Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
20221221_174336
Crónica à 6ª

Crónica – Um carro novo no sapatinho

1989-portugal-rally-lancia-delta-integrale-markku-alen
Crónica à 6ª

Fiat matou Lancia

IMG_20201211_104821
1
Hoje Guiei Um...

Contacto – Dacia Sandero Stepway: melhor em tudo pelo mesmo preço

Afinal o 208 GTI pode voltar, mas elétrico e só na GB

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Ferrari: SUV, elétricos e vendas a subir na pandemia
Crónica à 6ª

Crónica – Ferrari: SUV, elétricos e vendas a subir na pandemia

Francisco Mota
Última atualização: 27 de Fevereiro, 2021 16:01
Por Francisco Mota
PARTILHAR

26/02/2021. Como outras marcas, também a Ferrari está à beira de entrar nos SUV e nos elétricos. Mas nem há muita pressa: foi a única marca de supercarros cujas vendas subiram em 2020.

Conteúdos
O fim da especulação?Produção acima da procuraTodas descem menos umaOs desafios da FerrariEletrificação é urgenteConclusão

 

A pandemia causou uma quebra sem precedentes nas vendas de automóveis em todo o mundo, desde Março de 2020. A economia travou a fundo e o mercado retraiu-se, nada mais normal.

No segmento dos supercarros, a descida nas vendas teve ainda mais motivos. Parte dos compradores deste tipo de produto de luxo são empresários que, durante a pandemia, tiveram que despedir ou colocar em “lay-off” alguns dos seus trabalhadores.

Por isso, talvez tenham tido a consciência social de não comprar um exuberante supercarro, enquanto os seus empregados estão a passar por momentos difíceis. Alguns até venderam os que tinham, outros simplesmente esconderam-nos nas garagens ao abrigo dos olhares mais indiscretos.

Há histórias de empresários que compraram pequenos utilitários usados para se deslocarem no dia-a-dia, para evitar a ira dos menos afortunados nesta fase mais difícil.

O fim da especulação?

Ao contrário do que aconteceu nos anos antes da pandemia, em que a especulação ligada aos supercarros os tornava em investimentos com retorno garantido, a pandemia veio trazer a desvalorização também a este segmento.

Há casos de supercarros de 2018 que entraram agora no mercado de usados com desvalorizações de 50%, o que era impensável antes da pandemia. O fenómeno é mais visível nos três maiores mercados europeus de supercarros, o Reino Unido, a Alemanha e a Suiça.

Esta desvalorização teve o mérito, se assim lhe posso chamar, de afastar os expeculadores da compra de supercarros, pelo menos por agora, mas tem outras origens ligadas à pandemia.

Produção acima da procura

Embalados pelo negócio florescente que representava a venda deste tipo de produtos de luxo, antes da pandemia, os construtores não reduziram a tempo os volumes de produção, chegando-se a uma situação em que a oferta está acima da procura.

Muitos compradores deixaram de comprar um supercarro porque, com o confinamento, simplesmente não o podem usar imediatamente, adiando o impulso da compra para melhores dias.

Isso aplica-se particularmente a versões especiais, aquelas que são feitas apenas para ser usadas em “track days”. A prova disso é que os supercarros que se venderam em 2020 foram sobretudo os modelos e versões mais baratas de cada marca.

Todas descem menos uma

Muitos negociantes de supercarros usados viram-se a braços com “stocks” muito superiores à procura. Uma parte proveniente de carros que tinham sido adquiridos com financiamento e que os seus compradores, mais entusiastas que abonados, tiveram que devolver.

Pelos dados da Jato Dynamics, especialistas em números e estatística relativa à indústria automóvel, todas as marcas de supercarros e de carros de luxo tiveram quebras nas vendas de 2019 para 2020. Foi o caso da Aston Martin (de 2672 para 1683), Bentley (de 3345 para 2994), Bugatti (de 39 para 19) e da Lamborghini (2283 para 2006).

Incrivelmente, a Ferrari resistiu à pandemia até com uma subida nas vendas de 2019 para 2020: passou das 3860 unidades para as 4173 unidades. Mais uma prova de força do emblema italiano.

Os desafios da Ferrari

A marca do “cavallino rampante” prepara-se para entrar, ainda este ano, no segmento dos SUV com o novo Purosangue, que se deverá posicionar como o SUV mais potente do mercado.

Tal com aconteceu com a Lamborghini e o Urus e sobretudo com a Porsche as sucessivas gerações do Cayenne, o novo SUV Ferrari vai fazer subir o volume de vendas da marca para valores nunca antes alcançados.

Mas corre o risco de passar por aquilo que está a acontecer na Lamborghini, em que os compradores dos desportivos estão a migrar para o SUV Urus. Talvez a marca do touro o tenha feito demasiado desportivo…

Eletrificação é urgente

Ao mesmo tempo, a eletrificação de toda a sua gama é uma tarefa que já começou a ser feita, com o seu topo de gama SF 90 Stradale, um PHEV com 1001 cv. Mas é preciso acelerar para a eletrificação da restante gama de modelos, com motor à frente e motor central.

A eletrificação da Ferrari, ainda vista por muitos como uma heresia que vai matar um dos ícones da marca – o “cantar” dos seus motores a gasolina – passou já a ser uma exigência de muitos.

Quem não tenha modelos eletrificados e/ou elétricos começa a ser considerada por alguns potenciais compradores como uma marca “atrasada” na transição energética.

Conclusão

Entre os construtores de supercarros, a Ferrari está num posição invejável para os desafios que se seguem. Mas tem que acelerar o passo na eletrificação, se não quer ser ultrapassada pelas suas rivais, quer sejam as marcas tradicionais, quer sejam as “start-ups” que apelam a um público mais jovem.

Francisco Mota

 

Ler também seguindo o LINK:

Crónica – porque a Tesla tem medo do Hidrogénio

 

 

TAGGED:Aston MartinBentleyBugattifeaturedFerrariLamborghiniSUV
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

HMS_Saxifrage_WWI_IWM_SP_1650
1
Crónica à 6ª

Carros camuflados: inspirados nos navios da primeira guerra

Por Francisco Mota 10 de Maio, 2019
Focus_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi A3 30 TFSI: Uma Limousine com motor 1.0

Por Francisco Mota 30 de Janeiro, 2023
IMG_20210211_145819
1
Sabia Que?

DS9: Presidente Macron, está na altura de trocar de carro

Por Francisco Mota 9 de Março, 2021
IMG_20200511_181850
1
Sabia Que?

Covid-19 também “atacou” pneus: saiba como os recuperar

Por Francisco Mota 13 de Maio, 2020
CotY_Finalist_2019
1
Sabia Que?The car of the year

Car Of The Year 2019: os 7 finalistas eleitos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
SEAT-Arona-Xperience_04_HQ
1
Sabia Que?

Seat Arona renovado: agora sim, já parece um SUV

Por Francisco Mota 15 de Abril, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?