Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Primeiro Teste – FIAT Grande Panda Hybrid: O mais realista
    7 de Junho, 2025
    Vídeo – Renault Rafale 4×4 Plug-in: Quem sabe, sabe
    26 de Maio, 2025
    Primeiro Teste – Renault 4 E-Tech Electric: Juntar razão à emoção
    22 de Maio, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
    Targa 67 - Toyota C-HR_Thumbnail - Cópia
    Vídeo – Toyota C-HR 1.8 Hybrid: Híbrido com muito estilo
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Teste – Hyundai Inster: O milagre do espaço
    7 de Junho, 2025
    Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física
    4 de Junho, 2025
    TESTE – XPeng G6: À caça do Model Y
    17 de Maio, 2025
    Teste – Mini Countryman E: Versão base suficiente?
    12 de Maio, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
bab481395c92c0821937b6d9f7b089fd50ebaedf
Crónica à 6ª

Crónica – Tavares: Políticos só têm olhos para a Tesla

Targa 67 - BYD Seal U_Thumbnail - Cópia (2)2
Hoje Guiei Um...

Vídeo – BYD Seal U DM-i: Agora vão aos PHEV

OCTAVIA_RS_iV_SME_08 - Cópia
1
Sabia Que?

Octavia na quarta geração: assim bate o coração da Skoda

IMG_20180719_174025
1
Hoje Guiei Um...

Aston Martin DBS Superleggera, “my name is…”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Europeus compram cada vez mais carros novos
Crónica à 6ª

Crónica – Europeus compram cada vez mais carros novos

Francisco Mota
Última atualização: 20 de Outubro, 2023 12:16
Por Francisco Mota 6 Min leitura
1280px-Driving_Cars_in_a_Traffic_Jam
PARTILHAR

20/10/2023. Pode haver crises, inflação ou mesmo guerras, mas os europeus não param de comprar cada vez mais carros novos. A subida face a 2022 já chega aos 16,9% e os elétricos também crescem. Temas para a Crónica à 6ª Feira no TARGA 67, assinada por Francisco Mota.

Conteúdos
Já 8 milhões em 2023Gasolina a preferidaElétricos a cair só na AlemanhaHíbridos a subir“Plug-in” vendem poucoE Portugal?Conclusão

 

Se gosta de números, está no local certo, porque na Crónica à 6ª feira desta semana vou fazer uma “imersão” nos números de vendas de automóveis novos em 2023, no total dos países da Comunidade Europeia. Ponha o escafandro e prepare-se para mergulhar…

Começo pelo lado menos positivo. Em relação às vendas de automóveis na União Europeia antes do Covid-19, em 2019, os valores nos primeiros nove meses de 2023 ainda não recuperaram totalmente. O mercado ainda está 20% abaixo do que se vendia nessa altura, quatro anos depois.

Mas a verdade é que a recuperação está em curso, pois já vamos no 14º mês consecutivo de subida nas vendas. No passado mês de Setembro, as vendas subiram 9,2%, face a Setembro de 2022, totalizando 861 062 unidades.

Já 8 milhões em 2023

Se este número mostra a sazonalidade das vendas, mais significativo talvez seja o relativo às vendas acumuladas entre Janeiro e Setembro de 2023, que registou uma subida de 16,9% face a igual período de 2022. Já vamos em 8 milhões de carros novos vendidos na Comunidade Europeia e ainda faltam três meses para o final do ano.

Entre os países que mais subiram as vendas de carros novos em Setembro estão a Itália (+22,7%) e a França (+10,7%), enquanto que o maior mercado europeu, o da Alemanha (- 0,1%) praticamente estagnou.

Também no acumulado de Janeiro a Setembro, as subidas nos maiores mercados da UE são muito significativas com a Itália (+20,5%) na frente, seguida da Espanha (+18,5%), França (+15,9%) e Alemanha (+14,5%).

Gasolina a preferida

Os carros a gasolina ainda são os mais procurados na CE, com 34,1% das preferências em Setembro de 2023, seguidos pelos híbridos não recarregáveis (27,3%) e com os 100% elétricos no terceiro lugar (14,8%), ultrapassando os Diesel (12,7%) e os PHEV (8,2%).

