Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
open-1024x640
Crónica à 6ª

Crónica – Novos radares e limites de velocidade: como lhes escapar

IMG_20190123_145453
1
Hoje Guiei Um...

VW Up! GTI: porque quero ter um?

IMG_20171126_152610
1
Hoje Guiei Um...

Abarth 124 Spider, sushi de escorpião

Targa 67 - Mustang Mach-e_thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Ford Mustang Mach-E RWD: O mais acessível

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Tele-trabalho: a arma secreta contra a poluição?
Crónica à 6ª

Crónica – Tele-trabalho: a arma secreta contra a poluição?

Francisco Mota
Última atualização: 1 de Maio, 2020 21:46
Por Francisco Mota
IMG_20200501_194618
PARTILHAR

A redução da poluição, durante o isolamento, leva a pensar que pode haver uma poderosa arma “secreta” contra este problema. Será que o tele-trabalho vai sobreviver à Covid-19?

Conteúdos
O “campo” desceu à cidadeMobilidade elétrica mais difícilUma “arma secreta”Fechado em casaPrecisa de ser melhorado

 

Quem saiu do confinamento para a rua durante as últimas semanas, para a ida semanal ao supermercado, para a volta higiénica ou para passear o cão (nunca via tantos cães a ser passeados…) certamente reparou que o ar estava diferente.

Com as pessoas em casa e os carros estacionados, a poluição de origem rodoviária desceu bastante, tanto a poluição atmosférica como a acústica.

Claro que não descemos ao nível zero, pois a circulação de pessoas e veículos não foi totalmente proibida.

Muitos serviços e muitas profissões continuaram no ativo, para permitir que nada de fundamental faltasse aos confinados.

Os camiões e as carrinhas brancas não deixaram de circular, ainda mais depressa do que o habitual, livres que estavam de engarrafamentos. Mas a poluição baixou.

O “campo” desceu à cidade

E baixou o suficiente para se notar nos narizes de quem saía à rua. Por momentos, até parecia que o “campo” tinha descido à cidade. Sem o barulho dos motores e das buzinas, sem as baforadas de fumo dos autocarros.

Não há como negar, as cidades ficaram mais “limpas”, mais respiráveis, mais amigas dos peões, assim estes pudessem sair à rua, claro!

Daí a imaginar o que poderia ser uma cidade sem carros e sem autocarros, foi um passo. Um passo que a auto denominada associação Zero, não teve problemas em dar.

Agarrou em estudos feitos por outros e foi para as televisões (as que lhe deram microfone) dizer o óbvio: que sem carros a poluição tinha descido. Que, sem aviões, o ruído era menor.

Depois, fez as suas delirantes “recomendações”: devemos apostar na mobilidade elétrica e devemos pensar em fazer um aeroporto fora de Lisboa, “a médio prazo”, para não serem demasiado exigentes…

Mobilidade elétrica mais difícil

Do aeroporto e dos aviões, nem vale a pena falar, sabendo o imbróglio em que o assunto já estava envolvido, antes da Covid-19 ter aberto uma ferida financeira difícil de estancar.

Quanto à “aposta nos veículos elétricos” não vejo como uma crise económica possa contribuir para surgirem mais compradores.

O preço exagerado dos carros elétricos afasta os compradores privados, como sempre aconteceu.

Agora mais ainda, pois a crise vai levar a que uns nem sequer possam pensar no assunto, e outros queiram ser mais cautelosos a gastar o seu dinheiro.

Quanto às empresas, já se sabe que compram o que for mais barato, seja isso resultado de preços bem negociados, seja de incentivos estatais, que agora estão longe das prioridades do governo, como se compreende.

Não me parece que seja pela via da proclamada transferência energética que se possa aproveitar a boleia dos efeitos da Covid-19 na poluição para baixar os níveis.

Uma “arma secreta”

Mas há uma consequência indireta da pandemia que poderá realmente contribuir para a diminuição da poluição nas cidades, do trânsito e do estacionamento.

O tele-trabalho foi uma descoberta à força para muitos portugueses. Já se pratica em vários países, há anos, mas a nossa cultura mediterrânica nunca a adotou.

Para muitos portugueses, o local de trabalho é muito mais do que isso.

É a máquina do café, a conversa, os resultados do futebol à segunda-feira, as novelas da vida real, o almoço no restaurante da esquina, a política discutida, as redes sociais para as quais se arranja sempre uns minutinhos…

Fechado em casa

Mas o isolamento domiciliário obrigou a descobrir o tele-trabalho. Primeiro a fase de adaptação, as falhas do sistema, a rede que é fraca, a falta do contacto humano, enfim, todas as desculpas para não gostar.

Logo a seguir, a adaptação mostrou que é possível, mais que isso, que funciona! Mostrou até que, em muitos casos, é mais produtivo que estar no escritório.

Mostrou também que é ainda menos regrado nas horas, o que é um problema de disciplina de horários de trabalho tipicamente português: trabalha bem que fica até mais tarde, não quem produz mais, nas horas normais de trabalho.

Em tele-trabalho, a disponibilidade passou a exceder horários e dias da semana, em alguns casos. O trabalho entrou pelos fins de semana e feriados sem pedir licença.

Precisa de ser melhorado

Mas o tele-trabalho mostrou também que poderá ser uma das “armas” mais eficientes contra a poluição nas cidades: sem necessidade de deslocações diárias casa-trabalho-casa, poupa-se energia e polui-se menos.

É óbvio que nem todas as atividades funcionam bem em tele-trabalho; é óbvio que a convivência do tele-trabalho com a atenção aos filhos, que também estão em casa, traz os seus “desafios”.

Conclusão

A bem da diminuição da poluição nas cidades, talvez pensar em maneiras de otimizar o tele-trabalho, quando a Covid-19 se for embora, seja uma maneira mais eficiente do que usar um automóvel elétrico.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica: Como a Covid-19 dá vida nova a um construtor

 

TAGGED:Covid 19featuredpoluiçãoWLTP
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

RR_EVQ_20MY_Dynamic_ND_221118_01
1
Estive Lá

Novo Evoque: Diesel classe 1 só em Setembro

Por Francisco Mota 3 de Fevereiro, 2019
ID4_16
Crónica à 6ª

Crónica – Qual vai ser a primeira Nokia dos automóveis?

Por Francisco Mota 22 de Setembro, 2023
HILLUX_68
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Toyota Hilux: É para isto que serve uma pick-up!…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
BMWi5_eDrive40_BrooklynGrey
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – BMW i5: Série 5 passa a ter versão elétrica

Por Francisco Mota 2 de Outubro, 2023
CAR OF THE YEAR 2022
1
Sabia Que?The car of the year

Kia EV6 é o The Car Of The Year 2022: esta foi a minha votação

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
R-DAM_1095703
1
Crónica à 6ª

Crónica – Renault Mégane passa a elétrico e dá luta ao VW ID.3

Por Francisco Mota 17 de Outubro, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?