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Crónica à 6ª

Crónica – Quem destronou a Tesla como Nº1 dos elétricos?

Francisco Mota
Última atualização: 15 de Julho, 2022 12:00
Por Francisco Mota
BYD-Tang-EV-Norway
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15/7/2022. Até ao final de 2021, a Tesla era o maior construtor mundial de carros elétricos, mas foi destronada no primeiro semestre de 2022. Saiba como isso foi possível, vindo de uma marca de que, provavelmente, nunca ouviu falar.

Conteúdos
As dificuldades da TeslaComo a BYD subiu a Nº1Um elétrico por $4300Como A BYD chegou a Nº1A BYD na Europa este anoConclusão

 

Pergunte a qualquer pessoa minimamente interessada em automóveis qual é a marca líder entre os elétricos e a resposta vai ser só uma: a Tesla. Isso era verdade até ao final de 2021, mas o mercado dos elétricos está a mudar a cada dia que passa.

A verdade é que temos um novo líder de vendas mundiais de automóveis elétricos, contabilizando os números do primeiro semestre de 2022. Sem surpresa, trata-se de um construtor chinês, de que, provavelmente nunca ouviu falar: BYD.

A sigla BYD significa “Build Your Dreams” e bem se pode dizer que o grupo chinês está a construir sonhos, ao bater a Tesla, e sem precisar de ser uma “start up”.

As dificuldades da Tesla

Feitas as contas à primeira metade deste ano, a Tesla vendeu 564 000 carros, enquanto que, no mesmo semestre, a BYD vendeu 641 000 carros elétricos, numa subida de uns colossais 300%, face às suas vendas em igual período do ano anterior.

Porém, os números da BYD são fornecidos de acordo com a classificação de veículos de zero emissões, segundo as regras da China, que incluem não só os veículos 100% elétricos, mas também os híbridos “plug-in”.

Ninguém sabe se esta nova hierarquia é sustentável nos próximos meses, por vários motivos. Do lado da Tesla, o desempenho podia ter sido melhor não fossem as dificuldades com os fornecedores, em parte como resultado da guerra na Ucrânia.

O “lockdown” da China devido ao Covid-19 trouxe problemas à Tesla

O fecho da economia chinesa, devido ao Covid-19 também afetou seriamente o funcionamento da fábrica da Tesla em Shangai, na China, tanto em termos de fornecedores como de escoamento de carros produzidos. A BYD, sediada noutra região da China, terá sido menos afetada por estas restrições.

Como a BYD subiu a Nº1

Parte do sucesso da BYD justifica-se pelas leis em vigor na China. O governo decidiu impor aos construtores domésticos uma quota mínima de produção de carros elétricos, por ano, fazendo crescer a produção.

As exportações acompanharam o crescimento, com mais de meio milhão de carros elétricos a sair da China em 2021, o dobro de 2020. Se bem que apenas 2% dessas exportações tenham sido de carros com marcas chinesas.

O “grosso” do volume foi feito com modelos de marcas estrangeiras, fabricadas no país, como a própria Tesla (metade das exportações) ou Volvo, detida pelos chineses da Geely. Mas o governo chinês não se fica por aqui.

Um elétrico por $4300

Há leis para obrigar os construtores a vender carros elétricos a preços baixos, de modo a que mais compradores os possam adquirir. Por exemplo o Hongguang Mini, que foi o carro elétrico mais vendido do mundo em 2021, custa apenas $4300.

A BYD tem uma larga gama de modelos elétricos, que começam com o Dolphin, a custar $15 000, depois de contabilizados os subsídios estatais à compra.

Os BYD elétricos geram só 2% de margem, contra os 12% da Tesla

Mas, claro, o grande problema são as margens de lucro. Enquanto os elétricos da BYD geram 2% de margem, os modelos da Tesla andam perto dos 12%, segundo o Finantial Times.

Como A BYD chegou a Nº1

Com estas margens e com as progressivas quebras nos incentivos estatais, em todos os mercados, negócios como o da BYD não parece terem sustentabilidade a curto prazo. Não é credível que ganhem volume suficientemente depressa para se poderem alimentar de margens tão curtas.

É verdade que a BYD tem estado a aumentar os preços dos seus carros elétricos nos últimos meses, como reação à crise de matérias primas resultante da guerra na Ucrânia. Mas isso não é uma medida estrutural.

Contudo, é verdade que a China domina a produção de baterias de iões de Lítio para carros elétricos e não é de descartar que apareçam novas medidas protecionistas aos fabricantes locais.

A BYD na Europa este ano

E a verdade é que a BYD está em expansão para outros mercados, tendo o Japão e o sudeste asiático como próximos alvos, mercados onde carros elétricos de baixo custo têm muita procura. Mas não só.

Os EUA são também um objetivo para a expansão da BYD e nunca se sabe com que tipo de apoios vão poder contar, do lado do estado chinês. E, claro, a Europa é sempre um alvo para qualquer marca.

Este verão a BYD vai apresentar o seu plano para a Europa

Para o final do próximo mês de Agosto está agendada uma conferência de imprensa da BYD em Amesterdão para a apresentação dos planos de expansão da marca na Europa.

Nessa altura vamos ficar a saber também se a Kia e a VW, segunda e terceira marcas que mais vendem elétricos na Europa, a seguir à Tesla, vão ter razões para se preocupar.

Conclusão

Até agora, a atenção dos construtores chineses de automóveis elétricos tem estado centrada no mercado doméstico, o maior do mundo para este (e qualquer…) tipo de carros. Mas a sua política de expansão poderá marcar uma mudança radical no cenário que hoje conhecemos. E, se isso acontecer, não vai ser só a Tesla a ter motivos de preocupação.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – Tesla: “estamos só a queimar dinheiro…”

TAGGED:BYDfeaturedTeslaTesla Model 3Tesla Model STesla Shangai
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