Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação

Teste – Ford Raptor Diesel: Menos “loucura”

68
Crónica à 6ªThe car of the year

Crónica – The Car Of The Year 2024: Conheça os 28 candidatos

IMG_20181210_095457
1
Hoje Guiei Um...

Audi Q8 50 TDI quattro: cara de mau!…

Vendredi_Travelling_Journaliste_043
1
Estive Lá

Teste – Renault 5 GT Turbo: Eram outros tempos…

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – O fantasma do salão automóvel
Crónica à 6ª

Crónica – O fantasma do salão automóvel

Francisco Mota
Última atualização: 12 de Fevereiro, 2021 18:55
Por Francisco Mota 5 Min leitura
2019-Geneva-Motor-Show-exhibition-hall-01
PARTILHAR

12/2/2021. Com o confinamento, já nem se fala de salões do automóvel para 2021. Mas o fantasma do salão anda por aí e deixa entrever a sua sombra, agora no mundo Digital…

Conteúdos
Quais as opções ao salão?O Marketing a “inventar”Custos e retornoConclusão

 

Com a pandemia a fazer um ano e o confinamento a seguir de perto, não seria de esperar notícias em relação ao regresso dos salões automóveis. Pelo menos para breve, uma vez que as condições de sanidade necessárias ainda não parece estarem para breve.

Mas o fantasma do salão automóvel anda por aí, movendo-se agora pelas sombras dos palcos digitais. Os salões automóveis, ao vivo e a cores, podem ainda estar longe de poder regressar, mas a atividade das marcas não parou e é com isso que sonha o fantasma.

Com calendarizações de lançamentos feitas há vários anos e, muitas vezes, a contar exatamente com os maiores salões internacionais do automóvel para se realizarem, não é de estranhar que, à medida que se aproximam as datas tradicionais dos eventos, comecem a notar-se movimentações das marcas.

Sem salões para mostrar as novidades, que estavam há vários anos previstas para o salão de Genebra, que se costuma realizar no início de Março, as marcas tiveram que procurar outros meios para divulgar os seus novos produtos.

Quais as opções ao salão?

Não é possível adiar o lançamento de um novo carro durante um ano, à espera que o público o possa ir ver, como fizeram os produtores do novo filme de James Bond – uma oportunidade perdida pela Land Rover, que tinha tudo montado para tirar o máximo do lançamento conjunto do novo Defender e do novo filme do 007, onde o modelo é um dos protagonistas.

Realizar um salão à porta fechada também não parece ser uma ideia viável, mesmo com os sofisticados meios de audio-visual que hoje existem. Não é a mesma coisa realizar uma corrida de Fórmula 1 sem público, mas com a mesma transmissão televisiva, do que um salão automóvel.

A realização de um salão automóvel virtual foi algo que até nem funcionou mal de todo no rescaldo do cancelamento do salão de Genebra de 2020. Mas que nenhum organizador levou mais além. Falta de iniciativa? Falta de recetividade por parte das marcas? Ou simples falta de relevância para um formato desse tipo?…

O Marketing a “inventar”

A pressão sobre os gabinetes de marketing não é menor por ter deixado de haver salões, pelo contrário. Qualquer administração que se preze, tem sempre a expetativa de que vai ser a sua marca a sair-se melhor num cenário de pandemia em que as vendas caiem a 30% ou mais.

Os neurónios de alguns criativos andam num rebuliço, à procura de soluções para apresentar os seus novos modelos em plataformas digitais, mais ou menos eficientes.

À medida que se aproxima o início de Março, são cada vez mais as marcas que estão a divulgar “teasers” sobre modelos que têm programados para ser lançados nas datas fantasma do salão de Genebra.

Sucedem-se os eventos digitais com as primeiras apresentações de novidades, por enquanto as mais previsíveis, mas dentro de pouco tempo as mais relevantes e importantes. Mas a guerra para captar a atenção dos jornalistas, em primeira instância, e depois o público, não é fácil.

Custos e retorno

Os custos da operação digital são muito mais baixos que os de uma presença num salão, mas as marcas estão em crise, devido à quebra nas vendas e à transição energética forçada, que já vinha de trás.

Além disso, o “mundo digital” é muito menos estruturado que um salão automóvel, onde já ninguém tinha dúvidas de como atuar para obter o melhor retorno possível. Aqui, são todos contra todos e ninguém sabe quem se vai sair melhor.

Conclusão

Muito se tem falado sobre a transição energética forçada na Europa, mas a transição forçada para o Digital não é um problema menor e caiu em cima dos construtores quando menos o esperavam. Alguns estavam mais avançados no tema que outros, mas nenhum sabe extamente onde pára o fantasma do salão automóvel.

Francisco Mota

Ler também seguindo o link:

Genebra 2020: imagens incríveis de um salão fantasma

TAGGED:featuredGenebraGenevaGhostMotorshow
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

ESC_1083_00014
1
Estive LáVídeos

Primeiro Teste – Cupra Born: melhor ou pior que VW ID.3?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
18NAIAS-Bill-Jim_2173_1
1
Crónica à 6ª

Crónica – Ford: Bill e Jim dão uma lição anti-racismo aos EUA

Por Francisco Mota 5 de Junho, 2020
Audi_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi Q3 SB 45 TFSIe: Um mini Cayenne Coupé “plug-in”

Por Francisco Mota 15 de Outubro, 2022
37 - Cópia
1
Sabia Que?

GPL ainda vale a pena? Dacia acredita que sim

Por Francisco Mota 7 de Dezembro, 2021
Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
15-hybridrange-958744
1
Crónica à 6ª

Crónica – Nem todas as marcas japonesas querem “fugir” da Europa

Por Francisco Mota 8 de Janeiro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?