Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
1993_ItalDesign_Cinquecento_Lucciola_01
1
Sabia Que?

Matiz: o Chevrolet que ia ser Fiat e virou Daewoo

911_gt2_rs_michelin_raceway_road_atlanta_2019_porsche_ag (1)
1
Sabia Que?

Fazer um carro numa impressora 3D? A Porsche já começou…

DACIA_40
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Jogger Hybrid 140: Vôos mais altos

Polestar_a
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Polestar 2 Single: Será esta a combinação ideal?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Ford: Bill e Jim dão uma lição anti-racismo aos EUA
Crónica à 6ª

Crónica – Ford: Bill e Jim dão uma lição anti-racismo aos EUA

Francisco Mota
Última atualização: 5 de Junho, 2020 16:56
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”6005″]Crónica à 6ª Feira – 05/06/2020. Bill Ford e Jim Hackett arregaçaram as mangas e decidiram tratar do assunto do racismo dentro da sua companhia. Receando os efeitos dos confrontos sociais, a administração da Ford tomou o lugar do Estado e começou a dialogar.

Conteúdos
A carta da Ford aos seus trabalhadoresDisparidades de tratamentoO que a Ford quer saberÉ preciso ter coragemConclusão

 

Já não bastava a Covid-19 e a consequente recessão económica, agora segue-se um conflito social com contornes de racismo para desestabilizar ainda mais a sociedade dos EUA.

Pela televisão, temos acompanhado as manifestações, umas mais pacíficas que outras, contra a violência da polícia que levou à morte de George Floyd.

Também temos visto os aproveitamentos de que estes eventos têm sido alvo, para outros interesses de grupos mais vocacionados para uma certa intervenção na sociedade.

Mas não, a Crónica à 6ª Feira não largou os carros e passou a ser mais uma coluna de comentário/intervenção política. Esta introdução tem uma razão ligada diretamente à indústria automóvel e a mais uma das suas atitudes.

A carta da Ford aos seus trabalhadores

Bill Ford e Jim Hackett, CEO e presidente executivo da Ford Motor Company, respetivamente, enviaram uma carta aos trabalhadores da companhia acerca deste momento sanitário/económico/social e a carta acabou por ser tornada pública pelo departamento de comunicação da empresa.

Da sua leitura tiram-se várias conclusões acerca do papel social de empresas como a Ford, sobretudo porque a maneira como está redigida mostra uma rara sensibilidade para os problemas do racismo nos EUA.

A carta começa por admitir que “a sociedade americana continua a acumular décadas de raiva coletiva e frustração sobre o abuso de poder e de autoridade” um fenómeno que também é sentido dentro da própria companhia, como os signatários têm a frontalidade de admitir.

E também não escondem que os efeitos do abuso de autoridade e violência têm caído de forma desproporcionada sobre a comunidade negra. Mesmo dentro das comunidades dos empregados da Ford.

Disparidades de tratamento

As disparidades de tratamento entre as várias comunidades atingem também os indivíduos afetados pela Covid-19, é dito na carta, consoante a sua cor de pele. E as disparidades nas ajudas para fazer face à crise económica, também.

A cidade de Detroit, sede da Ford, é apresentada como um palco para este tipo de problemas, que já não são novos e têm empobrecido a cidade, outrora centro da indústria automóvel.

Face a isto, a Ford diz que não quer ficar pelas “ações superficiais” e decidiu liderar um movimento, dentro da companhia, para cimentar uma “cultura de inclusão, justa e que todos os nossos empregados merecem.”

Partindo de um historial de conversações permanentes entre a administração e os sindicatos, a Ford encetou uma nova ronda de consultas e reuniões, com o objetivo de tratar as questões sociais e raciais.

O que a Ford quer saber

As reuniões com empregados começaram com os líderes das várias comunidades étnicas de trabalhadores da Ford, incitando-os a falar com as suas “gentes”.

As perguntas que a Ford quer fazer são extremamente simples e, ao mesmo tempo, muito complexas. A empresa quer perceber como se sentem os seus empregados em relação aos conflitos sociais e raciais que estão a assolar os EUA.

A administração quer saber da boca das várias comunidades – de várias raças, religiões e proveniências – o que poderá fazer para melhorar as condições e o ambiente de trabalho, em relação a estes temas.

É preciso ter coragem

Há uma passagem na carta que é particularmente impressionante e que transcrevo sem mais comentários: “sabemos que o racismo sistémico ainda existe, apesar dos progressos. Não podemos fechar os olhos a isso, nem admitir essa situação como normal. Muitos de nós não sabemos o que será pertencer a uma comunidade negra, ter medo pelos nossos filhos, de cada vez que saem de casa. Ou viver com o medo que hoje possa ser o nosso último dia.”

Na carta, Bill e Jim, terminam assegurando aos seus trabalhadores que a companhia tem recursos próprios para lidar com problemas deste tipo e que está profundamente determinada em ajudar a resolver a questão.

“Continuamos a ser uma família e uma empresa que é mais forte unida e está determinada a fazer a justiça social e racial” é uma das últimas frases desta carta.

Conclusão

Pode dizer-se que se trata de uma comunicação preventiva, feita com a preocupação de tentar não deixar entrar na empresa os conflitos sociais e raciais que poderiam trazer danos importantes ao negócio.

Mas não deixa de ser relevante que um discurso deste tipo seja veiculado pela adminstração de uma empresa privada, em vez de ser da autoria dos políticos que têm o poder. Uma lição de humanidade.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o LINK

Teste novo Kuga “plug-in”: Ford quer bater os melhores híbridos

TAGGED:Bill FordCovid19featuredFordJim Hackett
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20200727_095925
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Novo Audi A3 melhor que Classe A e Série 1?

Por Francisco Mota 17 de Setembro, 2020
1 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Toyota GR86: último analógico da era digital

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
85
1
Sabia Que?Vídeos

Teste 1 mês – Mustang Mach-E: como é viver com o elétrico da Ford

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Hyundai IONIQ 5 N estreia-se no Goodwood Festival of Speed e estabelece-se como uma nova referência para os veículos elétricos de alta performance (3)
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Hyundai Ioniq 5 N: Segredos do elétrico de 650 cv

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
AUDI
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi Q2 1.0 TFSI: Três cilindros e 1.0 chegam?…

Por Francisco Mota 13 de Setembro, 2022
ESSAIS PRESSE MEGANE RENAULT E-TECH
1
Sabia Que?

Renault Megane elétrico: conheça todos os preços desde 35 200€

Por Francisco Mota 19 de Janeiro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?