, apesar de ter um SUV na sua gama.

Elétricos a subir

Quanto aos elétricos, a marca que liderou as vendas em 2022 em Portugal, nos ligeiros de passageiros, foi a Tesla, com os já referidos 2616 carros entregues. Seguiu-se a Peugeot com 1603 e a BMW, com 1583 carros.

No total, foram vendidos 17 817 ligeiros de passageiros elétricos em 2022, que representam 11,4% do total das vendas do ano, numa subida de 33,3%, face a 2021.

Conclusão

As vendas subiram 6,6%, o que é um bom sinal mas insuficiente para diminuir a idade do nosso parque. A Peugeot reforçou a sua posição de líder, devido sobretudo à maior descida da Renault. Os elétricos subiram 33,3% mas a Dacia subiu 74,4% e já é a quarta marca mais vendida. Duas tendências contraditórias, como muitas outras de que o mercado nacional é fértil.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK

Dacia já não é “low cost” mas está focada no essencial

TAGGED:2022AudiBMWDaciafeaturedPeugeotRenaultTeslaToyota
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

5
1
Sabia Que?

Care by Volvo: o serviço que não lhe quer vender um carro

Por Francisco Mota 1 de Abril, 2020
IMG_20181029_080425
Sabia Que?

Spoilers: têm algum efeito ou são só para enfeitar?

Por Francisco Mota 31 de Outubro, 2018
Copyright William CROZES @ Continental Productions
1
Sabia Que?

Citroën C5 X: crossover para quem está farto de SUVs

Por Francisco Mota 13 de Abril, 2021
STELLANTIS: UN PLAN STRATÉGIQUE TAILLÉ POUR UN MONDE CHAOTIQUE, SELON CARLOS TAVARES
Crónica à 6ª

Crónica – Tavares compra Lamborghini e coleciona 15ª marca (1 de Abril…)

Por Francisco Mota 1 de Abril, 2022
1
Crónica à 6ª

Crónica – Ursula “mata” motores a combustão em 2035

Por Francisco Mota 16 de Julho, 2021
Mirai_DPL_2021_Detail_028
1
Crónica à 6ª

Crónica – Hidrogénio: VW diz não, Toyota diz sim. Quem tem razão?

Por Francisco Mota 21 de Maio, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?