Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Base de donnée : Astuce Productions
1
Sabia Que?

DS 4 – Como o design francês quer rivalizar com o alemão

Catalytic-Converter-Repair
1
Sabia Que?

Andam a roubar catalisadores… também em Portugal

Skoda_5_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Fabia 1.0 Monte Carlo: O peso de um nome

Peugeot_29
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot 308 SW BlueHDI: É Diesel e gasta 4,4 litros reais

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Se conduzir… não use o telemóvel
Crónica à 6ª

Crónica – Se conduzir… não use o telemóvel

Francisco Mota
Última atualização: 24 de Dezembro, 2021 12:53
Por Francisco Mota 5 Min leitura
3507371_2048_1152
PARTILHAR

24/12/2021. “Quantas centenas não vão chegar à ceia de Natal?” pergunta a campanha de segurança rodoviária. As causas para os acidentes são várias, mas algumas podem ser evitadas. Por exemplo, não usar o smartphone enquanto conduz.

Conteúdos
Chamadas, SMS, redes sociais…Calcular os riscosTempo de reaçãoConclusão

 

A lei proíbe, a fiscalização nas cidades tem estado a ser intensificada, mas a verdade é que não usar o smartphone enquanto se conduz é uma decisão de cada condutor. E uma decisão que pode evitar acidentes.

São cada vez mais os casos de acidentes provocados por condutores que se distraem a manipular o smartphone, enquanto conduzem. São acidentes que geralmente acontecem “sem rede”, ou seja, o condutor nem chega a travar antes de bater.

São por isso acidentes tendencialmente mais graves, com piores consequências para os envolvidos, até para o condutor que vai a olhar para o seu smartphone e não dá hipótese ao seu corpo de se preparar para um choque eminente.

Chamadas, SMS, redes sociais…

Há de tudo. Desde condutores que pegam no smartphone para atender uma chamada, outros que vão a ler uma SMS ou mesmo a escrever a resposta. Ou a usar as redes sociais, desde ler “posts”, ver imagens ou fotografar e publicar aquela situação bizarra que se acabou de ver.

Para quem tenha um carro das mais recentes gerações, equipado com sistemas eletrónicos de ajuda à condução, como a travagem automática autónoma, a manutenção de faixa, avisador de ângulo morto e cruise control adaptativo, a situação pode ser menos grave.

Ainda há muito poucos carros com ajudas eletrónicas à condução

Mas ainda são muito poucos os carros equipados com esses sistemas, em relação ao parque rolante nacional. E muitos condutores não os apreciam, desligando-os assim que põem o motor em marcha.

Calcular os riscos

Basta pegar numa calculadora e fazer umas contas simples para quantificar o perigo destas atitudes ao volante. Durante o tempo em que a atenção vai virada para o smartphone, muita coisa pode acontecer no trânsito.

Circulando a 50 km/h, a cada dois segundos passam 28 metros. São 140 metros em dez segundos. É o equivalente a uma fila de 27 carros.

Aumentando a velocidade para os 90 km/h, a cada dois segundos passam 50 metros. São 250 metros em dez segundos. É o equivalente a uma fila de 49 carros.

E se circular a 120 km/h, a cada dois segundos passam 66 metros. São 330 metros em dez segundos. É o equivalente a uma fila de 65 carros.

Tempo de reação

São valores que mostram bem o perigo de não estar sempre a prestar atenção à estrada, tanto mais que o tempo de reação de um condutor médio ronda exatamente os dois segundos.

Um condutor médio tem um tempo de reação de 2 segundos

Desde o momento em que reconhece uma situação de perigo, que exige travagem forte, até tirar o pé do acelerador e carregar no pedal de travão, passaram dois segundos. Para um condutor médio.

Se o condutor estiver a prestar atenção ao smartphone durante dois segundos, fica à mercê de uma situação inesperada que ocorra à sua frente. Se algo acontecer durante esses dois segundos, o condutor não tem hipótese de evitar o acidente.

E quanto mais alta for a velocidade, mais grave será o acidente, como é lógico.

Não há chamadas inadiáveis, não há SMS que não possam esperar até se conseguir estacionar o carro. Muito menos há “posts” que não possam esperar publicação para outra altura, ou leitura para quando não se estiver com o volante na outra mão.

Conclusão

“Neste Natal, o melhor presente é estar presente” diz a campanha de segurança rodoviária. Mas talvez valha a pena recuperar um outro slogan bem conhecido dos portugueses e adaptados aos tempos em que vivemos: Se conduzir…  não use o telemóvel. Boas Festas!

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Mais de 70% dos portugueses usa telemóvel quanto conduz: é um deles?…

 

TAGGED:carrosfeaturedSafetysegurançaTesla
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Targa67_PorscheCayenne_PromoStill_02
1
Estive LáVídeos

Vídeo: Porsche Cayenne em teste no asfalto e na lama

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
The new Volkswagen Taigo
1
Crónica à 6ª

Crónica – VW Taigo: mais um SUV… quando é que “isto” acaba?

Por Francisco Mota 18 de Fevereiro, 2022
CUPRA-el-Born_02_HQ
1
Crónica à 6ª

Crónica – Seat vs. Cupra: o que as une e o que as separa?

Por Francisco Mota 10 de Julho, 2020
IMG_20190327_151144
1
Hoje Guiei Um...

A1 30 TFSI: agora sim, a Audi fez um anti-Mini

Por Francisco Mota 3 de Julho, 2019
5G
1
Sabia Que?Vídeos

Saiba como a rede 5G vai revolucionar os automóveis

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Velar_12
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Range Rover Velar P400e: Mexer mas sem estragar

Por Francisco Mota 23 de Janeiro, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?