Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20201007_082134_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mini Cooper elétrico: heresia ou benção?…

Audi e-tron Sportback 55 quattro
1
Sabia Que?

Audi e-tron: o que se ganha com a versão Sportback?

CotY_Finalist_2020
Sabia Que?The car of the year

Car of The Year 2020 anunciado hoje, às 14h: veja em direto

classicworksetype01_B
1
Sabia Que?

Jaguar vai voltar a fazer o E-Type, mas só em 12 unidades

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Os 12 desejos para o ano 2021 do Automóvel
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Os 12 desejos para o ano 2021 do Automóvel

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:31
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”7902″]1/1/2021. No primeiro dia do ano novo, elegi os meus 12 desejos para o Automóvel em 2021. Alguns urgentes, outros crónicos mas todos necessários para melhorar a utilização de uma das melhores invenções do Homem.

Conteúdos
Muito mais que uma máquina1 – Incentivos ao abate de carros velhos2 – Melhoria da segurança das estradas3 – O fim da obsessão pelas ciclovias4 – Melhor vigilância policial do trânsito5 – Investimento nos transportes coletivos sustentáveis6 – Repensar os incentivos à compra dos híbridos7 – Incentivar a utilização dos “plug-in” em modo elétrico8 – Desenvolvimento da rede de carregadores elétricos9 – Generalização dos “mild-hybrid” ou semi-híbridos10 – Investimento nos combustíveis sintéticos11 – Plano a longo prazo para implementar o Hidrogénio12 – Outra atitude dos políticos face ao Automóvel

 

O desafio é igual ao da meia-noite passada, mas aqui aplicado exclusivamente ao Automóvel com “A” grande, uma das melhores invenções do Homem, também com “H” grande.

Transporte individual totalmente flexível, o Automóvel é muito mais do que isso, tendo criado aspirações e paixões como nenhuma outra máquina. Instrumento essencial da liberdade individual, do trabalho e da economia, o Automóvel é também uma fonte de prazer.

Muito mais que uma máquina

Guiar um carro é muito mais do que operar uma máquina que nos leva do ponto A ao ponto B. O gozo está muitas vezes na viagem e não no destino. E a parte boa é que isso tanto acontece com um modesto carro em segunda-mão como ao volante do melhor carro do mundo.

Depois de um ano em que o Automóvel esteve mais vezes parado que a andar, o que lhe posso desejar para 2021? Quais as prioridades, quais as urgências, quais os problemas crónicos e emergentes?

Limitei-me às 12 passas de uva da meia-noite do ano novo e escolhi os meus 12 desejos para o ano 2021 do Automóvel. Muitos outros poderiam aqui estar, é claro.

1 – Incentivos ao abate de carros velhos

Precisamos urgentemente de incentivos estatais para mandar os nossos carros velhos para a sucata e ter oportunidade de comprar carros mais recentes. Mas numa medida com valores significativos e abrangente à compra de todo o tipo de modelos novos. Seria a melhor maneira de reduzir a poluição de uma forma generalizada e aumentar a segurança.

2 – Melhoria da segurança das estradas

Parece que passou de moda falar de segurança rodoviária, mas os números mostram que não estamos a progredir como devíamos. Melhores estradas, melhor sinalização são essenciais. Menos rotundas de fachada, muitas vezes perigosas e menos lombas sonoras em locais que só servem para estragar os carros.

3 – O fim da obsessão pelas ciclovias

Mais critério na colocação de ciclovias. Menos populismo e menos política de fachada e mais estudo sobre a sua real utilidade. A bicicleta tem lugar na cidade, mas sem pôr em risco os seus utilizadores e todos os outros utentes da via pública.

4 – Melhor vigilância policial do trânsito

Controlar a velocidade com um radar atrás de um arbusto não chega, nunca chegou. É preciso melhor controlo do comportamento dos automobilistas: manobras perigosas e utilização de telemóvel ao volante, são dois exemplos.

