Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – Nissan Qashqai E-Power 2: Agora é gastar menos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
    Targa 67 - Honda_Thumbnail - Cópia (2)
    Vídeo – Honda HR-V: Full Hybrid com segredo
    2 de Agosto, 2024
    Explorer_Dual_Electric_Extended_019
    Primeiro Teste – Ford Explorer: EV americano vem da Alemanha
    2 de Agosto, 2024
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – DS Nº8: Segredo descoberto
    11 de Julho, 2025
    Vídeo – Tesla Cybercab: Robót Táxi em Portugal
    8 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Nissan Leaf: À terceira é de vez
    3 de Julho, 2025
    Teste – Audi A6 Avant e-tron: De carrinha Diesel para elétrica
    23 de Junho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação

Teste – Ford Raptor Diesel: Menos “loucura”

68
Crónica à 6ªThe car of the year

Crónica – The Car Of The Year 2024: Conheça os 28 candidatos

IMG_20181210_095457
1
Hoje Guiei Um...

Audi Q8 50 TDI quattro: cara de mau!…

Vendredi_Travelling_Journaliste_043
1
Estive Lá

Teste – Renault 5 GT Turbo: Eram outros tempos…

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Eletrificados já vendem mais em Portugal
Crónica à 6ª

Crónica – Eletrificados já vendem mais em Portugal

Francisco Mota
Última atualização: 8 de Março, 2024 11:14
Por Francisco Mota
PEUGEOT_E2008_E-LIONTESTDRIVE_2306TC0050
PARTILHAR

8/3/2024. Somando as vendas de Janeiro e Fevereiro em Portugal, os veículos ligeiros eletrificados já representam 50,4% do total. E também houve mexidas no ranking das marcas. Tema para análise na Crónica à 6ª feira desta semana no TARGA 67, assinada por Francisco Mota.

Conteúdos
Pesados e comerciais a subir604 carros por dia vendidos em PortugalEletrificados já na frentePeugeot continua a liderarTesla a subirSubidas e descidasConclusão

 

A ACAP, Associação do Comércio Automóvel de Portugal, divulgou esta semana os dados das vendas de veículos automóveis no nosso país durante Fevereiro e apresentou os resultados somados dos primeiros dois meses do ano.

Apesar de tudo aquilo que é dito sobre a economia portuguesa, a verdade é que as vendas de automóveis continuam a subir em relação a 2023, que já tinha registado uma subida em relação a 2022. No total, somando todas as categorias, as vendas subiram 26,7%, totalizando 23 454 unidades.

Pesados e comerciais a subir

Neste número estão incluídas as vendas de veículos pesados, que subiram 38,8%, um indicador importante do estado da economia e os veículos comerciais ligeiros, que subiram 17,1%. Isto, considerando apenas valores do mês de Fevereiro de 2024, comparados com Fevereiro de 2023.

Somando os números de Janeiro e Fevereiro de 2024 e comparando com igual período do ano passado, o total de veículos vendidos foi de 42 280, numa subida de 17,5%, face aos dois primeiros meses de 2023.

604 carros por dia vendidos em Portugal

Centrando a atenção apenas nos veículos ligeiros de passageiros, o total de Fevereiro foi de 20 511 unidades, e o acumulado de Janeiro e Fevereiro de 36 248, uma subida de 18%.

Podemos brincar com os números e vemos que nos 60 dias de Janeiro e Fevereiro, foram vendidos, em média, 604 carros por dia. Contando todas as marcas a operar no nosso território.

Eletrificados já na frente

As vendas por tipo de motorização mostram que os eletrificados representaram 50,4% das vendas, mais do que as motorizações convencionais.

Nesta designação “eletrificados” entram os totalmente elétricos (15,7%), os Full Hybrid (14,9%) e os PHEV (12,6%) e uma parcela de 7,3% que a ACAP designa por “outros”.

Claro que, considerando cada tipo de motorização em separado, os motores a gasolina ainda dominam com 41,1% das vendas, enquanto que os motores Diesel se ficaram pelos 8,5%.

Peugeot continua a liderar

Olhando para as vendas por marcas, somando Janeiro e Fevereiro, podemos ver que a Peugeot mantém a liderança com 4711 unidades (+31,7%) seguida agora pela Dacia, mas a uma distância considerável, pois vendeu 2627 (+46,7%). O terceiro lugar ficou para a Renault, que vendeu 2627 (+9,5%).

Todas as marcas do Top 10 subiram face aos dois primeiros meses do ano passado, com a Citroën a ser a que mais subiu neste grupo (68,6%) ao vender 2609 unidades e alcançando o quarto lugar, suplantando a Mercedes-Benz que desceu para quinto, com 2499 (+21,5%).

Tesla a subir

Nos lugares seguintes ficou a BMW (2105), Toyota (2020), Tesla (1704), Nissan (1493) e Opel (1463). Destaque para a Tesla que subiu 53% face a igual período de 2023 e, no sinal contrário, para a subida de apenas 1,3% da BMW.

Só neste Top 10, podemos fazer outras contas, por exemplo somando as marcas da Stellantis, que atingiu as 8783 unidades, ou as marcas do Grupo Renault, que somou 5299 unidades, claramente os dois grupos que dominam o mercado nacional. O modelo mais vendido em Portugal continua a ser o Peugeot 2008.

Subidas e descidas

Fora do Top 10, mas com grandes subidas, temos a Jeep com mais 97,1% (335 unidades), a Kia com mais 82,9% (1381) e a Mitsubishi que subiu 466,4% (861). Com sinal oposto, notar a descida de 22,3% da VW (1294) e da Ford, que desceu 30,6% (858).

Conclusão

O mercado nacional continua a mostrar uma tendência continuada de subida, um crescimento da procura de modelos eletrificados e subidas significativas nas vendas de comerciais ligeiros e pesados. São indicadores positivos, para o setor e para a economia do país.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

Crónica – Um país onde se vendem mais Mercedes que Dacia

TAGGED:ACAPBMWCitroënDaciafeaturedMercedesPeugeotRenaultTesla
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

650034
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Lamborghini Huracán Sterrato: Desportivo do ano TARGA 67

Por Francisco Mota 28 de Dezembro, 2023
Atmosphere
1
Crónica à 6ª

Crónica – Salão de Genebra 2022 cancelado: o fim de uma era

Por Francisco Mota 9 de Outubro, 2021
639412
1
Sabia Que?

Novidade – Lamborghini Revuelto: V12 fica, mas com “plug-in”

Por Francisco Mota 30 de Março, 2023
Audi_2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi Q3 SB 45 TFSIe: Um mini Cayenne Coupé “plug-in”

Por Francisco Mota 15 de Outubro, 2022
Targa 67 - Mitsubishi ASX_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Mitsubishi ASX 1.0: É mesmo o que parece

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
DACIA_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Duster TCe Extreme: E viva o luxo!

Por Francisco Mota 3 de Agosto, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?