Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Micra: Também virou elétrico
    22 de Junho, 2025
    Vídeo – Lexus RZ 300e: O melhor negócio?
    17 de Junho, 2025
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Nissan Micra: Também virou elétrico
    22 de Junho, 2025
    Vídeo – Lexus RZ 300e: O melhor negócio?
    17 de Junho, 2025
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
TCROSS_1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW T-Cross 1.0 TSI: Atualização obrigatória

Sébastien Loeb
1
Estive Lá

Entrevista – Sébastien Loeb: “Não combinei nada com Ogier!…”

Volvo EX30 Cloud Blue Exterior
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Volvo EX30: Irresistível “descer” aos B-SUV

RAV4 Thumbnail
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Toyota RAV4 Plug-in: qual a autonomia real?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Tavares e os chineses: Se não os podes vencer…
Crónica à 6ª

Crónica – Tavares e os chineses: Se não os podes vencer…

Francisco Mota
Última atualização: 28 de Outubro, 2023 10:46
Por Francisco Mota
StellantistoBecomeaStrategicShareholderofLeapmotorwith1.5BillionInvestmentandBolsterLeapmotorsGlobalElectricVehicleBusiness
Tavares e Zhu assinam entrada da Stellantis na Leapmotor
PARTILHAR

27/10/2023. Carlos Tavares, o português que lidera o grupo automóvel Stellantis, tomou uma decisão drástica e comprou 21% da Leapmotor, uma “start-up” chinesa especialista em fazer carros elétricos e híbridos. Quais as razões e as consequências desta iniciativa são discutidas em mais uma Crónica à 6ª feira no TARGA 67, assinada por Francisco Mota.

Conteúdos
Já em 2024Investigação inútilCavalo de Tróia?O que é a Leapmotor?Mudança de estratégiaQue vantagens para os europeus?Conclusão

 

Se não os podes vencer, junta-te a eles. Esta parece ter sido a máxima que serviu de mote à última iniciativa de Carlos Tavares, enquanto líder do grupo automóvel Stellantis, que aglomera 14 marcas de automóveis da Europa e EUA.

A mais recente aquisição de Tavares foi uma quota de 21% na “start-up” chinesa Leapmotor, especialista em fabricar automóveis elétricos e híbridos a custos reduzidos. Isto, depois de todas as posições que o português tomou nos últimos meses, alertando para o perigo da invasão da Europa por marcas chinesas de automóveis elétricos de baixo preço.

Parece que Tavares se rendeu à evidência do avanço dos construtores chineses no setor dos automóveis elétricos, face aos europeus e, segundo as suas próprias palavras, “podemos beneficiar desta ofensiva chinesa, em vez de sermos as vítimas.”

Esta compra vai permitir à Stellantis vender carros elétricos baratos e também aceder a tecnologia que lhe permita entrar nos segmentos mais acessíveis deste mercado, que não para de subir.

Já em 2024

A Leapmotor vai chegar oficialmente à Europa no segundo semestre de 2024, apesar de um dos seus modelos já ser vendido em França através de um importador local. Nessa altura, a Stellantis poderá até fabricar os modelos da Leapmotor em várias das fábricas do grupo, espalhadas pelo mundo, se a Comissão Europeia decidir aplicar taxas aos elétricos feitos na China.

Para o efeito, a Stellantis vai formar uma “joint-venture” com a Leapmotor, a Leapmotor International, com sede nos Países Baixos, da qual deterá 51%. Esta empresa terá o exclusivo da fabricação e comercialização de modelos Leapmotor fora da China. Mais uma forma de evitar as referidas taxas que se esperam da Comissão Europeia.

Investigação inútil

Recorde-se que há poucas semanas, a Comissão Europeia resolveu lançar uma investigação às suspeitas de subvenções do Estado chinês aos produtores locais de veículos elétricos que os exportam para a Europa, subvertendo assim as leis da livre concorrência. Uma iniciativa que Tavares considera inútil.

Segundo o líder da Stellantis, o resultado dessa investigação pode ser “uma má desculpa para não fazer as coisas certas à velocidade certa, para concorrer com os rivais chineses.”

Esta medida da Stellantis representa uma mudança radical de estratégia. Até agora, o grupo tinha utilizado as obrigatórias sociedades com parceiros locais para se implantar na China. Mas as vendas das suas marcas ficaram aquém das expetativas.

Ao ponto de, há poucos dias, o grupo ter anunciado que ia deixar de fabricar automóveis na China. Esta nova estratégia reposiciona o grupo no maior mercado automóvel do mundo, com Tavares a justificar a mudança de atitude de forma muito clara: “Daqui a dez anos, não vamos querer pensar que perdemos uma fatia do maior mercado do mundo.”