5 – Investimento nos transportes coletivos sustentáveis

 

A classe política ataca o Automóvel e tenta expulsá-lo das cidades, mas não promove, nem investe na única alternativa realista: os transporte públicos coletivos sustentáveis. Precisamos de mais e melhores, há muitos anos.

6 – Repensar os incentivos à compra dos híbridos

Retirar incentivos à compra de modelos híbridos é um erro com origem na ignorância e autismo da classe política. Os “full-hybrid” sem carregamento externo consomem muito menos que os carros de combustão convencionais. Alguns conseguem circular 80% do tempo em modo elétrico, na cidade.

7 – Incentivar a utilização dos “plug-in” em modo elétrico

Se usados em modo elétrico ou híbrido, com a bateria carregada, os “plug-in” conseguem gastar menos de 2,0 l/100 km (eu sei, já fiz o teste…) por isso o seu uso nessas condições deve ser incentivado. Por exemplo deduzindo por completo o custo dos carregamentos da bateria.

8 – Desenvolvimento da rede de carregadores elétricos

Precisamos de mais carregadores para baterias de carros eletrificados. O plano de implementar mais super-carregadores para carros 100% elétricos não chega. Precisamos de mais PCN nas ruas para os “plug-in”.

9 – Generalização dos “mild-hybrid” ou semi-híbridos

A tecnologia existe há décadas, mas os construtores, por questões de custos, nunca a quiseram generalizar. Os semi-híbridos aproveitam energia que de outra maneira seria desperdiçada. Está na hora de todos os novos carros virem equipados com este sistema.

10 – Investimento nos combustíveis sintéticos

É preciso investir seriamente nos combustíveis sintéticos com origem em produtos não alimentares. É uma maneira de caminhar para a descarbonização, mas é preciso maior incorporação destes combustíveis nos de origem fóssil que se vendem nas “bombas”.

11 – Plano a longo prazo para implementar o Hidrogénio

É o elemento químico mais comum no planeta e não está a ser usado como devia no transporte de energia. É preciso implementar um plano global de caminho para a economia do Hidrogénio.

12 – Outra atitude dos políticos face ao Automóvel

A classe política tem de deixar de olhar para o Automóvel como o Demónio. É urgente reduzir as emissões poluentes, sobretudo nas cidades, mas isso não se faz à custa da transferência energética mal planeada e irresponsável. Os custos sociais seriam irreparáveis.

Se um terço destes 12 desejos fosse realizado em 2021, julgo que já seria um grande avanço, para todos os que precisam de usar o Automóvel.

Feliz Ano Novo!

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também seguindo o LINK:

Teste em vídeo – Volvo V60 T6 Recharge: é “plug-in” e eficiente

TAGGED:BEVBUSCicloviasDefenderECElectric carsEuropean comissionfeaturedFuel CellHydrogenMild-hybridRange Rover
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20200727_095925
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Novo Audi A3 melhor que Classe A e Série 1?

Por Francisco Mota 17 de Setembro, 2020
160 Years Opel
1
Sabia Que?

Opel faz 160 anos: das máquinas de costura aos carros elétricos

Por Francisco Mota 20 de Setembro, 2022
02_Maserati_Nettuno
1
Crónica à 6ª

Crónica – Euro 7 pode “matar” motores de combustão já em 2025

Por Francisco Mota 4 de Junho, 2021
Ford Bridgend - all-new 1.5L 3Cylinder engine line
1
Crónica à 6ª

Carros elétricos já estão a criar desemprego

Por Francisco Mota 12 de Julho, 2019
simbolo_carroeletrico
Crónica à 6ª

Carros elétricos poluem mais, como é possível?

Por Francisco Mota 19 de Outubro, 2018
PEUGEOT_E308SW_TESTDRIVE_2311TC069
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Peugeot E-308 SW: A mais vendida torna-se elétrica

Por Francisco Mota 21 de Novembro, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?