Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
image
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Portugal quer liderar produção de Lítio na EU

TCROSS_1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW T-Cross 1.0 TSI: Atualização obrigatória

robots
1
Sabia Que?

Qual a cor mais vendida no mundo? E porquê?…

2
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – BMW i3 vs. iX: O recomeço 10 anos depois

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Seat vs. Cupra: o que as une e o que as separa?
Crónica à 6ª

Crónica – Seat vs. Cupra: o que as une e o que as separa?

Francisco Mota
Última atualização: 10 de Julho, 2020 16:49
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”6323″]10/07/2020. Qual a estratégia para as marcas espanholas do grupo VW, Seat e Cupra? A eletrificação está nos planos de ambas, mas há exigências ao Estado Espanhol.

Conteúdos
Trocar a Seat pela Cupra?El Born passa de Seat a CupraFormentor só híbridoDetalhes do El BornCupra apenas elétrica?O que falta a Espanha?Conclusão

 

Começou por ser uma sub-marca para as versões mais desportivas da Seat, mas passou a marca autónoma em 2018.

Na verdade, pouco mais aconteceu do que a troca da ordem dos nomes: Cupra Ateca, em vez de Ateca Cupra ou Cupra Leon, em vez de Leon Cupra.

Mas a imagem da nova marca foi bem trabalhada e os seus modelos desportivos encontraram 40 000 compradores até agora.

Só que, fazer uma marca à base de modelos de outra, apenas com o emblema trocado e melhores acabamentos não chega. E o grupo VW tem um longo historial nesta área.

Trocar a Seat pela Cupra?

Há menos de dois anos o então líder da VW, Herbert Diess, chegou a admitir que substituir a Seat pela Cupra podia ser uma hipótese. O raciocínio era muito simples.

A Cupra, posicionada como marca desportiva e luxuosa (uma AMG à escala) consegue captar maior lucro por unidade vendida que a Seat. Mas a verdade é que nunca mais se ouviu falar desta ideia e, entretanto, Diess foi afastado.

Esta semana, o novo CEO da Seat, Wayne Griffiths deixou claro que a Seat e a Cupra são complementares. Mas ainda não apresentou um plano detalhado para as duas.

Ainda não teve muito tempo, é certo, depois da saída surpresa do anterior CEO, o “superstar” Luca de Meo, que foi prosseguir a sua “brilhante” carreira para a Renault.

Sobre os CEO que passaram pela Seat nos últimos anos, haveria muito a dizer, mas isso vai ficar para outra altura.

El Born passa de Seat a Cupra

Para já, o que Griffiths fez foi anunciar que o “concept-car” elétrico Seat El Born, apresentado no ano passado, se passa a chamar Cupra El Born, na versão de produção que agora mostrou.

Esta passagem do primeiro modelo espanhol feito com base na plataforma MEB, da Seat para a Cupra pode querer dizer que a marca desportiva se perfila para um futuro 100% elétrico. Mas não para já.

Antes do E-Born, que será comercializado em 2021, a Cupra vai estrear o seu primeiro modelo original, o SUV Formentor, já em Setembro.

E este vai começar por ter a inevitável versão desportiva, com o eterno motor 2.0 TSI, agora com 310 cv, mantendo a tração às quatro rodas e a caixa de dupla embraiagem.

Formentor só híbrido

Para compensar este ligeiro embaraço, o Formentor terá também uma versão “Plug-In” mas nunca um elétrico. A plataforma que utiliza é a MQB, a mesma do Leon e do Ateca, que a VW já disse não ir voltar a ter uma versão elétrica.

Aliás, Griffiths afirmou que o Formentor poderá ter uma versão ainda mais potente, muito provavelmente uma variante mais desportiva do “Plug-in”.

A gama Cupra continuará a ter uma versão desportiva do novo Leon e uma atualização do Cupra Ateca, com uma nova transmissão integral e calibrações mais desportivas da direção e da suspensão adaptativa. A aceleração 0-100 km/h vai descer de 5,2 para 4,9 segundos.

Detalhes do El Born

Depois será então a vez do El-Born, apresentado como o primeiro desportivo elétrico do grupo VW. Usa a mesma plataforma MEB do ID.3 com a bateria mais potente de 77 kWh de capacidade útil.

Não foram anunciados muitos dados, apenas que a aceleração 0-50 km/h demora 2,9 segundos (0-100 km/h em 5,8 segundos ?…) e que, carregando a bateria num carregador rápido (supõe-se de 100 kW), consegue obter 260 km de autonomia em 30 minutos.

O estilo do concept-car original foi revisto, sobretudo na frente que ficou mais extrovertida.

O interior recebe bancos desportivos e volante com um botão para a escolha dos modos de condução, entre os quais está o habitual modo Cupra.

Cupra apenas elétrica?

Será o primeiro elétrico da Cupra, um casamento que Griffiths considera ser particularmente feliz. Veremos se isto quer dizer que a Cupra se tornará numa marca 100% elétrica. Provavelmente, sim.

O grupo VW anunciou um investimento de cinco mil milhões de euros, até 2025 para a Seat e Cupra, a ser canalizado para os elétricos, incluindo um centro de pesquisa e desenvolvimento, a instalar em Barcelona.

Mas o El-Born será fabricado, pelo menos para já, na fábrica alemã de Zwickau, a mesma que faz o ID.3 e tem a responsabilidade de arrancar a era elétrica do grupo.

Contudo, o investimento anunciado não deixa de ter algumas condições. Ao anunciar esta “montanha” de dinheiro, Griffiths sempre foi dizendo que espera colaboração do governo de Espanha.

O que falta a Espanha?

Griffiths apontou a falta de um plano do governo para os automóveis elétricos, a necessidade de fazer crescer a rede de carregadores públicos e de apostar mais nas energias renováveis. O que falta a (quase) todos.

Concluiu dizendo que a Espanha, nesta área, está a avançar mais lentamente do que os países do Norte da Europa. Mas quem não está?…

Conclusão

Tal como está a acontecer um pouco por todo o lado, também em Espanha se assiste a uma negociação dura entre um construtor de automóveis e o Estado para a transferência energética.

Os primeiros querem incentivos e ajudas, os segundos querem assegurar o futuro do emprego. Como em tudo na vida, é uma questão de compromisso.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este LINK:

Seat Leon entra na 4ª geração com 3 híbridos

TAGGED:AtecaCupraEl BornfeaturedFormentorGolf ID3LeonSeatVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

_2NZ2119
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ao volante do protótipo “camuflado” da nova 308 SW

Por Francisco Mota 22 de Junho, 2021
Mazda MX-30_Action (4)
1
Estive Lá

Teste (quase) secreto: MX-30, o primeiro elétrico da Mazda

Por Francisco Mota 4 de Dezembro, 2019
Base de donnée : Astuce Productions
1
Crónica à 6ª

Crónica – Elétricos: investir em melhores baterias pode ser um erro

Por Francisco Mota 19 de Fevereiro, 2021
Rallying_2019_Content_06
1
Sabia Que?

Quer matar saudades do rali de Portugal?

Por Francisco Mota 12 de Maio, 2020
IMG_20180904_115840
1
Hoje Guiei Um...

Lexus UX250h, mas que grande coincidência!

Por Francisco Mota 12 de Setembro, 2018

Porsche renova tradição do 911 Targa de 67

Por Francisco Mota 19 de Maio, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?