Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IBIZA_fiesta - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – Fiesta vs. Ibiza: Qual o melhor, qual o mais divertido?

BYD-Tang-EV-Norway
Crónica à 6ª

Crónica – Quem destronou a Tesla como Nº1 dos elétricos?

img
Crónica à 6ª

Crónica – Gasolina sintética faz sentido? Porsche responde

Toyota_57_A
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Último teste – Toyota GR86: Já tenho (muitas) saudades

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Segunda geração T-Roc com híbridos mas sem cabrio
Crónica à 6ª

Crónica – Segunda geração T-Roc com híbridos mas sem cabrio

Francisco Mota
Última atualização: 13 de Janeiro, 2024 11:15
Por Francisco Mota 6 Min leitura
TRoc_6
PARTILHAR

12/1/2024. O Volkswagen T-Roc, construído na Autoeuropa de Palmela, vai passar à segunda geração em 2025. O modelo “português” terá versões híbridas mas vai deixar de oferecer a variante cabrio. Mais detalhes sobre o futuro do carro mais importante alguma vez feito em Portugal, na Crónica à 6ª feira do blog TARGA 67, assinada por Francisco Mota.

Conteúdos
Muito completoSeguro de vida da AutoeuropaSegunda geração em 2025Descapotável acabaConclusão

 

O VW T-Roc foi lançado em 2017 como o SUV mais pequeno e acessível da marca, posicionado abaixo do campeão de vendas da VW a nível global, o Tiguan, que há vários anos suplantou o Golf. As vendas do T-Roc começaram no crescendo habitual, mas rapidamente aceleraram, quando o segmento dos B-SUV registou um impulso na Europa.

Nem o lançamento do T-Cross, mais pequeno, veio tirar vendas ao T-Roc que se estabeleceu como o modelo mais vendido da VW na Europa, suplantando décadas de domínio do Golf. As suas dimensões e habitabilidade acertaram em cheio nas necessidades de muitas pequenas famílias e o preço foi considerado justo pelos compradores.

Muito completo

Ao longo destes anos, o T-Roc nem precisou de grandes evoluções, apenas recebeu um ligeiro facelift, que retocou a frente e melhorou a qualidade de alguns materiais no habitáculo, uma crítica que vinha desde o primeiro dia.

Com 4,23 metros de comprimento, o T-Roc oferece algumas opções que não se encontram em rivais do mesmo porte, como a tração às quatro rodas, uma versão verdadeiramente desportiva, o R com 300 cv e até uma carroçaria descapotável com teto de lona.

Claro que têm sido as motorizações 1.0 TSI e 1.5 TSI com tração à frente e caixas de velocidades manuais ou DSG de dupla embraiagem que têm garantido o volume das vendas. Mas o mais interessante é que, em 2023, cinco anos após o lançamento, o T-Roc ainda continua a estabelecer recordes de vendas em vários mercados europeus.

Seguro de vida da Autoeuropa

De Janeiro a Novembro de 2023, os números que existem até ao momento, o T-Roc vendeu 208 874 unidades e foi o quarto modelo mais vendido na Europa, só superado pelo líder Tesla Model Y (238 907), Renault Clio (231 170) e Dacia Sandero (221 985).

Este verdadeiro fenómeno de vendas, para um modelo que vai completar os sete anos de vida em setembro próximo, tem sido o seguro de vida da fábrica da VW em Portugal, a Autoeuropa de Palmela, em Setúbal. A procura tem mantido a fábrica a trabalhar no limite das suas capacidades: 890 unidades por dia.

A Autoeuropa é a única fábrica que faz o T-Roc, à exceção da versão descapotável que sai da fábrica alemã de Osnabrück, mas que representa menos de 8% das vendas totais do modelo. Ainda assim, é o segundo descapotável mais vendido na Europa, só batido pelo Mini Cabrio.

Segunda geração em 2025

O futuro do T-Roc foi confirmado publicamente por Kai Grunitz, o chefe do desenvolvimento da marca. Já em 2025 será apresentada a segunda geração, feita com base na plataforma MQB Evo, uma evolução da atual que também será usada pelos renovados Tiguan, Golf e Passat.

Grunitz também confirmou que o T-Roc será o último modelo a ter motores de combustão na oferta da Volkswagen. Mas antes disso acontecer, no próximo ano terá versões “mild hybrid” e “plug-in” ainda não especificadas. Mas não será especular muito dizer que as variantes eTSI dos motores 1.0 e 1.5 estarão disponíveis, bem como o 1.4 eHybrid PHEV.

Descapotável acaba

Espera-se uma renovação do interface digital, com a última geração do ecrã tátil, novos comandos de climatização táteis e novo painel de instrumentos. Amortecedores adaptativos, poderão ser uma opção com esta MQB Evo.

Uma coisa é certa, Grunitz já afirmou que a versão descapotável não terá sucessor na segunda geração do T-Roc, devido à baixa procura deste tipo de modelos na Europa.

Com 4,87 milhões de unidades vendidas em 2023, a marca VW subiu 6,7% face a 2022, grande parte devido aos SUV, que representam 54,2% das suas vendas (subiram 14,9%), com o T-Roc a ocupar um lugar importante na Europa. Nos EUA, os SUV já são 81% das vendas da marca.

Conclusão

Tendo ultrapassado a barreira do 1 milhão de T-Roc produzidos, tudo se conjuga para que a Autoeuropa, o maior investimento estrangeiro em Portugal, continue a ter um papel importante na rede de fábricas da VW na Europa. Pelo menos até que a segunda geração do T-Roc chegue ao final da carreira. Depois, esperamos para ver se a fábrica portuguesa será convertida para as novas plataformas elétricas do grupo.

Francisco Mota

(foto de João Apolinário)

Ler também, seguindo o link:

Teste – VW T-Roc 1.5 TSI Cabrio: Os últimos raios de Sol

TAGGED:featuredVolkswagenVWVW BeetleVW GolfVW T-CrossVW T-RocVW Tiguan
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

New 600e La Prima (22)
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Primeiro Teste – Fiat 600e: B-SUV é o segundo elétrico da gama

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20190508_141034
1
Sabia Que?

Patilhas da caixa: quantas vezes as usa?…

Por Francisco Mota 8 de Maio, 2019
44462733515_e6fc8bca78_b
1
Crónica à 6ª

Crónica – Noruega e os elétricos: 30 anos de incentivos não chegaram

Por Francisco Mota 7 de Agosto, 2020
LR_DEF_90_X_P400_GONDWANA_STONE_DRIVING_281020_001
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Os 12 desejos para o ano 2021 do Automóvel

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
New-PEUGEOT-2008-2
1
Estive Lá

Já guiámos o 2008 que chega em Janeiro: agora sim… é um SUV!

Por Francisco Mota 17 de Julho, 2019
11
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Volvo V60 Cross Country: faz tudo o que faz um SUV

Por Francisco Mota 23 de Agosto, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?