Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Logo_Fiat_Chrysler_Automobiles
1
Crónica à 6ª

Fiat rompe com Renault: afinal havia outra…

lanciapurazero02-6384660c6494b_A
Crónica à 6ª

Crónica – Lancia e o novo renascimento: mais premium, menos sport?

Ready for the electric future: Volkswagen is focusing its motors
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Desporto automóvel está à beira do fim?…

Renault5_test
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault 5 E-Tech: Qual a autonomia real?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Lancia e o novo renascimento: mais premium, menos sport?
Crónica à 6ª

Crónica – Lancia e o novo renascimento: mais premium, menos sport?

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Dezembro, 2022 21:50
Por Francisco Mota 7 Min leitura
lanciapurazero02-6384660c6494b_A
PARTILHAR

2/12/2022. A Lancia mostrou esta semana uma escultura que diz ser a inspiração para os seus novos modelos a lançar entre 2024 e 2028. Um evento entre o poético e o filosófico que deixou poucas pistas e muitas dúvidas. Qual será o posicionamento da marca no mercado, continua a ser a questão.

Conteúdos
Grupo de marcas premiumMarca de prestígioA esculturaYpsilon, Delta e mais umO novo símboloConclusão

 

A apresentação de uma escultura e do novo símbolo marcaram aquilo que a Stellantis chamou o novo renascimento da Lancia. Um evento que fará todo o sentido para os responsáveis da marca, que já conhecem as formas dos próximos modelos da marca, mas que poucas pistas oferece a quem está de fora.

A grande questão continua a ser a mesma: qual será o posicionamento da Lancia no mercado? Os entusiastas, mesmo os que nasceram depois de o Delta Integrale ter deixado de ser produzido há muitos anos, continuam a suspirar por um novo Delta Integrale.

Não faltam propostas, mais ou menos imaginativas, do que muitos desejam que fosse o regresso do Delta Integrale. Alguns até já se conformaram com a ideia de um Delta Integrale 100% elétrico. O que querem é a nostalgia das formas e o posicionamento desportivo. Mas não sei se será isso que a Stellantis tem em mente.

Grupo de marcas premium

A Lancia está inserida no grupo de marcas Premium da Stellantis, juntamente com a DS, Alfa Romeo e Jeep. O perfil destas três últimas parece bem definido, apenas com algumas dúvidas sobre a DS, mas que deverão ser dissipadas com uma cascata de novos SUV que a marca francesa está a preparar para lançamento em breve.

Quanto à Lancia, parece pouco provável que os tempos do Stratos, do 037 ou do Integrale possam voltar. Os entusiastas fazem muita força, mas não são os entusiastas que compram os novos modelos e que podem salvar uma marca, como se tem visto pelo exemplo da Alfa Romeo: “uma marca de que todos gostam e niguém compra” como recentemente se ouvia dos seus dirigentes.

Marca de prestígio

Tudo parece apontar para que a Lancia vá recuperar o seu posicionamento histórico de marca de prestígio, tecnicamente inovadora e intrinsecamente italiana. Uma resposta, mais uma, ao domínio das três marcas premium alemãs.

Se está reconhecer esta estratégia de algum lado, é porque a Lancia já passou por este caminho e não se deu nada bem. Aliás, terá mesmo sido a estratégia que liquidou o capital de prestígio que tinha sido construído até aos anos noventa, com grande suporte mediático na conqusita de títulos de construtores no WRC, de que a Lancia continua a ser recordista com dez campeonatos.

A escultura

Mas olhemos para a escultura agora apresentada, que tem nome: Pu+Ra Zero. Um “manifesto tridimensional” segundo Luca Napolitano, o CEO da marca que disse ser uma antecipação do novo Ypsilon.

PUre e RAdical são as palavras que dão sílabas a esta escultura, que servirá de inspiração a uma linguagem de design “nova e sustentável” e que tem como objetivo tornar-se “única e durável”. Tudo isto faz sentido, pelo menos a nível abstrato.

A Lancia afirma que na escultura se encontram formas dos clássicos Aurelia e Flaminia e que essas forma vão estar nos seus futuros modelos. Mas não se espere desenhos nostálgicos.

A marca afirma justamente que a escultura não pertence tipicamente à linguagem automóvel, que se pode encontrar influência do design italiano de mobiliário. Aliás, para os habitáculos, foi estabelecida uma colaboração com a empresa Cassina, que cria mobiliário desde 1927.

Ypsilon, Delta e mais um

A Lancia confirmou que os primeiros três lançamentos vão ser o novo Ypsilon, o novo Delta e um novo topo de gama. Mas apenas os nomes devem sobreviver a esta nova linguagem de estilo batizada “Progressive Classic”.

A “frente” da escultura alegadamente faz uma reinterpretação da histórica grelha da Lancia, em forma de cálice, através de três linhas de LED que constituem a assinatura luminosa dos novos modelos.

A marca Lancia por extenso será posicionada sobre o novo cálice, em todos os modelos, reforçando a imagem de marca. Atrás, os faróis redondos lembram os do Stratos e vão estar presentes no Ypsilon, ladeando a palavra Lancia.

O novo símbolo

Ao mesmo tempo, a marca apresentou também o seu novo símbolo, como todas as marcas estão a fazer. É a oitava vez que muda em 116 anos e será estreado no novo Ypsilon, levando também a uma mudança de visual dos pontos de venda.

Seguindo o exemplo de outras marcas do grupo, o símbolo da marca vai também buscar inspiração a símbolos do passado da Lancia, nomeadamente o de 1957, estreado no Flaminia e talvez o mais minimalista.

Conclusão

Estamos no ano zero para a nova Lancia, mais um renascimento, desta vez com a marca incorporada num grupo industrial internacional e poderoso. Os primeiros novos modelos vão mostrar qual a direção que a marca vai seguir, tanto em termos de estilo como de posicionamento e logo veremos se as “ameaças” que o CEO fez dizendo que os novos modelos vão deixar todos espantados, terão razão de ser.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Crónica – Lancia Delta vai voltar como elétrico: ainda bem!

 

TAGGED:Delta IntegralefeaturedIntegraleLanciaLancia DeltaLancia Delta IntegraleLancia Stratos
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Targa 67 - Nissan Ariya_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Nissan Ariya: um elétrico com classe

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
86_skoda_fabia_ml_phoenix_orange-1920x1281
1
Sabia Que?

Novo Skoda Fabia – O base de 80 cv custa 19 272€

Por Francisco Mota 18 de Maio, 2022
IBIZA_fiesta - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – Fiesta vs. Ibiza: Qual o melhor, qual o mais divertido?

Por Francisco Mota 11 de Maio, 2022
IMG_20201007_082134_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mini Cooper elétrico: heresia ou benção?…

Por Francisco Mota 12 de Outubro, 2020
639412
1
Sabia Que?

Novidade – Lamborghini Revuelto: V12 fica, mas com “plug-in”

Por Francisco Mota 30 de Março, 2023
KIA_EV6GT-033_3600x2400
1
Estive Lá

Primeiro teste – Kia EV6 GT: Tão rápido como um Porsche

Por Francisco Mota 1 de Agosto, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?