Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Primeiro_citroen
Estive Lá

Primeiro Teste – Citroën C3 Aircross: Venham mais 7!

DS9_25 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – DS 9 E-Tense 250 Plug-in: quer ser rival do A4 e Série 3

image002
Crónica à 6ª

Crónica – Seat (como a conhecemos) pode acabar em 2025

FiatPuntoDynamic2003
Crónica à 6ª

Crónica – Lutar contra o IUC não é suficiente

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Se conduzir… não use o telemóvel
Crónica à 6ª

Crónica – Se conduzir… não use o telemóvel

Francisco Mota
Última atualização: 24 de Dezembro, 2021 12:53
Por Francisco Mota 5 Min leitura
3507371_2048_1152
PARTILHAR

24/12/2021. “Quantas centenas não vão chegar à ceia de Natal?” pergunta a campanha de segurança rodoviária. As causas para os acidentes são várias, mas algumas podem ser evitadas. Por exemplo, não usar o smartphone enquanto conduz.

Conteúdos
Chamadas, SMS, redes sociais…Calcular os riscosTempo de reaçãoConclusão

 

A lei proíbe, a fiscalização nas cidades tem estado a ser intensificada, mas a verdade é que não usar o smartphone enquanto se conduz é uma decisão de cada condutor. E uma decisão que pode evitar acidentes.

São cada vez mais os casos de acidentes provocados por condutores que se distraem a manipular o smartphone, enquanto conduzem. São acidentes que geralmente acontecem “sem rede”, ou seja, o condutor nem chega a travar antes de bater.

São por isso acidentes tendencialmente mais graves, com piores consequências para os envolvidos, até para o condutor que vai a olhar para o seu smartphone e não dá hipótese ao seu corpo de se preparar para um choque eminente.

Chamadas, SMS, redes sociais…

Há de tudo. Desde condutores que pegam no smartphone para atender uma chamada, outros que vão a ler uma SMS ou mesmo a escrever a resposta. Ou a usar as redes sociais, desde ler “posts”, ver imagens ou fotografar e publicar aquela situação bizarra que se acabou de ver.

Para quem tenha um carro das mais recentes gerações, equipado com sistemas eletrónicos de ajuda à condução, como a travagem automática autónoma, a manutenção de faixa, avisador de ângulo morto e cruise control adaptativo, a situação pode ser menos grave.

Ainda há muito poucos carros com ajudas eletrónicas à condução

Mas ainda são muito poucos os carros equipados com esses sistemas, em relação ao parque rolante nacional. E muitos condutores não os apreciam, desligando-os assim que põem o motor em marcha.

Calcular os riscos

Basta pegar numa calculadora e fazer umas contas simples para quantificar o perigo destas atitudes ao volante. Durante o tempo em que a atenção vai virada para o smartphone, muita coisa pode acontecer no trânsito.

Circulando a 50 km/h, a cada dois segundos passam 28 metros. São 140 metros em dez segundos. É o equivalente a uma fila de 27 carros.

Aumentando a velocidade para os 90 km/h, a cada dois segundos passam 50 metros. São 250 metros em dez segundos. É o equivalente a uma fila de 49 carros.

E se circular a 120 km/h, a cada dois segundos passam 66 metros. São 330 metros em dez segundos. É o equivalente a uma fila de 65 carros.

Tempo de reação

São valores que mostram bem o perigo de não estar sempre a prestar atenção à estrada, tanto mais que o tempo de reação de um condutor médio ronda exatamente os dois segundos.

Um condutor médio tem um tempo de reação de 2 segundos

Desde o momento em que reconhece uma situação de perigo, que exige travagem forte, até tirar o pé do acelerador e carregar no pedal de travão, passaram dois segundos. Para um condutor médio.

Se o condutor estiver a prestar atenção ao smartphone durante dois segundos, fica à mercê de uma situação inesperada que ocorra à sua frente. Se algo acontecer durante esses dois segundos, o condutor não tem hipótese de evitar o acidente.

E quanto mais alta for a velocidade, mais grave será o acidente, como é lógico.

Não há chamadas inadiáveis, não há SMS que não possam esperar até se conseguir estacionar o carro. Muito menos há “posts” que não possam esperar publicação para outra altura, ou leitura para quando não se estiver com o volante na outra mão.

Conclusão

“Neste Natal, o melhor presente é estar presente” diz a campanha de segurança rodoviária. Mas talvez valha a pena recuperar um outro slogan bem conhecido dos portugueses e adaptados aos tempos em que vivemos: Se conduzir…  não use o telemóvel. Boas Festas!

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Mais de 70% dos portugueses usa telemóvel quanto conduz: é um deles?…

 

TAGGED:carrosfeaturedSafetysegurançaTesla
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Montagem
1
Sabia Que?

Diesel ou híbrido: qual gasta menos? Vamos a contas!…

Por Francisco Mota 26 de Julho, 2019
hyundai-ioniq-6-driving-experience-0323-exterior-05
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Hyundai Ioniq 6: Com o Tesla Model 3 na mira

Por Francisco Mota 14 de Março, 2023
ARKANA_128
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Arkana: o SUV mais estiloso da Renault

Por Francisco Mota 28 de Junho, 2021
Volvo Cars S90 Plug-In Hybrid
1
Sabia Que?

Volvo e a redução de CO2: “os elétricos não chegam”

Por Francisco Mota 30 de Janeiro, 2020
3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota Yaris 1.0 VVT-i: Um dos mais procurados

Por Francisco Mota 26 de Julho, 2022
CR-V ePHEV-40
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Honda CR-V e:PHEV: subida de segmento

Por Francisco Mota 3 de Outubro, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?