Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20190909_205908
1
Estive Lá

VW ID.3 – 10: Frankfurt, o primeiro encontro ao vivo

Peugeot_3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot 408 Plug-in Hybrid: ser original será suficiente?

Lime-S-Gen-3-Rider2-electrek
1
Crónica à 6ª

Trotinetas elétricas: brincadeira perigosa?

IMG_20200515_160707
1
Hoje Guiei Um...

Teste: Novo Leon, a primeira novidade pós-confinamento

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Portugal é o terceiro mercado menos poluente da Europa
Crónica à 6ª

Crónica – Portugal é o terceiro mercado menos poluente da Europa

Francisco Mota
Última atualização: 23 de Abril, 2021 15:57
Por Francisco Mota
PARTILHAR

23/04/2021. Feitas as contas aos automóveis novos vendidos em 2020, Portugal foi o terceiro mercado com menos emissões de CO2. Na Europa, a descida foi de 12% e os elétricos já tiveram influência.

Conteúdos
Descida não foi causada pela pandemiaSubida nas vendas dos eletrificados ajudouSUV a contribuir melhorSeis países abaixo das 100 g/km de CO2Portugal vai em terceiro

 

Fundada em 1984, a Jato Dynamics é uma empresa especializada na recolha e tratamento de dados relativos à indústria e mercado automóvel global. Está presente em 51 países e fornece os seus serviços tanto aos construtores, como à imprensa.

O seu último relatório foi publicado esta semana e refere-se às emissões de CO2 nos carros novos vendidos em 21 países europeus, entre os quais Portugal.

Feitas as contas, a Jato concluiu que as emissões de CO2 dos carros novos vendidos em 2020 desceram, em média, 12% face ao ano anterior, situando-se precisamente nos 106,7 g/km.

Descida não foi causada pela pandemia

Note-se que esta descida da média europeia se refere aos carros novos vendidos e aos valores de CO2 declarados pelos construtores.

É por isso um valor perfeitamente comparável com 2019. O facto de, em 2020, muitos carros terem estado parados devido à pandemia, não tem influência direta neste resultado.

Evolução das emissões de CO2 nos carros novos

Mas tem influência indireta, como afirma Felipe Munoz, analista global da Jato: “a pandemia levou muitos compradores a alteraram as suas intenções de compra de carro novo, tendo muitos optado por veículos eletrificados.”

Subida nas vendas dos eletrificados ajudou

Segundo a Jato, este quebra de emissões de CO2 está ligada à subida das vendas de carros 100% elétricos e de híbridos “plug-in”.

Em 2020, estes dois tipos de motorizações atingiram os 1,21 milhões de unidades vendidas, representando 10,6% do total de carros vendidos no ano, o que se traduz numa subida de 3,1% relativamente a 2019.

Emissões e quota de mercado por tipo de combustível

Claro que os incentivos financeiros oferecidos por alguns governos para a compra de carros eletrificados também tiveram uma importância decisiva na opção de compra.

Contudo, a venda de modelos com motores de combustão interna ainda é largamente maioritária. Segundo a Jato, um em cada quatro carros vendidos em 2020 ainda tinha exclusivamente um motor a gasolina ou gasóleo.

As vendas deste tipo de veículos desceram dos 14,7 milhões, em 2019, para os 8,6 milhões, em 2020, mas aqui a pandemia teve um papel fundamental.

Ranking da média de emissões por grupo

O grupo industrial com melhor performance na Europa é a Toyota, com uma média de 97,5 g/km de CO2, superando por pouco o grupo PSA, com 97,8 g/km de CO2. Todos os outros grupos ficam acima da barreira dos 100 g/km de CO2.

SUV a contribuir melhor

Entre os cinco principais segmentos do mercado europeu, o dos SUV já representa 40% e foi aquele onde a quebra de emissões de CO2 foi maior, tendo descido, em média, 16,2 g/km.

A justificação para isto está diretamente ligada ao crescimento da oferta de SUV elétricos e eletrificados ao longo de 2020.

Comparação de emissões por segmento

Mas a verdade é que os SUV ainda continuam a ser o tipo de carro que emite mais CO2, por serem mais pesados e por terem pior aerodinâmica que os carros convencionais. Pelas contas da Jato, os SUV são 18% mais poluentes.

Seis países abaixo das 100 g/km de CO2

Talvez o dado mais interessante seja que, em 2020, as emissões dos automóveis novos vendidos em seis países europeus já ficaram abaixo dos 100 g/km de CO2.

Sem surpresa, tendo em conta os incentivos dos governos locais, na Suécia, 32% dos carros vendidos já foram eletrificados. Segue-se a Holanda onde 25% dos compradores leva um eletrificado para casa.

As emissões de CO2 por país, na Europa

Em termos de emissões médias dos carros novos vendidos em 2020, a Holanda tem o valor mais baixo de 83,1 g/km, a Dinamarca fica-se pelos 90,1 g/km e logo a seguir vem Portugal, em terceiro lugar, com 90,8 g/Km.

Portugal vai em terceiro

Pelas contas da Jato, Portugal foi o terceiro país menos poluidor em 2020, no que às vendas de carros novos diz respeito e considerando as emissões de CO2 anunciadas pelas marcas.

Portugal bateu assim a Suécia, França e Finlândia. Um facto que bem poderia acalmar a fúria reformista de alguns dos nossos governantes, no que toca às próximas restrições de emissões de CO2 provenientes dos automóveis.

Francisco Mota

Ler também seguindo o LINK:

Teste – Peugeot e-2008: o elétrico mais vendido em Portugal

TAGGED:featuredJatoPeugeotPeugeot 2008PSAToyotaYaris
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Audi Q4 50 e-tron quattro
1
Crónica à 6ª

Crónica – Audi Q4 e-tron: afinal era tão fácil fazer um EV atraente

Por Francisco Mota 18 de Junho, 2021
cover
Crónica à 6ª

Crónica – Coisas que irritam 8: O que fizeram ao manual de instruções…

Por Francisco Mota 26 de Agosto, 2022
Ford Bridgend - all-new 1.5L 3Cylinder engine line
1
Crónica à 6ª

Carros elétricos já estão a criar desemprego

Por Francisco Mota 12 de Julho, 2019
0ada52b327440eb98824f7a15e1675e0
1
Sabia Que?

Top 10 2020: sabe qual foi o SUV mais vendido no mundo?

Por Francisco Mota 17 de Fevereiro, 2021
DSC01736
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste em vídeo: Toyota Corolla 2.0 Hybrid GR Sport

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
86_skoda_fabia_ml_phoenix_orange-1920x1281
1
Sabia Que?

Novo Skoda Fabia – O base de 80 cv custa 19 272€

Por Francisco Mota 18 de Maio, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?