Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
12 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Tucson Plug-In: O menino bonito das empresas

CUPRA_TERRAMAR_DARK_VOID__07
Estive Lá

Primeiro Teste – Cupra Terramar PHEV: Mais familiar

HILLUX_68
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Toyota Hilux: É para isto que serve uma pick-up!…

Audi_A3_teste
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi A3 35 TDI: Restyling pouco muda

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Os meus 12 desejos para o automóvel em 2023
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Os meus 12 desejos para o automóvel em 2023

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:30
Por Francisco Mota 8 Min leitura
Rapter_2_031_A
PARTILHAR

30/12/2022. Nesta última Crónica à 6ª feira de 2022, cumpro a tradição e formulo os 12 desejos para 2023, no que diz respeito ao automóvel. Aproximam-se tempos de incerteza na economia e tudo o que gira em torno do automóvel não vai conseguir escapar. Por isso aqui ficam os meus 12 desejos para os próximos 12 meses, com esperança que alguns se possam concretizar. Feliz Ano Novo!

Conteúdos
Na ordem do diaOs 12 desejos para 20231 – Medidas de incentivo ao abate de carros velhos2 – Melhoria das condições das vias3 – Menos caça à multa4 – Moralizar o preço dos combustíveis5 – Se conduzir não use o smartphone6 – Incentivos aos “full hybrid”7 – Mais postos de carregamento8 – Mais sinergias entre construtores9 – Disciplinar uso das trotinetes elétricas10 – Investimento nos transportes públicos11 – Maior controlo dos TVDE12 – Mais carros divertidos de guiar

 

A economia abana mas está a conseguir regenerar-se, dizem os especialistas. Contudo, a conjuntura internacional não aponta ainda para o caminho da estabilidade. As incertezas são mais que as certezas e os prognósticos são reservados.

A indústria automóvel e tudo o que gira à sua volta, desde os fornecedores ao comprador final, tem sofrido muito com a instabilidade dos últimos três anos. E o futuro não se adivinha mais tranquilo.

São vários os temas que afetam a relação dos condutores com os automóveis e que vão continuar a afetar nos próximos doze meses, a não ser que algumas medidas urgentes sejam tomadas.

O automóvel continua a ser um instrumento de trabalho para muitos e um facilitador dos mais diversos géneros de atividades, para todos. O prazer da condução não desapareceu, por mais que os defensores das novas mobilidades digam o contrário.

Na ordem do dia

E eletrificação e a diminuição urgente da poluição, bem como a luta contra o excesso de emissões de CO2 continuam na ordem do dia e a servir de campo de batalha entre fabricantes e políticos. O consumidor fica no meio desta luta e não tem saído propriamente beneficiado.

Os temas são muitos, mas cumpri a tradição e limitei-me a escolher os 12 que considero mais importantes, mais relevantes e mais urgentes. Espero que, pelo menos alguns, possam ser concretizados.

Antes disso, quero agradecer a todos os que têm acompanhado e apoiado a marca TARGA 67, tanto através do blog, das redes sociais ou do canal de YouTube https://www.youtube.com/@targa67 onde pode encontrar os nossos vídeos com testes aos mais recentes modelos.

Um feliz ano de 2023!

Os 12 desejos para 2023

1 – Medidas de incentivo ao abate de carros velhos

O parque automóvel está perigosamente envelhecido, são precisas medidas urgentes para o rejuvenescer e não há tempo para esperar que os elétricos desçam a preços abordáveis pela maioria. São precisas medidas estatais de incentivo ao abate de carros velhos, que permitam aos seus utilizadores comprar um carro novo.

2 – Melhoria das condições das vias

Apesar de muitas vias que foram construídas no passado, algumas redundantes, a verdade é que a manutenção nem sempre tem estado a ser feita como deveria. Há demasiadas estradas em mau estado, que as cheias recentes vieram agravar e que precisam de intervenção urgente.

3 – Menos caça à multa

Nos últimos meses assistimos à disseminação dos radares fixos nas grandes cidades. O objetivo teórico é aumentar a segurança dos utilizadores das vias e regularizar o trânsito. Um objetivo louvável se não continuassem a ser feitas verdadeiras emboscadas com radares escondidos em locais injustificados, tendo o único intuito de fazer a chamada caça à multa.