Cavalo de Tróia?

Alguns analistas confrontaram Tavares com a possibilidade de este negócio poder ser um cavalo de Tróia para facilitar a entrada de construtores chineses como a Leapmotor no mercado europeu. Tavares nega essa possibilidade, garantindo que a Stellantis ficará com o controlo das exportações para a Europa.

Para o português, este investimento de 1,5 mil milhões de euros vai garantir uma parte do lucro no negócio da fabricação e venda de automóveis elétricos de conceção chinesa, sejam ou não feitos na China. Fica com dois lugares no conselho de administração e nomeia o CEO da Leapmotor International.

O que é a Leapmotor?

A Leapmotor foi fundada em 2015 por Jiangming Zhu, engenheiro da área da eletrónica com três décadas de experiências. É especializada na construção de automóveis NEV (New Energy Vehicles) que é uma maneira de dizer elétricos e híbridos plug-in.

A produção em 2022 ficou-se pelas 111 000 unidades, mas as suas vantagens são uma grande integração vertical, dominando várias áreas da produção e aposta em tecnologias de vanguarda, como a da caixa da bateria fazendo parte da estrutura monobloco.

A Stellantis não foi a primeira a avançar para um investimento numa marca chinesa pouco conhecida fora do país. O grupo Volkswagen já tinha investido cerca de metade, 700 milhões de dólares, na Xpeng, em troca de 5% das ações da empresa, anunciando o desenvolvimento de dois novos modelos para contrariar a descida das vendas no mercado chinês.

Mudança de estratégia

Quando, há mais de dez anos, as marcas ocidentais rumaram à China, em busca de marcar uma posição num mercado que já se esperava vir a ser o maior do mundo, entregavam “know-how” de engenharia às empresas locais, com as quais a lei local obrigava a que estabelecessem parcerias.

Na altura, muitos diziam que os chineses aproveitariam para aprender e rapidamente estariam a fazer eles igual ou melhor. Pelos vistos foi mesmo isso que aconteceu, juntando-se a outro fator.

A sua intuição para o negócio, qualquer negócio, levou os construtores chineses de automóveis mais longe e mais depressa do que muitos esperavam. Além disso, queimaram etapas e apostaram cedo nos elétricos.

Que vantagens para os europeus?

Que consequências poderão advir destes investimentos da Stellantis e da Volkswagen? Não me parece que a Stellantis ou o Grupo VW venham a aprender alguma coisa que não saibam, em termos de construir um carro elétrico.

As vantagens dos chineses nesta área não têm a ver com engenharia de excelência, têm a ver com uma experiência do negócio que alguns consideram estar 10 anos à frente dos construtores europeus.

Tem a ver com uma rede de fornecedores bem oleada e acesso a baterias em condições vantajosas. Tem também a ver com o custo baixo da mão-de-obra local e, claro, com os apoios que o Estado chinês tem dado a este setor há vários anos. A Stellantis fala de um “ecossistema.”

Conclusão

Por tudo isto, parece-me que os investimentos da Stellantis e da Volkswagen estão mais próximos de uma operação financeira do que propriamente em alguma coisa relativa a engenharia. Parece ser mais uma questão de tentar não perder o comboio, mesmo que só tenham comprado bilhete de segunda classe.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

Crónica – Tem carro anterior a 2007?… O seu IUC vai subir

TAGGED:Carlos TavaresCitroënfeaturedFiatJeepLeapmotorPeugeotStellantis
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

DSC02712
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi A3 1.5 MHEV: O truque do “mild hybrid” resulta?

Por Francisco Mota 23 de Agosto, 2022
10
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Kauai N: A variante N continua a alastrar…

Por Francisco Mota 25 de Janeiro, 2022
Audi e-tron Sportback 55 quattro
1
Sabia Que?

Audi e-tron: o que se ganha com a versão Sportback?

Por Francisco Mota 28 de Maio, 2020
ST_5
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Puma ST “baixou” a 1.0: Ainda é um gozo?

Por Francisco Mota 20 de Fevereiro, 2024
IMG_20210907_110012
1
Estive Lá

Salão de Munique: o regresso ou o fim dos salões?

Por Francisco Mota 9 de Setembro, 2021
C0217.MP4.18_54_17_12.Still001
1
Sabia Que?The car of the year

Kia EV6 vence The Car Of The Year 2022: saiba como conseguiu

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?