Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
RENAULT CLIO E-TECH (BJA HEV)
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Renault Clio E-Tech: Restyling na altura certa

RR_58_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Range Rover Sport Plug-in: Porquinho mealheiro

2348670_taycan_factory_stuttgart_zuffenhausen_2019_porsche_ag
1
Estive Lá

Por dentro da fábrica do Taycan: como se faz o anti-Tesla

Targa 67 - Mustang Mach-e AWD_Thumbnail_v2 (2)
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Ford Mustang Mach-E: puro sangue elétrico?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Tele-trabalho: a arma secreta contra a poluição?
Crónica à 6ª

Crónica – Tele-trabalho: a arma secreta contra a poluição?

Francisco Mota
Última atualização: 1 de Maio, 2020 21:46
Por Francisco Mota
IMG_20200501_194618
PARTILHAR

A redução da poluição, durante o isolamento, leva a pensar que pode haver uma poderosa arma “secreta” contra este problema. Será que o tele-trabalho vai sobreviver à Covid-19?

Conteúdos
O “campo” desceu à cidadeMobilidade elétrica mais difícilUma “arma secreta”Fechado em casaPrecisa de ser melhorado

 

Quem saiu do confinamento para a rua durante as últimas semanas, para a ida semanal ao supermercado, para a volta higiénica ou para passear o cão (nunca via tantos cães a ser passeados…) certamente reparou que o ar estava diferente.

Com as pessoas em casa e os carros estacionados, a poluição de origem rodoviária desceu bastante, tanto a poluição atmosférica como a acústica.

Claro que não descemos ao nível zero, pois a circulação de pessoas e veículos não foi totalmente proibida.

Muitos serviços e muitas profissões continuaram no ativo, para permitir que nada de fundamental faltasse aos confinados.

Os camiões e as carrinhas brancas não deixaram de circular, ainda mais depressa do que o habitual, livres que estavam de engarrafamentos. Mas a poluição baixou.

O “campo” desceu à cidade

E baixou o suficiente para se notar nos narizes de quem saía à rua. Por momentos, até parecia que o “campo” tinha descido à cidade. Sem o barulho dos motores e das buzinas, sem as baforadas de fumo dos autocarros.

Não há como negar, as cidades ficaram mais “limpas”, mais respiráveis, mais amigas dos peões, assim estes pudessem sair à rua, claro!

Daí a imaginar o que poderia ser uma cidade sem carros e sem autocarros, foi um passo. Um passo que a auto denominada associação Zero, não teve problemas em dar.

Agarrou em estudos feitos por outros e foi para as televisões (as que lhe deram microfone) dizer o óbvio: que sem carros a poluição tinha descido. Que, sem aviões, o ruído era menor.

Depois, fez as suas delirantes “recomendações”: devemos apostar na mobilidade elétrica e devemos pensar em fazer um aeroporto fora de Lisboa, “a médio prazo”, para não serem demasiado exigentes…

Mobilidade elétrica mais difícil

Do aeroporto e dos aviões, nem vale a pena falar, sabendo o imbróglio em que o assunto já estava envolvido, antes da Covid-19 ter aberto uma ferida financeira difícil de estancar.

Quanto à “aposta nos veículos elétricos” não vejo como uma crise económica possa contribuir para surgirem mais compradores.

O preço exagerado dos carros elétricos afasta os compradores privados, como sempre aconteceu.

Agora mais ainda, pois a crise vai levar a que uns nem sequer possam pensar no assunto, e outros queiram ser mais cautelosos a gastar o seu dinheiro.

Quanto às empresas, já se sabe que compram o que for mais barato, seja isso resultado de preços bem negociados, seja de incentivos estatais, que agora estão longe das prioridades do governo, como se compreende.

Não me parece que seja pela via da proclamada transferência energética que se possa aproveitar a boleia dos efeitos da Covid-19 na poluição para baixar os níveis.

Uma “arma secreta”

Mas há uma consequência indireta da pandemia que poderá realmente contribuir para a diminuição da poluição nas cidades, do trânsito e do estacionamento.

O tele-trabalho foi uma descoberta à força para muitos portugueses. Já se pratica em vários países, há anos, mas a nossa cultura mediterrânica nunca a adotou.

Para muitos portugueses, o local de trabalho é muito mais do que isso.

É a máquina do café, a conversa, os resultados do futebol à segunda-feira, as novelas da vida real, o almoço no restaurante da esquina, a política discutida, as redes sociais para as quais se arranja sempre uns minutinhos…

Fechado em casa

Mas o isolamento domiciliário obrigou a descobrir o tele-trabalho. Primeiro a fase de adaptação, as falhas do sistema, a rede que é fraca, a falta do contacto humano, enfim, todas as desculpas para não gostar.

Logo a seguir, a adaptação mostrou que é possível, mais que isso, que funciona! Mostrou até que, em muitos casos, é mais produtivo que estar no escritório.

Mostrou também que é ainda menos regrado nas horas, o que é um problema de disciplina de horários de trabalho tipicamente português: trabalha bem que fica até mais tarde, não quem produz mais, nas horas normais de trabalho.

Em tele-trabalho, a disponibilidade passou a exceder horários e dias da semana, em alguns casos. O trabalho entrou pelos fins de semana e feriados sem pedir licença.

Precisa de ser melhorado

Mas o tele-trabalho mostrou também que poderá ser uma das “armas” mais eficientes contra a poluição nas cidades: sem necessidade de deslocações diárias casa-trabalho-casa, poupa-se energia e polui-se menos.

É óbvio que nem todas as atividades funcionam bem em tele-trabalho; é óbvio que a convivência do tele-trabalho com a atenção aos filhos, que também estão em casa, traz os seus “desafios”.

Conclusão

A bem da diminuição da poluição nas cidades, talvez pensar em maneiras de otimizar o tele-trabalho, quando a Covid-19 se for embora, seja uma maneira mais eficiente do que usar um automóvel elétrico.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica: Como a Covid-19 dá vida nova a um construtor

 

TAGGED:Covid 19featuredpoluiçãoWLTP
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

GIMS2017_13032017_052
Crónica à 6ª

Crónica – Salão de Genebra volta em 2024 em versão “low cost”

Por Francisco Mota 14 de Julho, 2023
DB2023AU01344_medium
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – Volkswagen ID.7: O irmão 100% elétrico do Passat

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
frosty-windshield-tease-today-161228_a31a780da9bdd33385ff3f2e451393ab.fit-560w - Cópia
1
Sabia Que?

Como tirar gelo do vidro num minuto

Por Francisco Mota 9 de Janeiro, 2019
image16x9.img.1024.medium
Estive LáFórmula 1Vídeos

A primeira vitória de Senna na F1 e uma grande “molha”

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Targa 67 - DS4_thumbnail
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – DS 4 E-Tense: Rivaliza com Audi, BMW e Mercedes?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
CotY_Finalist_2021
1
Estive LáThe car of the year

Car Of The Year 2021 – estão apurados os 7 finalistas: qual vai ganhar?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?