Face a 2022, há uma ligeira descida dos motores a gasolina de 1,2% mas ainda dominam, sobretudo devido às subidas em Itália (+32,2%), Alemanha (+9,1%), Espanha (+3,2%) e França (+1,4%)

Setembro foi o terceiro mês em que os 100% elétricos venderam mais que os Diesel. Os motores a gasóleo continuaram em declínio com uma descida de 12,5%, apesar de as suas vendas terem subido na Alemanha (+4,6%).

Elétricos a cair só na Alemanha

Em relação às vendas dos 100% elétricos, em Setembro subiram 14,3% face a igual mês de 2022, vendendo-se 127 149 unidades o que representou os já referidos 14,8% do mercado neste mês.

Mas houve mudanças ao nível dos vários mercados. Na Alemanha, coincidindo com as descidas nos incentivos estatais, as vendas caíram 28,6%. Mas as subidas de 34,2%, em França; 60,7%, na Suécia e 70,8%, nos Países Baixos e noutros mercados, mais do que compensaram.

Híbridos a subir

Pelo contrário, a Alemanha foi o país onde as vendas dos híbridos não recarregáveis mais subiram (44,1%) em Setembro, seguido pela Itália (+34,8%) e pela França (+30,2%) resultando numa subida das vendas destas motorizações de 30,5% em Setembro.

Nos valores acumulados de Janeiro a Setembro 2023, os híbridos não recarregáveis subiram 28,8%, representando quase dois milhões de unidades, ou um quarto do mercado, face a igual período de 2022.

“Plug-in” vendem pouco

Quando aos híbridos “plug-in” as vendas em Setembro de 2023 subiram apenas 0,4% face a Setembro de 2022, totalizando 70 578 unidades.

Mais uma vez, a Alemanha registou uma descida brutal de 45,7%, coincidente também com a redução dos incentivos estatais.

Em França (+35,1%) e na Bélgica (+71,4%) o cenário foi o oposto. Mas os PHEV desceram a sua quota de mercado de 8,9%, em 2022, para os 8,2%, considerando os valores dos dois meses de Setembro.

Todos estes dados foram publicados pela ACEA, a associação dos construtores europeus de automóveis.

E Portugal?

Quanto a Portugal, as vendas de automóveis ligeiros de passageiros novos em Setembro de 2023 subiram 12,6%, face a igual mês de 2022.

No acumulado de vendas entre Janeiro e Setembro, a subida entre 2022 e 2023 é de 34,1% e os 100% elétricos representam 16,7%.

Comparando com igual período de 2019, a descida do mercado é ainda de 13,9%, dados da ACAP.

Conclusão

Deste números podem fazer-se muitas leituras. Talvez a mais óbvia seja a de que as vendas de elétricos e “plug-in” estão muito dependentes dos incentivos estatais, mesmo na Alemanha. Pelo contrário, a subida de vendas no total ds UE em 14 meses consecutivos é um sinal da robustez dos mercados. As vendas dos PHEV estão abaixo do que se poderia prever, mostrando que talvez seja uma tecnologia com pouco futuro, ao contrário dos híbridos auto-recarregáveis. Quanto a Portugal, as subidas estão acima da média da UE.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

Teste – Tesla Model X Plaid: Isto é gozar com os SUV!

TAGGED:ACAPACEAcarros elétricosEuropafeaturedvendas de carros
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Uwe Hochgeschurtz, Opel Automobile GmbH
1
Crónica à 6ª

Crónica – O primeiro dia de trabalho do novo CEO da Opel

Por Francisco Mota 3 de Setembro, 2021
CUPRA_EIE_Tavascan_026
1
Estive Lá

Novidade – Cupra Tavascan EV: fazer omeletes com ovos

Por Francisco Mota 24 de Abril, 2023
Paris_Motor_Show_2016_seat_citroen_experiential-2016092812114362
Crónica à 6ª

Salões do automóvel estão a caminho do fim?

Por Francisco Mota 25 de Setembro, 2018
8
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot 508 PSE SW: é “plug-in” e tem 360 cv, só que…

Por Francisco Mota 25 de Novembro, 2021
Jeep_40
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jeep Compass 4xe: “Plug-in” e tração às quatro

Por Francisco Mota 3 de Janeiro, 2023
CotY_Finalist_2022
1
Sabia Que?The car of the year

The Car Of The Year 2022 – conheça os 7 finalistas

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?