4 – Moralizar o preço dos combustíveis

É preciso que o Governo do país tome medidas para efetivamente moralizar o preço dos combustíveis, acabando com as subidas sucessivas e muitas vezes injustificadas. É um setor fulcral da economia que afeta todos, não só os utilizadores de automóveis. Os próximos doze meses devem trazer novos aumentos e a situação precisa de ser controlada.

5 – Se conduzir não use o smartphone

Que os condutores deixem de usar o smartphone enquanto conduzem. O não cumprimento desta regra básica é uma infração que muitos cometem e que coloca em perigo a sua segurança e a dos outros. Entre sensibilização e penalização, alguma coisa tem que ser feita.

6 – Incentivos aos “full hybrid”

Os chamados “full hybrid” que carregam a bateria apenas nas travagens e desacelerações, deveriam receber incentivos à sua compra, tanto pelos privados como pelas empresas. É uma tecnologia amadurecida, que não implica nenhuma infraestrutura específica e que faz baixar o consumo para valores que podem chegar aos 50%.

7 – Mais postos de carregamento

A subida de vendas dos carros elétricos pode colocar em rotura a rede de carregadores públicos em poucos meses. São precisos mais, sobretudo os carregadores lentos nas cidades, para cargas durante a noite. Os carregadores rápidos não são a solução única, nem a mais eficiente.

8 – Mais sinergias entre construtores

A eletrificação dos automóveis exige maiores partilhas de componentes entre os diferentes construtores, desde logo baterias, mas também motores e até plataformas. Alguns já perceberam que é a única maneira de controlar o preço final. Na informática isso é feito há anos.

9 – Disciplinar uso das trotinetes elétricas

As cidades continuam a estar cheias de trotinetes abandonadas pelos utilizadores, nos sítios mais incríveis, muitos deles pondo em perigo outros utentes das vias, seja estradas, ciclovias ou passeios. É preciso maior responsabilização da utilização deste veículos, a bem da segurança de todos.

10 – Investimento nos transportes públicos

Para que a utilização do automóvel seja eficiente, é preciso que a oferta de transportes públicos coletivos (de preferência elétricos) seja aumentada. Só assim se pode reduzir o número de automóveis nas cidades e baixar os níveis de poluição de forma rápida.

11 – Maior controlo dos TVDE

As notícias de irregularidades no serviço de TVDE têm chegado aos orgãos de comunicação social, sem que nada pareça estar a ser feito para corrigir situações como falsos TVDE ou motoristas sem habilitações. Além disso, o comportamento em estrada de alguns motoristas está a tornar-se demasiado perigoso para os outros utentes.

12 – Mais carros divertidos de guiar

Um último desejo um pouco egoísta. Que os fabricantes não desistam de conceber automóveis divertidos de guiar e com isto não quero dizer necessariamente modelos desportivos. Apenas modelos que envolvam o condutor no exercício único que é conduzir um automóvel numa boa estrada.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – 12 desejos para 2022 e probabilidade de se realizarem

TAGGED:carroscarros elétricosCheiasCombustíveisfeaturedrotundasTVDE
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Targa 67 - Lexus UX 300e - Thumbnail_1 (2)
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Lexus UX 300e em teste: qual a autonomia real?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
ASX_3
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Mitsubishi ASX 1.6 PHEV: Por portas e travessas

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
2023_TME_C-HR_MtE_Dynamics_012
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota C-HR: Muda mais do que parece

Por Francisco Mota 12 de Setembro, 2023
Targa 67 - Kia EV6 GT_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Teste Kia EV6 GT: Elétrico e com 585 cv!

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Mercedes-Benz-ESF-concept-braking-bag
1
Sabia Que?Vídeos

“Braking bag” da Mercedes: parecia uma ideia tão boa…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
industrial-robotic-arms-of-kuka-ag-mount-body-parts-to-a-news-photo-1583768548
1
Crónica à 6ª

Crónica – Indústria automóvel: como será o “day after”?

Por Francisco Mota 3 de Abril, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?