Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
New Outlander PHEV Moonstone Grey_024LR
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Mitsubishi Outlander PHEV: O regresso

Polestar_a
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Polestar 2 Single: Será esta a combinação ideal?

Volvo C40 Recharge
1
Sabia Que?Vídeos

Volvo e o ambiente: linho, cortiça e reciclados são o novo Premium

IMG_20180711_132229
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Porsche 911 Carrera T, proibido especular

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Tavares quer eletrificar 14 marcas em 8 anos
Crónica à 6ª

Crónica – Tavares quer eletrificar 14 marcas em 8 anos

Francisco Mota
Última atualização: 4 de Março, 2022 17:06
Por Francisco Mota
PARTILHAR

4/3/2022. O novo plano estratégico chama-se “Dare Forward 2030” e vai levar as 14 marcas da Stellantis a passar aos 100% elétricos nos próximos oito anos. Saiba como o CEO português, Carlos Tavares, vai fazer isso e quais são os primeiros modelos.

Conteúdos
Elétricos: bom negócioTecnologia e recursos humanosOs primeiros sinaisConclusão

 

Carlos Tavares anunciou esta semana que 100% das vendas da Stellantis na Europa vão ser de veículos elétricos nos próximos oito anos, ou seja, até 2030. Nos EUA o grupo tem os 50% de vendas como objetivo, para o mesmo período.

No final desta década, a Stellantis quer ter mais de 75 modelos 100% elétricos no mercado e atingir vendas deste tipo de veículos na ordem dos cinco milhões de unidades por ano.

Carlos Tavares, o CEO da Stellantis

Isto vai obrigar a mudanças radicais na oferta das 14 marcas do grupo, com algumas “questões culturais” pelo caminho, por exemplo a passagem de marcas como a Jeep ou a Alfa Romeo a motorizações 100% elétricas.

Claro que a procura e o estatuto dos elétricos está em contínuo crescimento, o que deve ajudar a mudar as mentalidades dos mais reticentes a esta transferência para a eletrificação.

Elétricos: bom negócio

Para a Jeep, o tiro de partida já foi dado com a apresentação do primeiro SUV 100% elétrico que estará à venda em 2023. No ano seguinte surge a RAM 1500, uma “pick-up” que pouco dirá aos europeus, mas vai revolucionar a oferta da marca nos EUA, onde é uma das habituais líderes do segmento.

O caminho para a eletrificação total vai levar à “duplicação dos resultados líquidos até 2030” afirmou Tavares, para tranquilizar os seus investidores, acrescentando que “iremos sustentar margens de lucros operacionais ajustados de dois dígitos”.

A Opel vai ser 100% elétrica em 2028

Tavares garante também que consegue atingir o “breakeven” com menos de 50% de entregas consolidadas e que vai quadruplicar as receitas provenientes da venda de automóveis dos segmentos premium e de luxo.

Tecnologia e recursos humanos

Em curso está um investimento nas baterias, que prevê uma subida na produção dos 140 Gwh para os 400 GWh, mas também uma expansão das “fuel cell”, especialmente para os grande furgões, para 2024.

No domínio dos comerciais, a Stellantis visa a liderança do mercado, apostando em 26 novos modelos 100% elétricos nos próximos anos.

Todos os comerciais Opel com versão elétrica

Está também em curso uma revolução ao nível dos recursos humanos, duplicando o número de líderes na empresa com responsabilidades nos resultados e a nomeação de, pelo menos, 35% de mulheres para cargos de liderança.

No meio digital, há a promessa da aposta continuada no desenvolvimento de “software” próprio, com a abertura de academias sobre o assunto. As vendas online também vão receber um “boost”, esperando-se que atingam um terço do total até 2030.

Fiat E-Ulysse baseado no Peugeot Traveller

Há uma preocupação com a satisfação do cliente, seja através de um relacionamento simplificado e transparente, bem como de criação de novos serviços virados para facilitar a mobilidade.

Os primeiros sinais

Os primeiros sinais deste plano foram já dados através de algumas das marcas do grupo, como a Opel que anunciou o objetivo de só vender modelos 100% elétricos a partir de 2028.

Até lá, terá uma oferta de versões elétricas em todos os seus comerciais e vai lançar 12 novos veículos eletrificados (PHEV e EV) entre os quais se contam os sucessores do Insignia e do Crossland, ambos vão ser 100% elétricos. Para 2025 espera-se a chegada do novo Opel Manta, também 100% elétrico.

Opel Manta-e Concept

A Fiat também anunciou o seu segundo elétrico, o E-Ulysse que recupera o nome do seu último MPV para o aplicar numa versão do furgão de passageiros Peugeot Traveller.

O primeiro Jeep 100% elétrico em 2023

Quanto ao primeiro Jeep elétrico será um SUV e estará à venda em 2023, mas não foram anunciados detalhes, a não ser duas imagens. E menos ainda foi mostrado da “pick-up” RAM 1500, apenas alguns traços.

Conclusão

O otimismo da Stellantis e de Carlos Tavares na eletrificação parece estar num ponto alto, tanto em termos de produto como de operação, ou seja, de lucros estimados. Cabe ao CEO português e à sua equipa organizar a transferência energética de todas as 14 marcas do grupo, da forma mais eficiente possível.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Teste – Dacia Spring: Elétrico mais barato tem 44 cv, é suficiente?

 

 

 

 

TAGGED:Carlos TavaresCitroënfeaturedFiatJeepOpelPeugeotRamTavares
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

DSC01387
1
Hoje Guiei Um...

Volvo XC40 T3: uma sueca alta e… loira?

Por Francisco Mota 5 de Dezembro, 2018
Luca_de_Meo_CEO_of_Renault_Group
Crónica à 6ª

Crónica – De Meo acelera Renault na economia circular

Por Francisco Mota 14 de Outubro, 2022
TRoc_6
Crónica à 6ª

Crónica – Segunda geração T-Roc com híbridos mas sem cabrio

Por Francisco Mota 13 de Janeiro, 2024
peugeot-208-2019-450-fr.512299.17
1
Crónica à 6ª

Carros elétricos vão de patins, mas não todos…

Por Francisco Mota 16 de Março, 2019
IMG_20210928_140418
1
Estive Lá

Porsche – coleção milionária de vencedores de Le Mans em Lisboa

Por Francisco Mota 28 de Setembro, 2021
IMG_20210123_160649
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Land Rover Defender 90: versão curta melhor que longa?

Por Francisco Mota 3 de Maio, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?