Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
ARKANA_128
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Arkana: o SUV mais estiloso da Renault

image
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Portugal quer liderar produção de Lítio na EU

p12-0428-a5-8156148979535733676
1
Sabia Que?

Porsche pondera voltar a ter motores Diesel

XC60 Model Year 2022
1
Sabia Que?

Volvo duplica autonomia elétrica dos seus “plug-in”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Ford: Bill e Jim dão uma lição anti-racismo aos EUA
Crónica à 6ª

Crónica – Ford: Bill e Jim dão uma lição anti-racismo aos EUA

Francisco Mota
Última atualização: 5 de Junho, 2020 16:56
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”6005″]Crónica à 6ª Feira – 05/06/2020. Bill Ford e Jim Hackett arregaçaram as mangas e decidiram tratar do assunto do racismo dentro da sua companhia. Receando os efeitos dos confrontos sociais, a administração da Ford tomou o lugar do Estado e começou a dialogar.

Conteúdos
A carta da Ford aos seus trabalhadoresDisparidades de tratamentoO que a Ford quer saberÉ preciso ter coragemConclusão

 

Já não bastava a Covid-19 e a consequente recessão económica, agora segue-se um conflito social com contornes de racismo para desestabilizar ainda mais a sociedade dos EUA.

Pela televisão, temos acompanhado as manifestações, umas mais pacíficas que outras, contra a violência da polícia que levou à morte de George Floyd.

Também temos visto os aproveitamentos de que estes eventos têm sido alvo, para outros interesses de grupos mais vocacionados para uma certa intervenção na sociedade.

Mas não, a Crónica à 6ª Feira não largou os carros e passou a ser mais uma coluna de comentário/intervenção política. Esta introdução tem uma razão ligada diretamente à indústria automóvel e a mais uma das suas atitudes.

A carta da Ford aos seus trabalhadores

Bill Ford e Jim Hackett, CEO e presidente executivo da Ford Motor Company, respetivamente, enviaram uma carta aos trabalhadores da companhia acerca deste momento sanitário/económico/social e a carta acabou por ser tornada pública pelo departamento de comunicação da empresa.

Da sua leitura tiram-se várias conclusões acerca do papel social de empresas como a Ford, sobretudo porque a maneira como está redigida mostra uma rara sensibilidade para os problemas do racismo nos EUA.

A carta começa por admitir que “a sociedade americana continua a acumular décadas de raiva coletiva e frustração sobre o abuso de poder e de autoridade” um fenómeno que também é sentido dentro da própria companhia, como os signatários têm a frontalidade de admitir.

E também não escondem que os efeitos do abuso de autoridade e violência têm caído de forma desproporcionada sobre a comunidade negra. Mesmo dentro das comunidades dos empregados da Ford.

Disparidades de tratamento

As disparidades de tratamento entre as várias comunidades atingem também os indivíduos afetados pela Covid-19, é dito na carta, consoante a sua cor de pele. E as disparidades nas ajudas para fazer face à crise económica, também.

A cidade de Detroit, sede da Ford, é apresentada como um palco para este tipo de problemas, que já não são novos e têm empobrecido a cidade, outrora centro da indústria automóvel.

Face a isto, a Ford diz que não quer ficar pelas “ações superficiais” e decidiu liderar um movimento, dentro da companhia, para cimentar uma “cultura de inclusão, justa e que todos os nossos empregados merecem.”

Partindo de um historial de conversações permanentes entre a administração e os sindicatos, a Ford encetou uma nova ronda de consultas e reuniões, com o objetivo de tratar as questões sociais e raciais.

O que a Ford quer saber

As reuniões com empregados começaram com os líderes das várias comunidades étnicas de trabalhadores da Ford, incitando-os a falar com as suas “gentes”.

As perguntas que a Ford quer fazer são extremamente simples e, ao mesmo tempo, muito complexas. A empresa quer perceber como se sentem os seus empregados em relação aos conflitos sociais e raciais que estão a assolar os EUA.

A administração quer saber da boca das várias comunidades – de várias raças, religiões e proveniências – o que poderá fazer para melhorar as condições e o ambiente de trabalho, em relação a estes temas.

É preciso ter coragem

Há uma passagem na carta que é particularmente impressionante e que transcrevo sem mais comentários: “sabemos que o racismo sistémico ainda existe, apesar dos progressos. Não podemos fechar os olhos a isso, nem admitir essa situação como normal. Muitos de nós não sabemos o que será pertencer a uma comunidade negra, ter medo pelos nossos filhos, de cada vez que saem de casa. Ou viver com o medo que hoje possa ser o nosso último dia.”

Na carta, Bill e Jim, terminam assegurando aos seus trabalhadores que a companhia tem recursos próprios para lidar com problemas deste tipo e que está profundamente determinada em ajudar a resolver a questão.

“Continuamos a ser uma família e uma empresa que é mais forte unida e está determinada a fazer a justiça social e racial” é uma das últimas frases desta carta.

Conclusão

Pode dizer-se que se trata de uma comunicação preventiva, feita com a preocupação de tentar não deixar entrar na empresa os conflitos sociais e raciais que poderiam trazer danos importantes ao negócio.

Mas não deixa de ser relevante que um discurso deste tipo seja veiculado pela adminstração de uma empresa privada, em vez de ser da autoria dos políticos que têm o poder. Uma lição de humanidade.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o LINK

Teste novo Kuga “plug-in”: Ford quer bater os melhores híbridos

TAGGED:Bill FordCovid19featuredFordJim Hackett
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Lion-Peugeot-photo-001
1
Crónica à 6ª

Fusão Peugeot/Fiat: quem tem mais a ganhar com o negócio?

Por Francisco Mota 3 de Novembro, 2019
Holger Maske Juli 2020
1
Estive LáVídeos

Porsche 911 GT3: nova geração pode ser a última

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
FORD_KUGA_ST-LINE_PHEV_020
1
Sabia Que?

Novo Ford Kuga PHEV já tem preços em Portugal

Por Francisco Mota 20 de Março, 2020
IMG_20190124_081830
1
Sabia Que?

Para-brisas: está na hora de mudar as escovas!

Por Francisco Mota 24 de Janeiro, 2019
IMG_20190221_130134
1
Estive Lá

Toyota Corolla: agora veio para ficar

Por Francisco Mota 2 de Março, 2019
IMG_0863
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota bZ4X OMG: Direção “by-wire” funciona?

Por Francisco Mota 1 de Novembro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?