Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20201208_094917
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Puma 1.0 Ecoboost: porque é o Ford mais vendido na Europa

Luca_de_Meo_CEO_of_Renault_Group
Crónica à 6ª

Crónica – De Meo acelera Renault na economia circular

PEUGEOT_E2008_E-LIONTESTDRIVE_2306TC0050
Crónica à 6ª

Crónica – Um país onde se vendem mais Mercedes que Dacia

Skoda_1 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Kamiq 1.0 TSI: o B-SUV “simply clever”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Redução de 10 km/h na autoestrada por causa de guerra
Crónica à 6ª

Crónica – Redução de 10 km/h na autoestrada por causa de guerra

Francisco Mota
Última atualização: 18 de Março, 2022 17:30
Por Francisco Mota 7 Min leitura
ccc
PARTILHAR

18/3/2022 – A Agência Internacional de Energia divulgou hoje um plano de dez pontos para fazer face aquela que estima vir a ser a maior crise energética das últimas décadas, como resultado da guerra na Ucrânia. Uma das medidas é reduzir em 10 km/h a velocidade nas autoestradas.

Conteúdos
Poupança pode chegar aos 18%, mas…Quanto se vai poupar em petróleo?Mundo ocidentalAs 10 medidas da AIE1 – Redução de 10 km/h na velocidade máxima nas autoestradas2 – Tele-trabalho durante três dias por semana3 – Domingos sem carros nas cidades4 – Reduzir preço dos transportes públicos e incentivar andar a pé e de bicicleta5 – Acesso alternado de carros nas grandes cidades6 – Partilhar o automóvel e adoptar condução económica7 – Condução e percursos mais eficientes para camiões e distribuição8 – Usar comboios noturnos e de alta velocidade, em vez de aviões9 – Evitar viagens de trabalho de avião, se houver alternativas10 – Reforçar o uso de veículos elétricos e mais eficientesConclusão

 

A Agência Internacional de Energia (AIE) não tem dúvidas de que a redução da produção de petróleo oriundo da Rússia, como resultado da guerra na Ucrânia, poderá criar a maior crise energética das últimas décadas.

Para minorar os efeitos da continua subida do preço dos combustíveis e de possíveis falhas no abastecimento que podem levar ao seu racionamento, a AIE propõe uma lista de dez medidas que, segundo a agência, podem levar a uma descida na procura de derivados do petróleo, redução de receitas para a Rússia e minorar os efeitos na economia.

A primeira das medidas propostas é uma redução de 10 km/h na velocidade máxima nas autoestradas, tanto para veículos de passageiros como para pesados, em todos os países ocidentais.

Poupança pode chegar aos 18%, mas…

Segundo um estudo divulgado em 2020 pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), uma redução deste tipo poderá levar a uma diminuição no consumo de combustíveis entre os 12% e os 18%, respetivamente para veículos com motor a gasóleo e a gasolina.

Caso o nível de incumprimento se mantenha igual ao atual, a poupança não passa de 2 a 3%

Mas a própria AEA admitiu que essa redução só acontecerá se todos os automobilistas cumprirem a redução de velocidade. Caso o nível de incumprimento se mantenha igual ao atual, a poupança de combustível não passa dos 2 a 3%.

A AIE garante que, se a sua proposta de 10 medidas for implementada, será possível reduzir significativamente a dependência da sociedade ocidental dos derivados de petróleo.

Quanto se vai poupar em petróleo?

As estimativas indicam uma poupança de 2,7 milhões de barris de petróleo por dia, o equivalente ao consumo diário de todos os automóveis a circular na China. E bastariam quatro meses para pôr tudo a funcionar, diz a AIE, mesmo a tempo de contrariar o pico sazonal de consumo de combustíveis, em Julho e Agosto, devido às viagens de férias.

Segundo a agência, esta seria também uma oportunidade de colocar já as economias a depender menos do petróleo, convergindo para os objetivos de neutralidade carbónica estabelecidos para 2050.

Os transportes rodoviários são os principais consumidores de derivados de petróleo

A AIE definiu o seu plano de dez medidas a partir do dado que são os transportes os principais consumidores de derivados do petróleo, por isso as medidas incidem no transporte de bens e de pessoas.

