20/10/2023. Pode haver crises, inflação ou mesmo guerras, mas os europeus não param de comprar cada vez mais carros novos. A subida face a 2022 já chega aos 16,9% e os elétricos também crescem. Temas para a Crónica à 6ª Feira no TARGA 67, assinada por Francisco Mota.
Se gosta de números, está no local certo, porque na Crónica à 6ª feira desta semana vou fazer uma “imersão” nos números de vendas de automóveis novos em 2023, no total dos países da Comunidade Europeia. Ponha o escafandro e prepare-se para mergulhar…
Começo pelo lado menos positivo. Em relação às vendas de automóveis na União Europeia antes do Covid-19, em 2019, os valores nos primeiros nove meses de 2023 ainda não recuperaram totalmente. O mercado ainda está 20% abaixo do que se vendia nessa altura, quatro anos depois.
Mas a verdade é que a recuperação está em curso, pois já vamos no 14º mês consecutivo de subida nas vendas. No passado mês de Setembro, as vendas subiram 9,2%, face a Setembro de 2022, totalizando 861 062 unidades.
Já 8 milhões em 2023
Se este número mostra a sazonalidade das vendas, mais significativo talvez seja o relativo às vendas acumuladas entre Janeiro e Setembro de 2023, que registou uma subida de 16,9% face a igual período de 2022. Já vamos em 8 milhões de carros novos vendidos na Comunidade Europeia e ainda faltam três meses para o final do ano.
Entre os países que mais subiram as vendas de carros novos em Setembro estão a Itália (+22,7%) e a França (+10,7%), enquanto que o maior mercado europeu, o da Alemanha (- 0,1%) praticamente estagnou.
Também no acumulado de Janeiro a Setembro, as subidas nos maiores mercados da UE são muito significativas com a Itália (+20,5%) na frente, seguida da Espanha (+18,5%), França (+15,9%) e Alemanha (+14,5%).
Gasolina a preferida
Os carros a gasolina ainda são os mais procurados na CE, com 34,1% das preferências em Setembro de 2023, seguidos pelos híbridos não recarregáveis (27,3%) e com os 100% elétricos no terceiro lugar (14,8%), ultrapassando os Diesel (12,7%) e os PHEV (8,2%).
Face a 2022, há uma ligeira descida dos motores a gasolina de 1,2% mas ainda dominam, sobretudo devido às subidas em Itália (+32,2%), Alemanha (+9,1%), Espanha (+3,2%) e França (+1,4%)
Setembro foi o terceiro mês em que os 100% elétricos venderam mais que os Diesel. Os motores a gasóleo continuaram em declínio com uma descida de 12,5%, apesar de as suas vendas terem subido na Alemanha (+4,6%).
Elétricos a cair só na Alemanha
Em relação às vendas dos 100% elétricos, em Setembro subiram 14,3% face a igual mês de 2022, vendendo-se 127 149 unidades o que representou os já referidos 14,8% do mercado neste mês.
Mas houve mudanças ao nível dos vários mercados. Na Alemanha, coincidindo com as descidas nos incentivos estatais, as vendas caíram 28,6%. Mas as subidas de 34,2%, em França; 60,7%, na Suécia e 70,8%, nos Países Baixos e noutros mercados, mais do que compensaram.
Híbridos a subir
Pelo contrário, a Alemanha foi o país onde as vendas dos híbridos não recarregáveis mais subiram (44,1%) em Setembro, seguido pela Itália (+34,8%) e pela França (+30,2%) resultando numa subida das vendas destas motorizações de 30,5% em Setembro.
Nos valores acumulados de Janeiro a Setembro 2023, os híbridos não recarregáveis subiram 28,8%, representando quase dois milhões de unidades, ou um quarto do mercado, face a igual período de 2022.
“Plug-in” vendem pouco
Quando aos híbridos “plug-in” as vendas em Setembro de 2023 subiram apenas 0,4% face a Setembro de 2022, totalizando 70 578 unidades.
Mais uma vez, a Alemanha registou uma descida brutal de 45,7%, coincidente também com a redução dos incentivos estatais.
Em França (+35,1%) e na Bélgica (+71,4%) o cenário foi o oposto. Mas os PHEV desceram a sua quota de mercado de 8,9%, em 2022, para os 8,2%, considerando os valores dos dois meses de Setembro.
Todos estes dados foram publicados pela ACEA, a associação dos construtores europeus de automóveis.
E Portugal?
Quanto a Portugal, as vendas de automóveis ligeiros de passageiros novos em Setembro de 2023 subiram 12,6%, face a igual mês de 2022.
No acumulado de vendas entre Janeiro e Setembro, a subida entre 2022 e 2023 é de 34,1% e os 100% elétricos representam 16,7%.
Comparando com igual período de 2019, a descida do mercado é ainda de 13,9%, dados da ACAP.
Conclusão
Deste números podem fazer-se muitas leituras. Talvez a mais óbvia seja a de que as vendas de elétricos e “plug-in” estão muito dependentes dos incentivos estatais, mesmo na Alemanha. Pelo contrário, a subida de vendas no total ds UE em 14 meses consecutivos é um sinal da robustez dos mercados. As vendas dos PHEV estão abaixo do que se poderia prever, mostrando que talvez seja uma tecnologia com pouco futuro, ao contrário dos híbridos auto-recarregáveis. Quanto a Portugal, as subidas estão acima da média da UE.
Francisco Mota
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