Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Skoda_7-1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Fabia 1.5 TSI Monte Carlo: “cheirinho” a ralis

Kenshiki_Forum_2023_102
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Yaris Cross EV e os 6 elétricos da Toyota

CotY_Finalist_2025
The car of the year

The Car Of The Year 2025- Eleitos os 7 finalistas

Primeiro Teste – Polestar 4: Família a crescer, finalmente!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Mangualde: Marcelo e Tavares na fábrica dos afetos
Crónica à 6ª

Crónica – Mangualde: Marcelo e Tavares na fábrica dos afetos

Francisco Mota
Última atualização: 8 de Julho, 2022 13:44
Por Francisco Mota
PARTILHAR

8/7/2022. A fábrica de Mangualde celebrou os seus 60 anos e Carlos Tavares, o CEO da Stellantis anunciou os planos para o futuro. O presidente da República marcou presença, distribuindo afetos pelos trabalhadores e encorajando os novos investimentos.

Conteúdos
Conjuntura favorávelAté lá se fez o DSEspecialista em comerciais ligeirosO presidente dos afetosNovo parque solarLaboratórios em MangualdeConclusão

 

A fábrica da Mangualde celebra os seus 60 anos, seis décadas em que resistiu a dois regimes políticos, muitas crises, muitas mudanças de líder na empresa, muitas alterações de estratégia e sempre com muitos automóveis ali produzidos.

Hoje, o Centro de Produção de Mangualde, como a Stellantis lhe chama, está melhor que nunca. O tipo de automóveis que fabrica está a crescer nas vendas, um fenómeno alavancado em parte pelos tempos da pandemia.

O negócio das entregas veio para ficar e os comerciais ligeiros têm cada vez maior procura, mesmo numa altura em que a economia encara tempos incertos, como resultado da guerra na Ucrânia.

Conjuntura favorável

Mas, desta vez, a situação internacional traduz-se numa oportunidade para Mangualde e não em mais um obstáculo a transpor. Pelo menos por agora. Ninguém sabe como estaremos daqui a um ano.

A fábrica de Mangualde foi lançada em 1962 e tem um volume acumulado de veículos ali produzidos que ultrapassa os 1,5 milhões de unidades.

Pelas contas da Stellantis, Mangualde produz 23,5% de todos os automóveis fabricados em Portugal.

Para quem pensa que apenas a Autoeuropa produz automóveis no nosso país, esse é um dado interessante e que dá uma ideia da dimensão desta operação da Stellantis.

Até lá se fez o DS

A produção começou em 1964, dois anos depois de lançada a primeira pedra, com o 2CV. Em 1969 eram fabricados 10 carros por dia, em 2019 a fábrica chegou aos 330 carros por dia e atingiu o ser recorde anual de 77 607 unidades.

Até 1998, a fábrica dedicou-se a modelos da Citroën, como o furgão HY, Ami, DS, Dyane, Méhari, GS, FAF, CX, GSA, Visa, AX e Saxo. Alguns em CKD, ou seja, apenas montagem final e com incorporação de componentes nacionais obrigatória.

O ponto de viragem aconteceu em 1998, com a entrada em produção dos Citroën Berlingo e Peugeot Partner. A partir daqui, a fábrica especializou-se em comerciais ligeiros, até hoje.

Especialista em comerciais ligeiros

Neste momento, são produzidos o Citroën Berlingo  e Berlingo Van, Peugeot Partner/Rifter e Opel Combo/Combo Life, ou seja versões comerciais e de passageiros. A partir de Outubro vai juntar-se o novo Fiat Doblò, que partilha a mesma plataforma. É o 23º modelo diferente produzido na história da fábrica.

Como é lógico, estes comerciais ligeiros dominam o segmento em Portugal, com uma cota de mercado de 32% que deve aumentar com a chegada do Fiat. Em 2021 foram produzidos 67 841 unidades

O presidente dos afetos

Na cerimónia, o Presidente da República atribuiu a Ordem de Mérito ao trabalhador mais antigo da fábrica, um gesto que simbolizou a homenagem a todos os que trabalharam em Mangualde ao longo das últimas seis décadas.

Carlos Tavares, o CEO da Stellantis anunciou a construção de um parque de energia solar, que vai abastecer a fábrica com 31% das suas necessidades de energia, evitando a emissão de 2500 toneladas de CO2, por ano.

Novo parque solar

O parque vai ocupar a área equivalente a seis campos de futebol e terá 6 363 painéis solares fotovoltáicos, com capacidade instalada de 3 436 MWp, o equivalente ao consumo de 320 habitações.

A energia aqui produzida será distribuída também por outras empresas locais e a instalação do parque começa já este ano.

É mais um passo no sentido da neutralidade carbónica que a Stellantis definiu como alvo para 2038, com redução intercalar de 50% para 2030. É um investimento de 3,2 milhões de euros, em parceria com a Prosolia Energy, uma empresa com sede em Valência.

Laboratórios em Mangualde

Talvez menos falado, mas importante para o futuro é o trabalho dos quatro laboratórios instalados pela Stellantis na fábrica de Mangualde, focados na I&D de assuntos relacionados com a IoT (Internet of Things), 5G e 6G, engenharia de processos e treino de pessoal.

Esta atividade engloba parceiros externos, como o Politécnico de Viseu e a Universidade de Coimbra e Porto, bem como fornecedores como a Simoldes, HFA e o centro de tecnologia automóvel da Galiza.

Conclusão

Os comerciais ligeiros não são os veículos mais “sexy” do mercado, mas são cada vez mais necessários nos dias que correm e são conhecidos por conseguirem gerar boas margens de lucro. O reforço da fábrica de Mangualde só pode ser visto como uma das grandes notícias do ano, para a indústria automóvel nacional.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Novidade – Citroën C4 X: Renault Arkana já tem rival

TAGGED:Citro]en BerlingoCitroënfeaturedFiatFiat dobloMangualdeOpel ComboPeugeot Partner
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20201005_122835
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Lexus ES 300h: afinal quanto gasta um híbrido?

Por Francisco Mota 21 de Outubro, 2020
image16x9.img.1024.medium
Estive LáFórmula 1Vídeos

A primeira vitória de Senna na F1 e uma grande “molha”

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Maserati Grecale Giallo Corse (8)
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro teste – Grecale: O SUV da Maserati rival do Macan

Por Francisco Mota 11 de Abril, 2022
smart_25
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Smart #3: SUV-coupé com ambições elétricas

Por Francisco Mota 27 de Fevereiro, 2024
56
Crónica à 6ª

Crónica – “Não” das marcas ao COP 26 põe carros elétricos em perigo?

Por Francisco Mota 13 de Novembro, 2021
09_FJ MOTA
1
Hoje Guiei Um...

Teste em pista – BMW i4: Sim!… Há elétricos bem divertidos

Por Francisco Mota 27 de Junho, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?