Este dado está de acordo com os estudos da AEA, quando afirma que 94% das emissões de CO2 têm o transporte rodoviário como origem, sabendo-se que há uma relação direta entre consumo de combustíveis e emissões de CO2.

Segundo a WLTP, um carro que emita 95 g CO2/km consome cerca de 4,0 l/100 km de combustível, se for a gasolina; ou 3,7 litros/100 km, se for a gasóleo.

Mundo ocidental

A AIE afirma que praticamente metade do consumo de derivados do petróleo em todo o mundo acontece nos países mais desenvolvidos, por isso devem ser estes a tomar as medidas que aconselha.

“Seria também uma maneira de mostrar solidariedade com a Ucrânica”, já comentaram alguns políticos, numa referência à diminuição da dependência energética de alguns países europeus em relação ao petróleo da Rússia.

A AIE lembra também no seu comunicado que a redução da dependência do petróleo significa benefícios em termos de poluição para todo o planeta e que nem todas as medidas têm que ser impostas pelos governos de cada país: “algumas podem partir da iniciativa de cada cidadão.”

Não deixa de ser irónico que volte a ser o limite de velocidade nas autoestradas a estar em causa, em mais uma crise energética, depois de o mesmo ter sido feito nos anos setenta.

As 10 medidas da AIE

Mas vejamos quais são as 10 medidas de emergência para reduzir a dependência do petróleo e os seus efeitos diretos na redução do consumo de barris de petróleo.

1 – Redução de 10 km/h na velocidade máxima nas autoestradas

Reduz o consumo de petróleo em 290 mil barris por dia, para os automóveis ligeiros e 140 mil, para os camiões

2 – Tele-trabalho durante três dias por semana

Reduz o consumo de petróleo em 500 mil barris por dia

3 – Domingos sem carros nas cidades

Um dia, poupa 95 mil barris de petróleo, quatro dias poupam 380 mil barris

4 – Reduzir preço dos transportes públicos e incentivar andar a pé e de bicicleta

Poupa 330 mil barris de petróleo por dia

5 – Acesso alternado de carros nas grandes cidades

Matrículas terminadas em números pares, num dia e ímpares, no seguinte. Poupa 210 mil barris por dia

6 – Partilhar o automóvel e adoptar condução económica

Poupa 470 mil barris de petróleo por dia

7 – Condução e percursos mais eficientes para camiões e distribuição

Poupa 320 mil barris de petróleo por dia

8 – Usar comboios noturnos e de alta velocidade, em vez de aviões

Poupa 40 mil barris de petróleo por dia

9 – Evitar viagens de trabalho de avião, se houver alternativas

Poupa 260 mil barris de petróleo por dia

10 – Reforçar o uso de veículos elétricos e mais eficientes

Poupa 100 mil barris de petróleo por dia

Conclusão

A AIE diz que todas estas medidas são de fácil implementação e que todas já foram testadas em vários países e regiões. Mas são medidas que só resultam com a colaboração de todos. Por isso a onda de solidariedade teria que chegar também à mobilidade de pessoas e bens.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Crónica – Os efeitos da guerra na indústria automóvel da Europa

TAGGED:EuropafeaturedgasolinaPetróleoRússiaUcrânia
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

FORD_4
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Primeiro Teste – Ford E-Transit: Um dia como “motorista elétrico”

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
6
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Abarth F595 C: O escorpião volta a atacar!

Por Francisco Mota 21 de Dezembro, 2021
6fa22bee53f7f4a19b5e18b15516059441b19e62
Sabia Que?Vídeos

Novidade – Alfa Milano: O B-SUV com nome rejeitado

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
hd_ferrari_f8_tributo_1
1
Crónica à 6ª

Crónica – Ferrari: SUV, elétricos e vendas a subir na pandemia

Por Francisco Mota 27 de Fevereiro, 2021
Luca_DE_MEO_A
Crónica à 6ª

Crónica – Luca De Meo para salvar associação de construtores

Por Francisco Mota 16 de Dezembro, 2022
The refreshed Volvo XC60 T8 AWD in Osmium Grey metallic
1
Crónica à 6ª

Crónica – Híbridos “plug-in” são anjos ou demónios?

Por Francisco Mota 28 de Novembro, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?