Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Volkswagen initiates system changeover to e-mobility – Product
1
Sabia Que?

VW ID.3 – faltam 8 meses: hoje foi feito o primeiro em Zwickau

IMG_20200131_132732
1
Estive Lá

Ao volante da nova Strakar: Mitsubishi de 6ª a fundo

PEUGEOT_E2008_E-LIONTESTDRIVE_2306TC0050
Crónica à 6ª

Crónica – Um país onde se vendem mais Mercedes que Dacia

05_New 500
1
Sabia Que?

Fiat Novo 500: todos os “segredos” do melhor citadino elétrico

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Salão de Genebra 2022 cancelado: o fim de uma era
Crónica à 6ª

Crónica – Salão de Genebra 2022 cancelado: o fim de uma era

Francisco Mota
Última atualização: 9 de Outubro, 2021 14:36
Por Francisco Mota
PARTILHAR

8/10/2021. O Salão de Genebra de 2022 foi cancelado. É a terceira edição seguida que não se realiza, mas os organizadores prometem “mundos e fundos” para 2023. Pode ser tarde demais…

Conteúdos
A culpa é dos semi-condutores?…O problema dos salões vem de trásO futuro é digital, mas será em Genebra?Quem tem saudades de Genebra?Conclusão

 

Não preciso explicar a importância do Salão Automóvel de Genebra. É o preferido dos construtores, do público e dos jornalistas. Em pouco espaço, o salão reúne, uma vez por ano, tudo aquilo que é importante na indústria automóvel.

Novos modelos, concept-cars, grandes marcas, pequenas marcas, novas marcas. Está lá tudo exposto, num formato compacto fácil de ver e organizado em território neutro.

É, por isso, o Salão onde se deslocam mais CEOs, diretores de Design, diretores de produto, diretores de engenharia e todas as figuras importantes dos construtores. Para saber o que se passa no mundo dos automóveis, não há melhor.

Uma surpresa? Nem por isso…

Depois do recente mini-salão de Munique talvez não se esperasse que o salão de Genebra 2022 fosse já cancelado. A Imprensa especializada até “puxou” por Munique, em vão.

As marcas desertaram de Genebra, como já o tinham feito de Munique.

Mas as marcas desertaram de Genebra, uma após outra, como já o tinham feito de Munique e deixou de haver quórum para abrir as portas em Fevereiro.

Na verdade, a saúde do salão de Genebra tinha vindo a decair nos anos pré-pandemia. A edição de 2019 foi das mais fracas de sempre, com muitas marcas ausentes.

A culpa é dos semi-condutores?…

Para 2022, a organização tentou convencer as marcas a participar, vendendo a ideia de que seria o regresso à normalidade.

Só que a normalidade já não é o que era. E, em cima disso, caiu agora a “pandemia” dos semi-condutores.

As marcas têm outras prioridades, dizem os organizadores do salão de Genebra

Segundo a organização do salão, terá sido essa a razão apontada por muitos construtores para desistirem da edição de 2022. Mas será uma razão ou uma desculpa?

“As marcas têm outras prioridades, nesta altura” dizem os organizadores de Genebra, sugerindo que os custos industriais da falta de semi-condutores são essa prioridade.

O problema dos salões vem de trás

Mas as marcas não deixaram de fazer publicidade aos seus novos modelos, nem de organizar lançamentos de carros novos para a Imprensa. A minha agenda está cheia para as próximas semanas.

A verdade – que não é de agora, nada tem a ver com a pandemia, nem com os semi-condutores – é que o investimento numa ação de marketing e publicidade como é um salão automóvel, tem retorno cada vez mais incerto.

O futuro é digital, mas será em Genebra?

A organização do salão de Genebra diz estar a trabalhar numa plataforma digital para complementar a experiência presencial da edição de 2023, que esperam saia assim reforçada.

Mas já tiveram quase dois anos para fazer isso, depois do cancelamento da edição de 2020. E ainda não foram capazes de a implementar.

Esperava-se que, cancelada a edição presencial de 2022, fosse organizada em alternativa uma versão digital.

Seria uma evolução daquilo que os homens de Genebra fizeram – à pressa mas com mérito – quando a edição de 2020 foi interdita devido ao Covid-19. Mas nem para isso os construtores mostraram disponibilidade.

Quem tem saudades de Genebra?

Tirando os contactos informais, que eram muitos e muitas vezes frutuosos durante o Salão de Genebra, não penso que os grandes agentes da indústria tenham sentido a falta do salão de Genebra para o funcionamento do seu negócio.

O mundo mudou e a fórmula dos salões tornou-se obsoleta.

É uma fórmula de excessos, num mundo que está numa tendência de downsizing em todas as áreas. Excesso de espetáculo, excesso de futilidades, excesso de viagens, excesso de CO2 emitido por toda a logística. E isso hoje conta, nem que seja por questões de imagem.

Conclusão

Fui a quase todas as edições do salão de Genebra dos últimos trinta anos, era sempre um ponto alto do ano. Mas dou por mim a pensar que não lhe tenho sentido a falta. É o fim de uma era.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o Link:

Genebra 2020: imagens incríveis de um salão fantasma

 

TAGGED:featuredGenebraSalão automóvelSalão Genebra
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20200804_112539_edit
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda e: muito charme, pouca autonomia

Por Francisco Mota 10 de Agosto, 2020
Tonale_19
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Alfa Romeo Tonale PHEV Q4: Plug-in perde a alma?

Por Francisco Mota 19 de Julho, 2023
logo Ampere - Cópia
Crónica à 6ª

Crónica – Ampere: Nasceu a “start-up” da Renault para os elétricos

Por Francisco Mota 11 de Novembro, 2023
Snow Drive Circuit 3
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Nissan Ariya e-4orce: Em estrada, pista e gelo

Por Francisco Mota 10 de Janeiro, 2023
Chart4
1
Crónica à 6ª

Crónica – Portugal é o terceiro mercado menos poluente da Europa

Por Francisco Mota 23 de Abril, 2021
Logo_Fiat_Chrysler_Automobiles
1
Crónica à 6ª

Fiat rompe com Renault: afinal havia outra…

Por Francisco Mota 7 de Junho, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?